Sucesso
de vendas no segmento de sedãs médios, o Civic foi o modelo que inaugurou a
produção da Honda Automóveis no Brasil, há 18 anos (outubro de 1997), na
fábrica em Sumaré (SP). Era o passo inicial para o surgimento de um ícone do
setor automotivo no país.
A
história do Honda Civic no Brasil começou em 1992, quando o governo brasileiro
reabriu as importações e a Honda passou a comercializar o modelo. O carro
estava em sua 5ª geração mundial e possuía mecânica moderna em comparação aos
automóveis nacionais da época. Em seu primeiro ano de importação, foram apenas
280 unidades, mas em 1993, o volume subiu para 3.285 veículos.
O Civic
foi muito bem recebido pelo consumidor brasileiro, especialmente por ter linhas
modernas, tecnologia e confiabilidade. Passados cinco anos e superando 12 mil
unidades importadas, a Honda decidiu construir a fábrica em Sumaré, iniciando
as atividades em outubro de 1997.
Para
começar a ser produzido no país, o modelo passou por algumas mudanças, com a
tropicalização de itens como pneus, suspensão e sistema de injeção eletrônica
para gasolina com etanol. Naquela época, o Civic estava em sua 6ª geração
mundial e era um dos veículos nacionais mais completos de fábrica, equipado com
vidros elétricos em todas as portas, ar-condicionado, direção hidráulica,
airbag e ABS em algumas versões. Essa geração ainda trouxe para o mercado o
motor VTEC com comando de válvulas variável, uma tecnologia exclusiva da marca.
Nos três primeiros
meses de comercialização do Civic nacional, foram vendidas 867 unidades. Em
1998, primeiro ano completo de vendas, a Honda totalizou 14.959 veículos. A
demanda pelo modelo aumentou e, gradativamente, a capacidade produtiva da
fábrica também cresceu.
O auge de
vendas do Civic foi atingido em 2008 com a 8ª geração, fechando o ano com mais
de 67 mil unidades comercializadas – na ocasião, a fábrica já produzia também o
Fit e começava a linha do City. Nessa geração, foi introduzida a tecnologia
flex e, na seguinte, houve a extinção do subtanque de gasolina para partida a
frio.
Ao longo
de seus 18 anos de produção no país, o Civic agregou diversas tecnologias,
muitas delas pioneiras no mercado brasileiro, como o comando de válvulas
variável (1997-VTEC), troca de marchas no volante (2006-paddle shift) e o
sistema de economia de combustível e redução de emissão de poluentes
(2012-ECON). Até setembro deste ano, somou mais de 590 mil unidades produzidas.
Evolução
no Brasil
1997 – A Honda inicia a produção do
Civic brasileiro, na 6ª geração do modelo.
Um dos
veículos nacionais mais completos de fábrica;
ü Motor
VTEC, com comando de válvulas variável, que favorece o torque em baixas
rotações e a potência em altos giros.
2001 – Lançada a 7ª geração do Civic.
Motor 1.7;Assoalho
plano, proporcionando mais espaço e conforto para o passageiro do meio no banco
traseiro.
2006 – Lançamento da 8ª geração
- New Civic.
Design
futurista;
Painel de
instrumentos em dois níveis;
Motor
1.8;
Câmbio
automático de cinco marchas com paddle shift (aletas atrás do volante);
Adoção do
sistema flex (novembro);
Ganhou os
principais prêmios da indústria automobilística do Brasil e do mundo.
2007 – Lançamento do Civic Si.
Versão
equipada com motor 2.0 de 192 cv. Foi o modelo nacional mais potente produzido
na época.
2011 – A Honda lança a 9ª
geração do modelo, atualmente no mercado.
Comando
Econ, que auxilia na redução do consumo de combustível e emissões;
Computador
de bordo em LCD de 5” (i-MID);
Teto
solar;
Navegador
touchscreen integrado ao trânsito.
2013 – O Civic ganha motores 2.0 nas
versões LXR e EXR.
Além dos
motores 2.0, as novas versões passam a contar com sistema FlexOne, que dispensa
o subtanque de partida a frio.
2015 – Retorno da versão top EXR com
mudanças no exterior e interior.
Atualmente,
a linha Civic é composta pelas configurações LXS, LXR e EXR;
Versão
intermediária LXR recebe modificações, como a inclusão dos sistemas VSA
(controle de estabilidade e tração) e HSA (assistente de partida em rampa),
também presentes na versão EXR;
EXR ganha
sistema de airbags de cortina, totalizando 6 airbags, e novo sistema multimídia
com tela de 7” e navegador integrado ao painel, entre outros itens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário