Avanços no
transporte e na mobilidade são essenciais para acompanhar a evolução das
demandas da população mundial. Por essa razão, a Goodyear decidiu
realizar um estudo entre os Millennials em
associação com a ThinkYoung, De acordo com as conclusões da pesquisa, os jovens
dessa geração querem um futuro ecologicamente responsável e veem nos benefícios
dos veículos sustentáveis um futuro promissor. Parcela de 59% dos Millennials
da Europa prevê que, nos próximos dez anos, o maior desafio para a indústria
automotiva será desenvolver carros sustentáveis com foco em tecnologias
ecológicas.
A
ThinkGoodMobility entrevistou mais de 2.500 estudantes universitários (18-30
anos) de 12 países especializados em Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e
Design e Matemática. Com o objetivo de posicionar essa geração e ajudá-la a
identificar os benefícios da mobilidade do futuro, a pesquisa reuniu informações
abrangentes, como os maiores desafios e as demandas de mobilidade.
Veículos
eficientes são o foco dos esforços de sustentabilidade
Levando em conta
uma população crescente que se locomove continuamente, a pesquisa questionou os
esforços de sustentabilidade da indústria automotiva e sistemas de transporte
que estarão vigorando em 2025. Quase metade (49%) dos jovens disse que veículos
de baixo consumo devem ser uma das principais áreas de foco.
O número é
significativamente superior à parcela de 27% que vê o investimento em sistemas
de transporte público como de alta prioridade, indicando que os jovens europeus
esperam contar com avanços na sustentabilidade do transporte em geral, mas não
querem que a liberdade de escolha e de locomoção de que desfrutam agora seja
restringida no futuro. Como confirmação desse fato, 85% dos entrevistados
acreditam que terão um veículo em dez anos.
Outras
prioridades para os esforços de sustentabilidade na próxima década incluem o
desenvolvimento de tecnologias inteligentes para veículos eficientes (24%),
gestão inteligente do tráfego nos veículos (17%) e pneus ecológicos e
adaptativos (18%).
Todos esses são
fatores que contribuem para melhorar a eficiência dos veículos no futuro.
Quando questionados especificamente sobre pneus, os entrevistados apontaram
como segunda característica mais presente a ideia de ter eficiência extrema de
combustível (33%).
Pneus verdes
Entre os pneus
com essas características que a Goodyear já oferece no mercado está o
EfficientGrip SUV, que traz como inovação uma sílica de última geração
desenvolvida para aumentar a eficiência no consumo de combustível. A sílica é
utilizada como agente de reforço em compostos de banda de rodagem de pneus. Em
comparação com o negro de carbono, um agente de reforço para pneus
tradicionais, a sílica reduz a resistência ao rolamento e contribui para a
economia de combustível do automóvel. Além disso, apresenta vantagens de
processamento que também beneficiam o meio ambiente. Como ela se mistura com os
compostos com mais facilidade, as fábricas podem consumir menos energia no
processo de produção de pneus e diminuir as emissões.
Em março, a
Goodyear apresentou no Salão de Genebra, na Suíça, dois pneus-conceito
inovadores que podem mudar radicalmente o papel dos pneus de automóveis no
futuro. O primeiro conceito - chamado BH03 - oferece a possibilidade de
carregar as baterias de veículos elétricos, transformando o calor gerado pelo
rolamento dos pneus em energia elétrica. O segundo conceito - denominado Triple
Tube - contém três tubos que se ajustam à pressão de enchimento dos pneus em
resposta às mudanças nas condições da estrada, oferecendo novos níveis de
desempenho e versatilidade.
Sobre a
metodologia da pesquisa
O estudo foi
realizado pela ThinkYoung em nome da Goodyear para compreender melhor a opinião
dos jovens sobre o futuro da mobilidade. A pesquisa foi composta por 15
perguntas e conduzida entre jovens de 18 a 30 anos que estudam atualmente áreas
relacionadas a Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Design e Matemática em
universidades de 12 países: Alemanha, França, Itália, Reino Unido, Luxemburgo,
Eslovênia, Bélgica, Holanda, Espanha, Polônia, Suécia e Turquia. No total,
2.564 pessoas responderam à pesquisa on-line. O trabalho de campo foi realizado
entre maio e junho de 2015.
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