A Land Rover apresenta a
linha 2016 de seu mais desejado modelo, o Range Rover Evoque. O veículo chega
com mudanças significativas em seu design exterior, como um conjunto de faróis
traseiro e dianteiro completamente redesenhados, novo para-choque e grades
frontais. Mais robusto e arrojado, a linha traz novas opções de cores de
carroceria que podem combinar com tetos de cores distintas.
Por dentro, bancos com
novo design e uma maior gama de opções de acabamento uma ainda mais
possibilidades de personalização. As mudanças também ficam por conta de um
sistema de entretenimento com interface completamente renovada.
A linha
Range Rover Evoque 2016 é oferecida no mercado brasileiro em quatro diferentes
versões de acabamento, com apelos distintos: SE, SE Dynamic, HSE e HSE Dynamic.
Todas elas são equipadas com o já renomado conjunto motor – câmbio que traz
propulsor Si4 de 240 cv de potência e 340Nm de torque, capaz de levá-lo da
imobilidade aos 100 km/h em apenas 7,5 segundos e à velocidade final de 217
Km/h. A motorização SD4 2.2 Diesel também está disponível.
A caixa de câmbio ZF-9HP é
uma obra-prima em termos de dimensões por ser extremamente compacta. Sua
relação de marchas foi configurada para oferecer mais força em velocidades
reduzidas ou em situações de retomada, ideais para ultrapassagens. Já em
velocidade de cruzeiro, as rotações são bastante reduzidas o que ajuda na
economia de combustível, na preservação do motor e permite um nível quase
imperceptível de ruído na cabine.
As mudanças mais significativas na linha 2016
do Range Rover Evoque ficam por conta do design. O modelo ficou com aparência
ainda mais agressiva, muito pelo novo desenho do para-choque dianteiro, que
abriga entradas de ar maiores, tanto a central quanto as duas laterais, o que
exigiu o reposicionamento dos faróis de neblina em LED.
A nova assinatura dos faróis é uma das mais
marcantes características da linha 2016 do Evoque. Com elementos em LED, os
faróis dianteiros ficaram mais marcantes enquanto os traseiros são mais
estreitos e estilosos.
Por fim, o aerofólio traseiro também foi
completamente redesenhado e está ainda mais harmonioso com as linhas do teto do
veículo. As rodas de liga leve e aro 18, 19 ou 20 – dependendo da versão –
estão disponíveis em três cores de acabamento: prata, cinza ou preto e
complementam o estilo robusto do veículo.
Ao todo são oito opções de cores de
carroceria que podem combinar com outras duas opções de cores de teto.
Por dentro, o novo design dos bancos traz
mais esportividade e ar gama ainda maior de cores e materiais de acabamento
oferecem uma imensa possibilidade de personalização.
Como um
legítimo Range Rover, o Evoque 2016 traz níveis altíssimos de luxo e esmero no
acabamento. Bancos em couro de alta qualidade que podem trazer costura em cor
contrastante, painel, portas e volante também em couro e ausência quase total
de plastico nos comandos, substituído por materiais nobres como alumínio e piano black.
O
novíssimo sistema de entretenimento In Control traz interface completamente
reformulada com comandos mais intuitivos. O sistema de som Meridian que pode
chegar a 825W de potência e até 17 alto-falantes de acordo com a versão.
Entre elas, destaca-se
o Controle de Cruzeiro Adaptativo ACC com Queue
Assist, sistema de controle automático de velocidade que freia o veículo
automaticamente no momento em que ele se aproxima de outro veículo mais lento e
acelera novamente o modelo quando a pista está livre, mantendo-se a velocidade
programada.
Já a tecnologia de Vetorização de Torque (Torque Vectoring) distribui o torque de forma
independente em cada roda, o que proporciona maior estabilidade, ideal para
situações de curvas em alta velocidade.
Os sistemas de auxílio à condução incluem: Park Exit, complementar ao já
existente Park Assist, que
auxilia em manobras de baliza sem a interferência do condutor. O sistema Perpendicular Assist permite também manobras automáticas em
vagas a 90º, comuns em estacionamentos de shoppings.
O sistema Closing
Vehicle Sensing and Reverse Traffic Detection aciona avisos no painel do veículo
quando os sensores de estacionamento colocados nos para-choques traseiro e
dianteiro do modelo identificam a aproximação de um outro veículo.
O modo Fast-Off mede a velocidade que é liberada do
pedal do acelerador e antecipa novas solicitações de potência pelo condutor,
mantendo a mesma velocidade selecionada, se necessário. Assim, se o condutor
solicitar uma relação mais curta quando o veículo circula a uma velocidade
elevada, o sistema memoriza o pedido e seleciona a relação inferior assim que a
velocidade for reduzida para o nível apropriado.
Para
melhoria no consumo de combustível, a linha 2016 conta com o sistema
Stop/Start, que interrompe o funcionamento do veículo em situações de congestionamento
e religa o veículo imediatamente ao primeiro toque do motorista no acelerador.
Com
vendas que superam as 350 mil unidades em todo o mundo, o Evoque se configurou
como sucesso absoluto nos mais de 170 países em que os modelos Land Rover são comercializados.
No Brasil, as vendas da linha chegaram a 20 mil unidades desde o lançamento do
veículo, no segundo semestre de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário