quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

DISCOVERY É UM DOS MAIS ICÔNICOS SUVS QUE O MUNDO JÁ VIU

Apresentado pela primeira vez ao mundo em 1989, o Discovery – robusto veículo utilitário esportivo (SUV) com capacidade para transportar até sete adultos – foi desenvolvido pela Land Rover como uma opção entre o valente Defender e o luxuoso Range Rover. Imediatamente, o modelo se tornou um sucesso absoluto, sendo amplamente utilzado ao redor do mundo, desde as savanas e desertos africanos até as movimentadas avenidas de Nova Iorque. 

Concebido para ser o mais versátil SUV da Land Rover, ele se consagrou como um dos mais capazes 4x4 de toda a indústria automobilística mundial. Não à toa, o Discovery foi o veículo escolhido pela Land Rover para ser o modelo oficial do Camel Trophy, entre 1990 e 1997 e também do G4 Challenge entre 2003 e 2008. 

As duas competições reuniram amantes da prática off-road e os colocavam à prova em disputas que testavam suas habilidades em navegação e resistência, em uma corrida de aventura que percorria as mais inóspitas regiões do mundo. Tailândia, Laos, Brasil, Bolívia e a gelada Sibéria, no leste da Rússia, foram alguns locais escolhidos pela Land Rover para servirem de palco para as competições, que visavam arrecadar fundos para a Cruz Vermelha Internacional.

A primeira geração do modelo foi produzida entre 1989 e 1998, quando a Land Rover apresentou ao mundo a segunda geração do Discovery. O novo veículo trazia 720 modificações, incluindo retoques notáveis na dianteira, atualizações na motorização e mais equipamentos. O SUV também ganhava mais espaço para os passageiros e bagagens, com o acréscimo de 16,5 centímetros de comprimento e 9 cm de largura.

A terceira geração do Discovery foi apresentada seis anos depois, em 2004, e trazia atualizações no design, com faróis inspirados nos do Range Rover, teto solar duplo e bancos em couro. O modelo também se tornou maior, mais robusto e com mais tecnologia embarcada em relação aos anteriores. O sistema Terrain Response ― trazido do Range Rover ― facilitou a vida dos condutores ao ajustar todas as configurações de tração, relação de marchas e suspensão de acordo com o tipo de piso em que se trafega, ao simples toque em um botão. 

Para uma capacidade off-road ainda maior, a Land Rover também equipou a terceira geração do Discovery com um sistema de suspensão pneumático com ajuste de altura.

No total, a Land Rover produziu mais de um milhão de unidades do Discovery desde seu lançamento em 1989 até a última unidade da quarta geração ser produzida na fábrica de Solihull, no Reino Unido. Durante o desenvolvimento de cada nova versão, a marca britânica submetia algumas unidades a testes de rodagem ao redor do mundo, sob temperaturas que iam de 30ºC negativos a mais de 50ºC positivos.

As quatro primeiras gerações mantiveram características marcantes de design do modelo como sua ampla janela na terceira fileira que invade parte do teto, além das linhas mais quadradas que proporcionam uma aparência extremamente robusta ao modelo.

Ainda restam poucas unidades da quarta geração do Discovery à venda nas concessionárias Jaguar Land Rover em todo o Brasil. Entre os últimos modelos estão algumas unidades da série especial Graphite, edição limitada que foi desenvolvida com a versão SE e traz cores, acessórios exclusivos e motor diesel de 3.0 litros, 256 cv e 600 Nm de torque.   

Já a quinta geração, apresentada ao mundo durante o Salão de Paris de 2016, no último mês de setembro, transforma o design característico das gerações anteriores. Suas linhas mais arredondadas são uma referência clara ao Discovery Sport e norteiam o design da Família Discovery, anunciada pela Land Rover em 2014. Por dentro, o novo Discovery ficou ainda mais luxuoso e manteve a sua característica de acomodar com conforto até sete adultos.


Após 27 anos de história, cinco gerações e mais de um milhão de veículos produzidos em todo o mundo. O legado que o Discovery construiu nesse tempo todo ajudou a Land Rover a se consolidar como referência em veículos para todos os tipos de terreno. Para um modelo com tantas conquistas, isso é só o começo. O novo modelo está previsto para chegar ao mercado brasileiro ainda em 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário