domingo, 11 de outubro de 2015

Instituto Renault lança o programa O Trânsito e Eu em São Bernardo do Campo

O Instituto Renault, em parceria com a Prefeitura de São Bernardo do Campo e concessionária Renault Armando Veículos, lançou hoje (08) o programa Renault de educação para segurança no trânsito, “O Trânsito e Eu”, em São Bernardo do Campo. Desenvolvido e coordenado pelo Instituto Renault, o programa, que tem apoio da empresa Ecovias (do Grupo EcoRodovias), é voltado ao público infantil e deverá atender inicialmente cerca de 7.000 crianças de 41 escolas públicas do município.

Para ampliar a cobertura do programa "O Trânsito e Eu" na região, foi fundamental o apoio da Ecovias que já mantinha o projeto "De bem com a via", uma minicidade instalada em sua sede na Rodovia Imigrantes, que também recebe crianças de outras sete cidades do ABCD e Baixada Paulista.

O Programa O Trânsito e Eu é uma iniciativa do Grupo Renault e em seus 15 anos de atividades já alcançou 35 países, onde foram distribuídos cerca de 730.000 kits educativos que beneficiaram aproximadamente 13 milhões de pessoas. Trata-se do maior programa de sensibilização para a Segurança no Trânsito de uma montadora em nível mundial.

Com o objetivo de formar cidadãos conscientes para um trânsito mais humano e seguro, o programa é baseado em atividades em sala de aula e também em ensinamentos práticos. As atividades na escola são desenvolvidas com base nos kits educativos ilustrados, produzidos pelo Instituto Renault, que começam a ser distribuídos aos alunos no próximo dia 14 de outubro. De fácil compreensão, os materiais foram elaborados por educadores e empregam diferentes ferramentas pedagógicas.

Para capacitar os professores na aplicação dos kits em sala de aula, o programa conta com uma parceria com a PUC-PR. Através dela, no dia 19 deste mês 120 educadores da rede municipal de São Bernardo do Campo receberão formação. Nas atividades práticas, o projeto ganha vida ao incorporar a minicidade instalada nas dependências da Ecovias, que contará com seis minicarros 100% elétricos cedidos pela Renault.

Neste espaço, composto por ruas, semáforos, placas de sinalização, faixas de pedestre e ciclovias, as crianças irão vivenciar, de forma lúdica, situações de mobilidade coletiva e individual, o que inclui conduzir carrinhos elétricos com um colega de carona, exercitar a intermodalidade, fazendo parte dos percursos de bicicleta e a pé, convivendo e respeitando as diferenças com idosos e deficientes físicos e visuais.

O programa O Trânsito e Eu é voltado às crianças de 7 a 11 anos e já está presente em cidades como Curitiba, São José dos Pinhais e Quatro Barras, no Paraná, e em Pelotas (RS). Nestes municípios o projeto já conta com mais de 240 escolas e beneficia cerca de 40 mil alunos. O programa O Trânsito e Eu se desenvolve também através de apresentações itinerantes em parques, shoppings e eventos, como os realizados nas cidades de Maringá (PR) e São José dos Campos (SP), e também Casa Cor, em São Paulo.

O Instituto Renault, que tem como objetivo promover ações voltadas à sustentabilidade socioambiental, atua em três eixos: Capital Humano, voltado ao Desenvolvimento Social, a Educação e a Diversidade; Meio Ambiente, promovendo a sustentabilidade ambiental; e Educação para Segurança no Trânsito. 

Empresa Ecovias

Em operação desde 1998, a Ecovias dos Imigrantes é a concessionária que opera o Sistema Anchieta-Imigrantes, ligação entre a região metropolitana de São Paulo e o Porto de Santos - o maior da América Latina -, o Polo Petroquímico de Cubatão, as indústrias do ABCD e a Baixada Santista. Com 176,8 km de extensão e movimento anual superior a 40 milhões de veículos pedagiados, é de vital importância para a economia brasileira, pois atende ao mais importante corredor de exportação da América Latina, além de área turística na Baixada Santista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário