Novas gerações de motores 1.0 SCe e 1.6 SCe foram
desenvolvidos nocentro de engenharia Renault Tecnologia Américas (RTA)
O princípio de funcionamento mecânico no motor de
combustão interna continua o mesmo ao passar dos anos. O que observamos por
parte da engenharia é encontrar meios de obter o máximo da eficiência
energética do combustível durante seu funcionamento.
Do sistema com carburação para injeção eletrônica,
injeção direta de combustível, downsizing, entre outras tecnologias e recursos
para tirar o máximo de energia produzida pelo motor. Estamos evoluindo para
garantir alta eficiência, prazer ao dirigir e baixo custo de manutenção.
Desenvolvidos pela Renault Tecnologia Américas (RTA) e
produzidos no Complexo Ayrton Senna, no Paraná, a Renault lança os novos
motores 1.0 SCe (Smart Control Efficiency) para a linha Sandero e Logan e 1.6
SCe para Sandero, Logan, Duster e Duster Oroch.
O 1.0 SCe 12V de três cilindros traz inovações como duplo
comando de válvulas variável na admissão e no escape, tecnologia inédita entre
os motores de entrada. Todo em alumínio, é 20 kg mais leve que o seu
antecessor.
Já o 1.6 SCe 16V de quatro cilindros traz duplo comando
de válvulas variável na admissão, injetores posicionados no cabeçote e outras
novidades que garantem alta eficiência e bom desempenho. Também em alumínio, é
30 kg mais leve.
No aspecto de tecnologia temos o ESM (Energy Smart
Management) sistema de regeneração de energia que já equipa Duster e Duster
Oroch com o motor 2.0 desde a metade do ano. O funcionamento é simples e
eficiente: durante a desaceleração do carro, quando o motorista retira o pé do
acelerador, o motor continua girando sem consumir combustível. Nesse momento, o
alternador automaticamente passa a recuperar energia e enviá-la para a bateria,
que aumenta sua carga sem consumo de combustível. Durante a aceleração, o
alternador não precisa “roubar” energia do motor para enviar à bateria, já que
houve a carga na desaceleração. Esse sistema garante um consumo até 2% menor.
Já a bomba de óleo com vazão variável (1.0 SCe) é mais
uma solução que surgiu nas pistas de competições e chega aos carros de rua. Ela
ajusta automaticamente o fluxo de óleo enviado de acordo com a rotação e a
carga do motor. Como resultado, o motor absorve menos energia e,
consequentemente, fica mais econômico.
Outra novidade é a adoção da direção eletro-hidráulica em
todas as versões, que representa uma condução ainda mais leve e um menor
esforço na hora de realizar manobras. A direção com esforço variável ainda se
ajusta de acordo com a velocidade, ficando mais pesada em altas velocidades e
proporcionando maior segurança. Como nesse sistema a bomba da direção passa a
ser acionada por um motor elétrico à parte, e não pelo motor do carro, evita-se
a perda de potência e se reduz em até 3% o consumo de combustível.
O motor 1.6 SCe traz ainda o sistema
Stop&Start, que desliga o automóvel automaticamente em semáforo ou outras
paradas. Este moderno sistema, muito comum em carros topo de gama, garante uma
economia de até 5% de combustível e está disponível nos modelos Sandero e
Logan, de forma que pode ser ativado/desativado conforme a necessidade do motorista
por meio de um botão à esquerda do volante.
O novo motor 1.0 SCe deixa Sandero e Logan até 19% mais
econômicos. Com o 1.6 SCe, a economia chega até 21%. Hatch e sedã equipados com
os novos motores e câmbio manual são destaques do Programa Brasileiro de
Etiquetagem Veicular (PBEV) com nota “A”. Já Duster e Duster Oroch equipados
com o 1.6 SCe estão até 18% e 16% mais eficientes, respectivamente.
No 1.0 SCe os anéis de pistão, tuchos e polias variáveis
(VVT) são revestidos em DLC (Diamond Like Carbon), um composto de carbono com
propriedades de dureza muito altas por causa da sua estrutura similar ao
diamante (daí a inspiração para o seu nome).
Outra evolução é a utilização de corrente de distribuição
no lugar de correia, que dispensa a troca e garante baixo custo de manutenção.
O 1.0 SCe é ainda mais potente que o seu antecessor. O
motor gera 82 cv de potência quando abastecido com etanol e 79 cv com gasolina
– 2 cv a mais que o antigo quatro cilindros, seja com qual for o combustível.
No 1.6 SCe, esses elementos são revestidos em PVD
(Physical Vapor Deposition). Estes revestimentos reduzem atrito e desgaste do
motor, além de contribuir para uma melhor eficiência energética. Tanto o DLC
quanto o PVD são soluções que surgiram nas pistas da Fórmula 1 e agora ganham
as ruas.
Assim como o 1.0 SCe, o novo 1.6 SCe utiliza corrente de
distribuição no lugar de correia, que dispensa a troca. Traz ainda sistema de
acessórios com acionamento através de correia elástica (sem polia tensora), que
garante baixo custo de manutenção.
Com os novos motores 1.0 SCe e 1.6 SCe, Sandero e Logan
ficam entre os carros mais econômicos de suas categorias (na cidade e com
gasolina), segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). O
hatch 1.0 é o único modelo de seu segmento a superar a casa dos 14 km/l,
enquanto o sedã 1.0 se destaca pelo consumo de 13,8 km/l. Com o motor 1.6, o
hatch atinge a excelente marca de 12,8 km/l, enquanto o sedã chega a 13 km/l.
Já o Duster 1,6 dá um salto de 9,5 km/l para 11,3 km/l com o novo motor.
Destaques do motor 1.0 SCe:
· Duplo comando de válvulas variável
· Bloco do motor, cabeçote, pré-carter e
cárter em alumínio
· Comando de válvulas por corrente no
lugar de correia
· Polias, tuchos e anéis de pistões com
revestimento em DLC (Diamond Like Carbon)
· Tampa de cabeçote plástica com bolhas
de ar
· Coletor de escapamento integrado ao
cabeçote
· Bielas fraturadas
· Bielas forjadas em aço
· Virabrequim de aço forjado
· Bomba de óleo de vazão variável
Destaques do motor 1.6 SCe:
· Bloco do motor, cabeçote, cárter e
pré-carter em alumínio
· Duplo comando de válvulas variável na
admissão
· Comando de válvulas por corrente no
lugar de correia
· Injetores posicionados no cabeçote
· Pistões e anéis com baixo atrito
· Coletor de escapamento integrado ao
cabeçote
· Bielas forjadas em aço
· Virabrequim de aço forjado
· Sistema de acessórios com acionamento
através de correia elástica
Tarcisio Dias éprofissional e técnico em Mecânica,
além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista,
desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que
apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br),
uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os
automóveis cada vez mais eficientes.
Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção,
tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na
categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela
Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuída gratuitamente todos os dias
10, 20 e 30 do mês.
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