O Iveco Eurocargo 120EL21 P, menor caminhão movido a gás
natural da França para a coleta de lixo, fez sua estreia no estande da Allison
Transmission durante a realização da Pollutec, no Lyon Eurexpo.
Provando ser uma das alternativas mais viáveis e econômicas em relação ao
combustível tradicional, o interesse pelos veículos movidos a gás natural
aumentou em toda a França. Várias grandes cidades estão adotando ou
considerando o uso do gás natural para reduzir emissões, ruídos e custos
operacionais do setor municipal.
"A Iveco é muito ativa no segmento de veículos movidos a gás natural. E o
mercado está em um período de forte crescimento", disse Steve Giguet,
gerente de desenvolvimento de vendas da linha NGV da Iveco França.
"Grandes cadeias de distribuição estão mostrando que esse é o caminho para
o País. Hoje, usuários finais e proprietários de frotas de veículos pesados do
setor municipal estão depositando sua confiança nessa tecnologia ".
O caminhão Eurocargo vem equipado com um motor Euro 6 a gás natural comprimido
(GNC) com 204 cv e traz uma transmissão Allison 2500 totalmente automática com
a tecnologia FuelSense. Uma carroceria Farid PN10 Mini Compactor optimizada
para a recolha de resíduos orgânicos e um tanque de GNC de 480 litros/80 kg
foram integrados ao veículo. A associação desses componentes permitiu uma
perfeita combinação entre tamanho e capacidade de carga, resultando em um
veículo ideal para operações ambientalmente amigáveis em áreas urbanas
congestionadas e nas ruas estreitas do centro histórico da cidade.
As transmissões automáticas Allison são extremamente adequadas para caminhões
movidos a gás natural. O conversor de torque multiplica suavemente a força do
motor, proporcionando maior tração às rodas. Ao multiplicar a potência do
motor, os motoristas obtêm maior desempenho, aceleração mais rápida e maior
flexibilidade operacional. Uma transmissão Allison acrescenta potência enquanto
uma transmissão manual ou automatizada (AMT) perde força a cada mudança de
marcha. As automáticas Allison eliminam interrupções de potência e proporcionam
maior produção, mesmo com um motor menor. Ao mesmo tempo, o FuelSense Allison um conjunto de software e controles eletrônicos pode melhorar a economia de
combustível em até 20%.
Na Pollutec, os participantes também puderam ver uma varredora SCARAB MAJOR
5001, construída sobre um chassi Eurocargo ML160E21 GNC, um Renault DWide, um
Daimler Econic, também com motor GNC e um Scania P340
todos equipados com transmissões Allison totalmente automáticas.
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