domingo, 18 de outubro de 2015

PLATAFORMA CONEXÃO TEREZÓPOLIS, DESENVOLVIDA PELA FCA, VENCE RANKING DE SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO

A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) foi uma das vencedoras do 3º Ranking de Produtos, Serviços e Tecnologias Sustentáveis e Inovadoras, promovido pelo Instituto Sustentar e pela Nhk Sustentabilidade, com a plataforma “Conexão Terezópolis”. O prêmio foi entregue durante o Sustentar 2015 – 8º Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável, realizado na quinta-feira (15), em Nova Lima (MG).

Lançado em 2015, o Conexão Terezópolis é uma ferramenta de gestão de parcerias, no qual é possível sugerir ideias, cadastrar e gerenciar projetos para o desenvolvimento do Jardim Teresópolis, região localiza em frente à fábrica da Fiat, em Betim (MG), e que reúne mais de 33 mil moradores. Um diferencial da plataforma é o acesso ao Sistema de Indicadores, com o conjunto de dados sobre as condições de saúde, educação, renda e violência no território.

Quem acessa o site do Conexão Terezópolis (www.conexaoterezopolis.com.br) pode saber, por exemplo, qual a taxa de mortalidade infantil da região, o índice de escolaridade das crianças e o nível de ocupação da população. “O uso de sistemas de indicadores permite identificar as questões prioritárias que precisam ser enfrentadas. Sem saber exatamente quais são os problemas, não há como planejar soluções”, afirma Fernando Elias, analista do Núcleo de Relações com Comunidade e Sustentabilidade da FCA.

Nesse esforço coletivo, estão envolvidos governos, empresas, ONGs, associações comunitárias e de bairro, universidades e cidadãos. “Por meio da estrutura do Conexão Terezópolis, é possível às mais diversas instituições traçarem planejamentos estratégicos e monitorarem os resultados dos recursos investidos em projetos sociais de forma conjunta, mais dinâmica e transparente”, completa Elias. A plataforma foi construída em 2012 a partir da parceria entre a Fiat, o Sistema Fiemg, por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi), e a Rede de Desenvolvimento Social do Teresópolis.

Não é a primeira vez que a FCA é vencedora do Ranking de Produtos, Serviços e Tecnologias Sustentáveis e Inovadoras. No ano passado, foi premiada com o case “Aterro Zero”. No Sustentar 2015, o gerente de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho da FCA para a América Latina, Cristiano Felix, participou de debate e detalhou os desafios do projeto que levou a empresa a enviar 100% dos resíduos que gera na fábrica de Betim para a reciclagem e reutilização, eliminando o envio para aterros.

MOBILIDADE
No Sustentar 2015, a FCA também marcou presença no debate “Mobilidade Sustentável”, com palestra de Mateus Silveira, especialista em Future Insights. Ele apresentou o projeto “Futuro das Cidades”, em que a FCA busca contribuir para o desenvolvimento de soluções de mobilidade para as cidades brasileiras.

A Cooperárvore, cooperativa de moda sustentável que faz parte do programa social Árvore da Vida da FCA, foi outra atração. Bolsas, malas e acessórios de moda e decoração, fabricados a partir da reutilização de aparas de cinto de segurança e tecido automotivo, atraíram a atenção dos participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário