A Scania, referência mundial na fabricação de caminhões,
ônibus e motores industriais e marítimos, realiza no México um road show para
apresentar ao mercado local seu modelo de 12 metros de ônibus a gás equipado
com motor Euro 6. O evento reforça o objetivo da empresa sueca em tornar-se
líder no segmento de transporte sustentável no país latino-americano.
O road show ocorre no momento em que a discussão no país
em torno da implantação de um sistema de mobilidade urbana sustentável está em
evidência, sobretudo a migração da norma Euro 4 para Euro 6 até 2018. Com a
meta estabelecida, cresceu o interesse do governo e dos operadores locais por
equipamentos que poluam menos e utilizem combustíveis alternativos, como é o
caso do gás que move o modelo em demonstração no evento, o K280 IB 4x2 de 12
metros. Nesse sentido, o portfólio da Scania, que é líder no mercado mexicano
de ônibus rodoviário com 50% de market share, oferece soluções completas e
testadas em outros grandes centros da América Latina, como Brasil e Colômbia.
Nos mercados globais atendidos pela fabricante sueca,
onde a preocupação com a sustentabilidade e eficiência é vista como diferencial
competitivo gerador de oportunidade de negócio, já é possível ver com maior
frequência caminhões e ônibus Scania movidos a fontes limpas. O próprio México
já vivencia diariamente a experiência de utilizar uma frota sustentável.
Inaugurada em 2014, a linha de BRT operada pela Mexibús no Estado de México
conta com um total de 62 ônibus, dos quais 52 articulados e 10 do modelo de 15
metros, todos equipados com motor Euro 5.
Na Colômbia, o novo sistema de transporte da cidade de
Cartagena das Índias, Transcaribe, receberá 147 ônibus Euro 6 movidos a gás que
representam redução de mais de 90% das emissões em comparação com a tecnologia
atual disponível na frota da cidade. É o maior negócio da montadora com ônibus
dessa tecnologia em todo o mundo. “Crescem na América Latina as atenções para
veículos capazes de reduzir emissões. Podemos perceber em vários países, como
México, Peru, Colômbia e Chile, veículos Euro 5 e Euro 6 a gás natural que já
rodam mesmo sem ter sido oficializada a norma, e no Brasil, com o anúncio
recente feito pelo governo de reduzir emissões de CO2”, explica Crema.
A apresentação do veículo no México já passou pelas
cidades de Torreón e Monterrey. Agora, segue para San Luis Potosí, Querétaro,
Cidade do México, León e, por fim, em Guadalajara. No portfólio mexicano ainda
estarão disponíveis as versões K320 6x2*4 de 15 metros com entrada baixa e o
K320 Articulado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário