sexta-feira, 4 de março de 2016

Fundação Volkswagen oferece 45 novas bolsas de estudo em nível universitário a professores do Ceará, pelo projeto Pró-Educar Brasil


A Fundação Volkswagen, por meio de seu projeto “Pró-Educar Brasil”, oferecerá 45 novas bolsas para formação universitária de professores da rede pública da região de Fortaleza, no Ceará, que não cursaram o nível superior. A assinatura do termo de parceria foi realizada na noite de ontem (3/3), em Fortaleza, entre a Fundação Volkswagen, a Universidade Estadual Vale do Acaraú (parceira técnica do projeto) e o Instituto Dom José (que executará o projeto). Responsável por coordenar os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil há 36 anos, a Fundação Volkswagen oferece dez projetos, sendo sete de Educação (entre os quais o “Pró-Educar Brasil”) e três de Desenvolvimento Social.

Desde o início do “Pró-Educar Brasil”, em 2009, um total de 192 professores já receberam bolsas de estudo universitário, beneficiando diretamente 5.760 alunos da rede pública de ensino. O projeto já atendeu educadores de três Estados: Ceará (cidades de Maranguape e Fortaleza, sendo 50 professores já atendidos, que concluíram em 2015 a graduação iniciada em 2012; beneficiando diretamente 1.500 alunos); Paraíba (Patos, Campina Grande, João Pessoa e Monteiro) e Pernambuco (Águas Belas, Arcoverde, Carpina, Garanhuns, Gravata, Jaboatão dos Guararapes e Recife).

“A Fundação Volkswagen tem como missão trabalhar pela melhoria da educação pública e da qualidade de vida, permitindo que moradores de comunidades de baixa renda possam sonhar com um futuro promissor. O projeto ‘Pró-Educar Brasil’ é fundamental para melhorar o nível de ensino da rede pública, pois oferece formação universitária a professores que já lecionam, mas que não tiveram oportunidade de cursar o nível superior. Nós investimos em educação e conhecimento, pois acreditamos que eles podem mudar destinos”, afirmou o superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Dr. Eduardo de Azevedo Barros.

Educação e Desenvolvimento Social são os pilares trabalhados fortemente pela Fundação Volkswagen, em nossos dez projetos. Para viabilizar uma atuação com excelência, fazemos parcerias com os setores público, privado e a sociedade civil organizada (ONGs). Nossa intenção é que os projetos da Fundação Volkswagen influenciem políticas públicas e sejam sustentáveis a longo prazo”, afirma a diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti.

A Fundação Volkswagen oferece dez projetos, sendo sete Educacionais e três de Desenvolvimento Social. Apenas por meio de seus projetos educacionais, a instituição já beneficiou na última década, até 2015, 1.437.884 alunos em todo Brasil e ofereceu formação continuada a 18.800 educadores da rede pública de 441 cidades, em 18 Estados brasileiros. Os projetos de Desenvolvimento Social, por sua vez, já beneficiaram 34.642 pessoas.

Em seu histórico de atuação, a Fundação Volkswagen já atendeu os Estados de Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe.

Os projetos educacionais oferecidos pela Fundação Volkswagen são “Aceleração da Aprendizagem”; “Aprendendo com Arte”; “Brincar”; “Entre na Roda”; “Jogo da Vida em Trânsito (JVT)”; “Plataforma do Letramento” e “Pró-Educar Brasil”. Os três de Desenvolvimento Social são “Costurando o Futuro”, “Volkswagen na Comunidade” e “Instituto Baccarelli”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário