A família de caminhões Accelo Mercedes-Benz cresceu e está ganhando mais
força e capacidade de carga. Além dos já conhecidos modelos 815 e 1016, do
segmento de leves, chega ao mercado o novo Accelo 1316 6x2, com terceiro eixo e
suspensor originais de fábrica, veículo de 13 toneladas de PBT (peso bruto
total) que se enquadra no segmento de médios.
O novo membro da família Accelo tem sua configuração
baseada no modelo 1016, ganhando então o terceiro eixo com suspensor original
de fábrica, alcançando assim o PBT de 13.000 kg.
O terceiro eixo, da fabricante Suspensys, destaca-se pela
alta resistência e grande robustez. O fato de já vir montado de fábrica evita
gastos e tempo com a instalação de um eixo de apoio no veículo. Além disso, o
Accelo 1316 possui um sistema de freios equilibrado, já projetado para a
aplicação 6x2. Complementando os benefícios ao cliente, os eixos traseiros
também têm garantia Mercedes-Benz de 1 ano, sem limite de
quilometragem.
Disponível com duas distâncias de entreeixos (3.700 e
4.400 mm), o Accelo 1316 6x2 permite a montagem de carroçarias de até 8 metros,
a maior do mercado, inclusive quando comparada com um caminhão médio. Estas
carroçarias são ideais para varejistas, pois apresentam grande capacidade
volumétrica e uma carga útil igual ou superior a de um caminhão médio.
Esse novo caminhão Mercedes-Benz atende às mais variadas
aplicações, sempre com máxima produtividade e economia. Entre os implementos
indicados incluem-se baú e sider, carroçaria aberta carga seca, baú frigorífico
e plataforma autossocorro. Dessa forma, atende o transporte de cargas
resfriadas e frigorificadas, carga geral fracionada ou paletizada, automóveis,
hortifrutigranjeiros, flores, móveis e eletrodomésticos, entre diversos outros.
Outro grande destaque do
Accelo 1316 6x2 é a dimensão de sua plataforma de carga: 7 metros (entreeixos
de 3.700 mm) ou 8 metros (entreeixos de 4.400 mm). Em alguns casos isso
significa até 1 metro a mais de comprimento para acomodação da carga em
comparação com um caminhão médio tradicional, assegurando alta produtividade no
transporte e maior rentabilidade para o cliente.
Dimensões compactas –
O novo Mercedes-Benz é ideal para entregas e coletas
em lugares onde as dimensões do veículo impõem restrições. O Accelo 1316 6x2,
por exemplo, é até 400 mm menor na largura da cabina, em relação à
concorrência, e até 350 mm menor na altura. Com isso, oferece maior
versatilidade e agilidade no transporte, podendo chegar a locais onde os
veículos maiores teriam dificuldade de acesso ou mesmo nem poderiam circular.
Comprimento similar a um caminhão médio, mas com
carroçaria maior – O
comprimento total do Accelo 1316, considerando o chassi e a carroçaria, é
similar ou até menor em comparação a um caminhão médio. No entanto, oferece uma
carroçaria maior (até 50 cm a mais que um concorrente), o que resulta em mais
espaço para mercadorias e mais capacidade de carga.
Melhor manobrabilidade –
Este é um grande diferencial do novo caminhão. O círculo de viragem do Accelo
1316 6x2 é até 3,5 metros menor em relação à concorrência, proporcionando mais
agilidade nas manobras e maior produtividade no transporte. Esta vantagem é
importantíssima na distribuição urbana, especialmente nas grandes cidades, onde
o espaço é cada vez mais restrito.
O Accelo 1316 6x2 possui um trem de força único e é o
mais reforçado do mercado em sua categoria, equiparando-se ou até superando um
caminhão médio concorrente. Isso se traduz em elevada robustez, resistência e
durabilidade, adequando-se perfeitamente ao seu PBT de 13 toneladas.
O novo membro da família Accelo vem equipado com o
potente motorMercedes-Benz OM
924 LA, com tecnologia BlueTec 5, de alta capacidade volumétrica (4,8 litros),
mais potente da categoria. Extremamente durável e superdimensionado para o
segmento – o OM 924 LA é utilizado em caminhõesMercedes-Benz de até 17 toneladas – este
motor oferece uma potência de 156 cv a 2.200 rpm e um torque máximo de 610 Nm
entre 1.200 e 1.600 rpm, também o maior da categoria.
O câmbio Mercedes-Benz G-56 de 6 marchas maximiza o
desempenho, contribuindo para a economia no consumo de combustível e a elevada
capacidade de carga. Com engates precisos, propicia um excelente escalonamento
de marchas, resultando em ótimas arrancadas e retomadas de velocidade, vantagens
essenciais especialmente na distribuição urbana.
O quadro do chassi e as travessas do novo caminhão também
têm como base o Accelo 1016, ganhando, porém, os reforços para a capacidade de
13 toneladas de PBT. As longarinas são de material LNE 50, aço especial leve,
com muita resistência e elasticidade. O layout do chassi foi otimizado para
receber o terceiro eixo e as longarinas mantêm as características da linha
Accelo, sendo totalmente retas, facilitando assim a instalação de implementos.
O eixo traseiro de tração é o Mercedes-Benz HL-2, já utilizado com êxito no
Accelo 1016. O conjunto de eixos traseiros (tração e apoio) oferece uma
capacidade técnica admissível de 10 toneladas.
O freio de serviço do Accelo 1316 6x2 possui dois
circuitos totalmente a ar, com tambor nas rodas dianteiras e traseiras. Com
regulador automático das lonas de freio, dispensa paradas para verificações e
regulagens, preserva a eficiência de frenagem e aumenta a disponibilidade do
caminhão.
O Accelo 1316 conta ainda com sistema antitravamento de
rodas ABS, proporcionando mais eficiência e segurança nas frenagens. Além
disso, o caminhão dispõe de sistema auxiliar de frenagem, freio motor e o Top
Brake, exclusividade Mercedes-Benz.
Isso resulta numa elevada potência de frenagem, com maior vida útil dos
componentes dos freios e pneus, além da economia de combustível.
A Mercedes-Benz está apresentando mais uma
importante novidade para a linha de caminhões Accelo. A partir de agora, os
modelos 815 e 1016, do segmento de leves, passam a ser equipados de série com o
câmbio Eaton FSO 4505 com carcaça de alumínio. Assim, o cliente ganha
duplamente com este novo item do caminhão. Além de se destacar por um menor
esforço de engate e seleção de marchas, o menor peso da caixa de mudanças
reverte em mais capacidade de carga, ou seja, mais produtividade e
rentabilidade no transporte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário