quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Mercedes-Benz lança caminhão médio com um novo conceito para distribuição urbana

A família de caminhões Accelo Mercedes-Benz cresceu e está ganhando mais força e capacidade de carga. Além dos já conhecidos modelos 815 e 1016, do segmento de leves, chega ao mercado o novo Accelo 1316 6x2, com terceiro eixo e suspensor originais de fábrica, veículo de 13 toneladas de PBT (peso bruto total) que se enquadra no segmento de médios.

O novo membro da família Accelo tem sua configuração baseada no modelo 1016, ganhando então o terceiro eixo com suspensor original de fábrica, alcançando assim o PBT de 13.000 kg.

O terceiro eixo, da fabricante Suspensys, destaca-se pela alta resistência e grande robustez. O fato de já vir montado de fábrica evita gastos e tempo com a instalação de um eixo de apoio no veículo. Além disso, o Accelo 1316 possui um sistema de freios equilibrado, já projetado para a aplicação 6x2. Complementando os benefícios ao cliente, os eixos traseiros também têm garantia Mercedes-Benz de 1 ano, sem limite de quilometragem.

Disponível com duas distâncias de entreeixos (3.700 e 4.400 mm), o Accelo 1316 6x2 permite a montagem de carroçarias de até 8 metros, a maior do mercado, inclusive quando comparada com um caminhão médio. Estas carroçarias são ideais para varejistas, pois apresentam grande capacidade volumétrica e uma carga útil igual ou superior a de um caminhão médio.

Esse novo caminhão Mercedes-Benz atende às mais variadas aplicações, sempre com máxima produtividade e economia. Entre os implementos indicados incluem-se baú e sider, carroçaria aberta carga seca, baú frigorífico e plataforma autossocorro. Dessa forma, atende o transporte de cargas resfriadas e frigorificadas, carga geral fracionada ou paletizada, automóveis, hortifrutigranjeiros, flores, móveis e eletrodomésticos, entre diversos outros.

Outro grande destaque do Accelo 1316 6x2 é a dimensão de sua plataforma de carga: 7 metros (entreeixos de 3.700 mm) ou 8 metros (entreeixos de 4.400 mm). Em alguns casos isso significa até 1 metro a mais de comprimento para acomodação da carga em comparação com um caminhão médio tradicional, assegurando alta produtividade no transporte e maior rentabilidade para o cliente.

Dimensões compactas – O novo Mercedes-Benz é ideal para entregas e coletas em lugares onde as dimensões do veículo impõem restrições. O Accelo 1316 6x2, por exemplo, é até 400 mm menor na largura da cabina, em relação à concorrência, e até 350 mm menor na altura. Com isso, oferece maior versatilidade e agilidade no transporte, podendo chegar a locais onde os veículos maiores teriam dificuldade de acesso ou mesmo nem poderiam circular.

Comprimento similar a um caminhão médio, mas com carroçaria maior – O comprimento total do Accelo 1316, considerando o chassi e a carroçaria, é similar ou até menor em comparação a um caminhão médio. No entanto, oferece uma carroçaria maior (até 50 cm a mais que um concorrente), o que resulta em mais espaço para mercadorias e mais capacidade de carga.

Melhor manobrabilidade – Este é um grande diferencial do novo caminhão. O círculo de viragem do Accelo 1316 6x2 é até 3,5 metros menor em relação à concorrência, proporcionando mais agilidade nas manobras e maior produtividade no transporte. Esta vantagem é importantíssima na distribuição urbana, especialmente nas grandes cidades, onde o espaço é cada vez mais restrito.

O Accelo 1316 6x2 possui um trem de força único e é o mais reforçado do mercado em sua categoria, equiparando-se ou até superando um caminhão médio concorrente. Isso se traduz em elevada robustez, resistência e durabilidade, adequando-se perfeitamente ao seu PBT de 13 toneladas.

O novo membro da família Accelo vem equipado com o potente motorMercedes-Benz OM 924 LA, com tecnologia BlueTec 5, de alta capacidade volumétrica (4,8 litros), mais potente da categoria. Extremamente durável e superdimensionado para o segmento – o OM 924 LA é utilizado em caminhõesMercedes-Benz de até 17 toneladas – este motor oferece uma potência de 156 cv a 2.200 rpm e um torque máximo de 610 Nm entre 1.200 e 1.600 rpm, também o maior da categoria.

O câmbio Mercedes-Benz G-56 de 6 marchas maximiza o desempenho, contribuindo para a economia no consumo de combustível e a elevada capacidade de carga. Com engates precisos, propicia um excelente escalonamento de marchas, resultando em ótimas arrancadas e retomadas de velocidade, vantagens essenciais especialmente na distribuição urbana.

O quadro do chassi e as travessas do novo caminhão também têm como base o Accelo 1016, ganhando, porém, os reforços para a capacidade de 13 toneladas de PBT. As longarinas são de material LNE 50, aço especial leve, com muita resistência e elasticidade. O layout do chassi foi otimizado para receber o terceiro eixo e as longarinas mantêm as características da linha Accelo, sendo totalmente retas, facilitando assim a instalação de implementos.

O eixo traseiro de tração é o Mercedes-Benz HL-2, já utilizado com êxito no Accelo 1016. O conjunto de eixos traseiros (tração e apoio) oferece uma capacidade técnica admissível de 10 toneladas.

O freio de serviço do Accelo 1316 6x2 possui dois circuitos totalmente a ar, com tambor nas rodas dianteiras e traseiras. Com regulador automático das lonas de freio, dispensa paradas para verificações e regulagens, preserva a eficiência de frenagem e aumenta a disponibilidade do caminhão.

O Accelo 1316 conta ainda com sistema antitravamento de rodas ABS, proporcionando mais eficiência e segurança nas frenagens. Além disso, o caminhão dispõe de sistema auxiliar de frenagem, freio motor e o Top Brake, exclusividade Mercedes-Benz. Isso resulta numa elevada potência de frenagem, com maior vida útil dos componentes dos freios e pneus, além da economia de combustível.


A Mercedes-Benz está apresentando mais uma importante novidade para a linha de caminhões Accelo. A partir de agora, os modelos 815 e 1016, do segmento de leves, passam a ser equipados de série com o câmbio Eaton FSO 4505 com carcaça de alumínio. Assim, o cliente ganha duplamente com este novo item do caminhão. Além de se destacar por um menor esforço de engate e seleção de marchas, o menor peso da caixa de mudanças reverte em mais capacidade de carga, ou seja, mais produtividade e rentabilidade no transporte.

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