sábado, 3 de dezembro de 2016

BMW Art Car de John Baldessari é apresentado no Art Basel em Miami

O BMW Group anuncia hoje, na edição deste ano do Art Basel em Miami, o BMW Art Car de John Baldessari em sua estreia mundial. O 19º veículo da BMW Art Car Collection foi concebido pelo mestre americano da arte conceitual e revelado na presença do próprio artista, de Ludwig Willisch, Presidente e CEO da BMW da América do Norte, e Jens Marquardt, diretor da BMW Motorsport. 

O BMW M6 GTLM de John Baldessari, um carro de corrida com 585 cv, estará em exposição até o encerramento do Art Basel. Seguindo os 40 anos de tradição da BMW Art Car, a "escultura móvel" de John Baldessari fará seu teste na corrida Rolex 24 horas de Daytona, entre os dias 28 e 29 de janeiro, em 2017.

"É uma honra adicionar esta nova obra-prima de John Baldessari à BMW Art Car Collection. Como um dos artistas contemporâneos mais importantes atualmente, John se junta a um grupo incrível com artistas como Calder e Hockney até Warhol e Koons que tem contribuído para esta coleção ao longo dos últimos 40 anos. Ele usou suas características estéticas combinando cores, formas e textos para criar um trabalho visualmente impressionante que se destacará tanto no museu como na pista em Daytona no início do ano que vem", afirma Ludwig Willisch, Presidente e CEO da BMW da América do Norte

BMW Art Car #19 de John Baldessari
"Eu fiz apenas um trabalho na minha vida envolvendo carros. Assim que aceitei o projeto BMW Art Car, entrei em território desconhecido, não apenas devido ao assunto, mas também passando de uma arte 2D para 3D. Um desafio que eu gostei! As ideias todas vieram de uma vez: por exemplo, o ponto vermelho no teto, para que você possa vê-lo de cima, FAST em um lado e uma foto do carro do outro lado. Eu gosto da ambiguidade, tendo duas dimensões e três dimensões ao mesmo tempo. 

Considerando o carro como um ícone da vida contemporânea, meu conceito se mostrou lúdico e satírico, mas também destaca algumas das ideias da marca registrada que eu uso. Então você pode dizer que o BMW Art Car é definitivamente um Baldessari típico e o trabalho de arte mais rápido que eu já criei", afirma o artista John Baldessari.

Para o 19º BMW Art Car, John Baldessari utilizou no carro dispositivos estilísticos bem conhecidos e criou um trabalho icônico que une suas práticas criativas às dos anos 50 ​​de uma maneira original. De uma forma minimalista, o artista trabalha com as cores vermelho, amarelo, azul e verde e com seus pontos monocromáticos, deixando marcas coloridas familiares no BMW M6 GTLM também. O jogo irônico de Baldessari sobre a multidimensionalidade do carro de corrida como um objeto de arte é mais óbvia na reflexão gráfica do carro de perfil. E com "FAST" como elemento tipográfico central, o artista transporta corajosamente o poder do BMW Art Car para o seu exterior e o torna visualmente acessível para os espectadores tanto na pista de corrida como no museu.

John Baldessari encabeçou e supervisionou o projeto do 19º BMW Art Car, que foi executado com a ajuda de uma equipe de engenheiros da BMW no início de novembro no Centro de Treinamento de Body & Paint da BMW, em Oxnard, Califórnia.

O BMW M6 GTLM na pista de corrida
Em janeiro de 2016, o BMW M6 GTLM fez sua estreia no Daytona International Speedway. Passou seu primeiro teste e ficou em quinto lugar. O 19º BMW Art Car será posto à prova neste mesmo local e competirá nas lendárias 24 Horas de Daytona de 28 a 29 de janeiro de 2017. Dirigido pela BMW Team RLL, o carro será inscrito no IMSA WeatherTech SportsCar Championship (IWSC). 

O BMW Team RLL juntamente com a BMW Motorsport da América do Norte conquistou cinco títulos e doze vitórias desde 2009. A primeira temporada do BMW M6 GTLM também foi bem sucedida com um total de três pódios em Sebring, Watkins Glen e Road America. Bill Auberlen (EUA), Alexander Sims (GB), Augusto Farfus (BR) e Bruno Spengler (CA) vão se revezar na condução do BMW Art Car.

Estreia mundial na Art Basel em Miami Beach
Como parceiro global da Art Basel, o BMW Group apresenta os lendários BMW Art Cars nos shows em Miami Beach e Hong Kong há muitos anos. Depois de exibir muitas das "esculturas móveis", incluindo as obras de Jeff Koons, Roy Lichtenstein e Robert Rauschenberg no Jardim Botânico de Miami Beach, a BMW continuará a sua tradição este ano e usará nesta grande plataforma para apresentar o 19º BMW Art Car Por John Baldessari para uma audiência global pela primeira vez.


Nenhum comentário:

Postar um comentário