Os novos modelos
da Audi A5 e Q2 conquistaram notas máximas no teste Euro NCAP, confirmando
posições entre os veículos mais seguros avaliados. Isso é válido tanto para
segurança no transporte de crianças e adultos, bem como para proteção de
pedestres.
Sistemas
emergenciais de freio foram introduzidos nos quesitos avaliados em 2016. O Audi
Q2 vem equipado de série com esse mecanismo como parte do Audi pre sense front. O sistema examina se outros veículos ou
pedestres estão no caminho do veículo. Se uma colisão é iminente, ele alerta o
condutor e, se necessário, inicia automaticamente a frenagem emergencial.
O novo Audi A5
Coupé e o A5 Sportback também conquistaram a nota máxima de cinco estrelas. Os
dois modelos oferecem altos níveis de segurança no transporte de adultos e
crianças, assim como boa proteção para pedestres. O Audi pre sense city auxilia os dois modelos a evitar
acidentes.
Na velocidade
acima de 85 km/h, o sistema mapeia a via, identificando outros veículos e
pedestres, por meio de uma câmera localizada no para-brisas, que tem o alcance
de 100 metros. Ao detectar uma possível colisão, o motorista recebe uma série
de alertas e, se necessário, o carro inicia a frenagem máxima. Na velocidade
acima de 40 km/h, acidentes podem ser completamente evitados dentro dos limites
do sistema. Em velocidades mais altas (acima de 85 km/h), alertas e
intervenções por meio de frenagem reduzem os impactos que poderiam ser causados
pela velocidade.
O Audi A5
oferece ainda uma extensa lista de sistemas de auxílio à condução, como o
collision avoidance assist e o turn assist (sistema auxiliar para evitar
acidentes e sistema auxiliar para manobras de cruzamento a trânsito contrário).
Enquanto o primeiro auxilia o motorista a contornar um obstáculo, o outro monitora
o tráfego no sentido contrário quando o carro faz uma conversão em velocidade
baixa. Em uma situação de perigo, ele freia completamente o veículo, evitando
uma conversão perigosa em caso da existência de carros no sentido contrário.
O Euro NCAP
(sigla em inglês para New Car Assessment Program) tem avaliado desde 1997 a
segurança de veículos por meio de testes de colisão. Com o objetivo de simular
um acidente em condições reais, ele tem contribuído para melhorar continuamente
os requisitos de segurança dos carros.
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