segunda-feira, 31 de julho de 2017

Stuttgart Motorsport vence pela segunda vez consecutiva no Campeonato Brasileiro de Endurance

Segunda vitória consecutiva para o Porsche 911 GT3 R da Stuttgart Motorsport no Campeonato Brasileiro de Endurance

A dupla Marcel Visconde/Ricardo Mauricio subiu novamente ao degrau mais alto do pódio na terceira etapa da temporada, realizada ontem em Interlagos. Uma vitória completa: o Porsche largou na pole position e fez também a melhor volta da corrida.

A largada foi dada às 15:10 e coube a Ricardo Mauricio a tarefa de iniciar a corrida com o Porsche. Nos primeiros metros, o protótipo MRX-Ford Turbo de Nilson Ribeiro/José Roberto Ribeiro chegou a emparelhar e ficar um pouco à frente, mas na entrada do S do Senna o Porsche já liderava. Andando de 3 a 4 segundos mais rápido por volta, Mauricio construiu uma boa vantagem até a primeira entrada do safety car, na volta 17. Um pouco antes disso, o líder passou por um susto: um retardatário rodou bem à sua frente na curva da Junção e Mauricio precisou fazer uma manobra radical para evitar uma colisão, chegando a derrapar para o lado de dentro da curva.

Na primeira janela para pit stops, Marcel Visconde assumiu o cockpit do Porsche, mas a saída do box estava fechada e ele acabou perdendo 30 segundos. Na sequência, o Porsche passou a brigar com vários protótipos, que chegaram a andar nos quatro primeiros lugares. Algumas voltas depois, Visconde começou a ganhar posições e era novamente líder quando parou para o segundo pit stop.

Ricardo Mauricio reassumiu o volante e pilotou o Porsche até receber a bandeirada. Nessa fase, aconteceram várias intervenções do safety car, causadas por acidentes ou por carros que paravam na pista com problemas mecânicos. Prevista para ter 116 voltas (o equivalente a 500 quilômetros de percurso), a corrida foi encerrada pela direção de prova com 103 voltas por medida de segurança, devido à falta de luz natural na pista.

Muito contente com a segunda vitória consecutiva (a primeira aconteceu nos 500 Quilômetros de Curitiba, em junho), Marcel Visconde comentou: “Interlagos é a nossa casa e ganhar aqui é sempre especial. O começo do meu turno foi difícil para mim, porque demorei para encontrar o ritmo do carro e tive que lidar com o tráfego intenso. Depois passei a andar mais rápido e entreguei o carro para o Ricardinho na liderança”.

Ricardo Mauricio considerou correta a decisão da direção de prova de encerrar prematuramente a prova: “A pista não estava preparada para corrida noturna e era difícil enxergar a sinalização em algumas curvas”. Sobre a corrida, declarou: “O primeiro stint foi difícil porque a pressão dos pneus ‘estourou’ um pouco. 

Passamos a usar pré-aquecedores de pneus nesta corrida e ainda não tínhamos parâmetros para regular a pressão. No meu segundo stint, isso já estava ajustado e o carro estava melhor. Minha maior preocupação foi tomar cuidado ao ultrapassar os carros mais lentos para não jogar a corrida no lixo. No começo da corrida, vi o retardatário rodar na minha frente e tive que desviar. Foi preocupante, mas acho que para quem viu pela TV a coisa pareceu pior do que realmente foi”.

Visconde/Mauricio ampliaram a vantagem na pontuação sobre a dupla Franco Pasquale/Tiel Andrade, vice-líder do campeonato. Pasquale/Andrade, vencedores da prova de abertura, em Tarumã, perderam várias voltas nos boxes no começo da prova de Interlagos devido a uma mangueira solta no protótipo Tubarão. Voltaram à pista e terminaram em décimo lugar na classificação geral e quinto na categoria GP1.

Resultado final:
1) 20-Marcel Visconde/Ricardo Mauricio (Porsche 911 GT3 R), 103 voltas em 3h29:56.998
2) 65-Nilson Ribeiro/José Roberto Ribeiro (MRX-Ford Turbo), a 39.199
3) 31-Marcello Sant’Anna/William Freire/Sergio Laganá (Lamborghini Gallardo LP 520), a 3 voltas
4) 172-Carlos Antunes Filho/Yuri Antunes (MR), a 4 voltas
5) 75-Henrique Assunção/Fábio Ohashi (MRX-Cosworth), a 4 voltas
6) 6-Cláudio Ricci/Felipe Roso/Vinicius Roso (MR 18-Audi Turbo), a 5 voltas


Melhor volta: 20-Marcel Visconde/Ricardo Mauricio (Porsche 911 GT3 R), 1:34.717, média de 163,776 km/h

Terceiro pódio para Carlos Cunha Filho nos Estados Unidos

O piloto Carlos Cunha Filho sobe pela terceira vez ao pódio, na sua primeira temporada de automobilismo fora do Brasil. Duas delas, neste final de semana no tradicional circuito Mid-Ohio Sports Car Cource, em Lexington, Estados Unidos, de onde sai também, com sua a primeira pole position em pistas norte-americanas. 

O final de semana intenso com três provas do Pro Mazda Championship – 7ª, 8ª e 9ª etapas, foi uma clara demonstração da evolução que vem tendo o piloto de 17 anos no seu primeiro ano no automobilismo internacional, onde tudo é novo: pistas, carro, relacionamento com membros de equipe de outro país e o clima de muita dedicação e trabalho no programa Mazda Road to Indy, correndo pela categoria que antecede a Indy Lights, último degrau antes da Fórmula Indy.

“Estou feliz por ter conseguido dois pódios e uma pole position em Mid-Ohio. Melhoramos o carro e andamos no ritmo do Franzoni (Victor, também brasileiro e segundo colocado no campeonato). A ultrapassagem aqui é muito difícil mas consegui me manter no mesmo ritmo”, comemora Carlos Cunha Filho. 

Nesta prova de domingo Cunha Filho largou em segundo ao lado do australiano Anthony Martin (Cape Motorsport) e viu Victor Franzoni (Juncos Racing) ultrapassá-lo logo na largada para depois chegar a ficar três centésimos de segundo do seu concorrente brasileiro. “Já conseguimos acertar o carro para a corrida, mas sempre tenho mais dificuldades nas duas ou três primeiras voltas. Vamos trabalhar isso agora já que temos um carro que anda entre os três primeiros durante a corrida”, conta o piloto. Carlos Cunha Filho está tendo total apoio da EMS, indústria farmacêutica do Brasil nessa primeira investida no automobilismo fora do país.

A próxima etapa do Pro Mazda Championship será nos dias 25 e 26 de agosto no Gateway Motorsports Park em Madison, Illinois. A categoria marcou para dia 10 de agosto uma série de cinco treinos no mesmo dia para o reconhecimento da pista já que é o único circuito oval da temporada. 

No caso de Carlos Cunha Filho, tudo é completamente novo e mesmo assim se anima. “Vou trabalhar muito com a equipe para conhecer as técnicas de um circuito oval. Não sei nada agora, mas pode ter certeza que vou saber na hora”, afirma Carlos Cunha Filho.

Resultado da 9ª etapa do Pro Mazda Championship – Mid-Ohio
Anthony Martin (AUS/Cape Motorsport) 30min58s245
Victor Franzoni (BRA/Juncos Racing) +13s9957
Carlos Cunha Filho (BRA/Team Pelfrey) + 1s0148
TJ Fischer (EUA/Team Pelfrey) 156 pts + 8s9879
Sting Ray Robb (EUA/World Speed Motorsports) + 0s8691
Nikita Lastochkin (RUS/Team Pelfrey) + 7s9334

Classificação atual do Pro Mazda Championship
1º Anthony Martin (AUS/Cape Motorsport) – 259 pts
2º Victor Franzoni (BRA/Juncos Racing) – 255 pontos
3º TJ Fischer (EUA/Team Pelfrey) 175 pts
4º Carlos Cunha Filho (BRA/Team Pelfrey) – 167pts
5º Nikita Lastochkin (RUS/Team Pelfrey) 159

6º Sting Ray Robb (EUA/World Speed Motorsports) – 137 pts

Tarcísio Dias em Mecânica Online


Entenda como a estratégia modular MQB vai criar uma Nova Volkswagen no Brasil

Uma nova era na produção de veículos está sendo iniciada na Fábrica Anchieta, localizada em São Bernardo do Campo (SP), para modelos compactos da Volkswagen do Brasil.

O conceito MQB, mais moderno sistema para desenvolvimento e produção de veículos no mundo vai criar um novo patamar de categoria para os veículos compactos produzidos pela marca. A transformação é tão grande que podemos declarar que surge a Nova Volkswagen do Brasil.

Essa base vai dar origem inicialmente a quatro modelos completamente novos, que serão comercializados no mercado latino-americano nos próximos anos.
Entre eles, o Novo Polo – que será lançado no último trimestre de 2017, e o Virtus – chega no início de 2018, um sedã desenvolvido com foco no mercado brasileiro e que  também será produzido na Fábrica Anchieta.

Para marcar o início dessa nova fase, a Volkswagen realizou um workshop com a imprensa nacional, e o Mecânica Online® teve a oportunidade de conhecer a nova realidade que a marca vai introduzir em nosso mercado.

Uma coisa é certa: vem aí uma Volkswagen mais eficiente, conectada e atualizada com o que há de mais moderno em inovação e tecnologias de forma global.

“A Estratégia Modular MQB representa uma nova era para a Volkswagen do Brasil. Mais do que somente lançar um novo produto, estamos reposicionando nossa marca e preparando o lançamento de grandes novidades, todas desenvolvidas com foco total no cliente. O Novo Polo traz o futuro para o segmento de compactos premium no mercado brasileiro. Mais espaço interno, motores eficientes e de alto desempenho, altos níveis de segurança, muita conectividade e avançados recursos de tecnologia”, diz David Powels, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil e América do Sul (SAM).

“Os veículos baseados na Estratégia Modular MQB proporcionam o que há de mais moderno em termos de design, inovação, alta performance e segurança”, afirma Dr. Markus Kleimann, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto da Volkswagen do Brasil.

“O Novo Polo está sendo desenvolvido pela Engenharia do Brasil e da Alemanha e vai elevar o patamar no segmento de compactos premium, oferecendo recursos tecnológicos oferecidos em modelos de segmentos superiores, como Golf e Passat”, conclui Dr. Kleimann.

Aplicando o conceito MQB no veículo - A Estratégia Modular MQB tem como base quatro principais módulos padronizados:
1) Elétrica/eletrônica;
2) Powertrain;
3) Chassi e
4) Carroceria, Ar-condicionado, banco e airbags.

Na prática, as vantagens proporcionadas pela Estratégia Modular MQB são grandes e inclusive contribuem para que se atinjam as metas de redução de CO2.

Os efeitos positivos da Estratégia Modular MQB nas proporções do carro e em seu design são enormes, permitindo que se obtenha a chamada “atitude” (postura do carro) mais larga e baixa, com design de linhas de caráter mais nítidas e fortes.

A Estratégia Modular MQB é dividida em cinco principais seções, considerando que um dos mais importantes para a implementação do conceito de componentes modulares são as suas dimensões de engenharia uniformes – como, por exemplo, a distância entre os pedais do veículo (acelerador, freio) e o centro da roda dianteira.

Mas é igualmente importante oferecer parâmetros variáveis. Entre eles, a distância entre-eixos, as bitolas e os tamanhos das rodas, de forma a permitir que diferentes arquiteturas de veículos possam ser implementadas a partir de um conjunto de componentes.
−         Arquitetura Flexível
−         Dividido em 5 principais seções
−         Dimensão entre pedaleira e centro da roda dianteira padronizada
−         Balanço dianteiro e traseiros variáveis
−         Instalação do motor padronizada
−         Distância entre-eixos e posição dos bancos é variável em cada modelo de veículo.

A relação entre o motor e o eixo dianteiro – e entre o eixo dianteiro e a chamada parede de fogo – é padronizada em todo o conjunto de componentes.
Os balanços dianteiro e traseiro (distância entre a extremidade do veículo e o centro da roda) e a distância entre o “eixo” do banco traseiro e o centro da roda de trás são todos variáveis.

Com isso, distâncias entre-eixos, desenhos de suspensão traseira, cabines e porta-malas podem variar de tamanho.

Os veículos tendem a se tornar mais pesados por causa da adoção de sistemas de assistência, conforto e outros avanços tecnológicos.

A Estratégia Modular MQB inverte esta tendência: quase todas as peças são otimizadas em sua construção, ou feitas de diferentes composições de materiais, e, portanto, são significativamente mais leves.

Os veículos produzidos na Estratégia Modular MQB apresentam grandes reduções de peso – sem comprometer a segurança ou o conforto de condução.
O Powertrain perde peso graças ao uso de alumínio. Os componentes do sistema elétrico do veículo também pesam menos. A seleção de material inteligente e a construção melhorada colaboram para economizar peso na área do chassi.

Na Estratégia Modular Transversal todos os motores são instalados em posição padronizada, com o coletor de escape montado para trás (próximo do painel corta-fogo).

Dessa forma, o modelo está preparado para utilizar as diversas motorizações disponíveis no Grupo Volkswagen.

A nova posição de montagem para motores torna mais fácil a padronização de algumas peças, como linhas de escapamento e árvores de transmissão.
A posição uniforme também reduz drasticamente o número de combinações de motor e transmissão que deveriam ser desenvolvidas individualmente para cada aplicação.

Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuída gratuitamente todos os dias 10, 20 e 30 do mês.



Monster Jam chega ao Brasil


A espera finalmente terminou. Após realizar mais de 350 eventos no mundo, chegou a vez do Monster Jam, maior evento de ação em quatro rodas do planeta, mostrar suas máquinas no Brasil. O palco escolhido foi a Arena Corinthians, que receberá toda a estrutura do maior evento do gênero no dia 16 de dezembro, às 19 horas.

A atmosfera Monster Jam irá invadir a arena que será customizada para levar toda a emoção e adrenalina aos fãs brasileiros. Produzido e realizado pela FELD Entertainment, o Monster Jam já passou, apenas em 2017, por lugares como China, França, Espanha, Austrália, México e diversas cidades norte-americanas e chega ao Brasil, através do Instituto Zambini.

O Monster Jam, que em 2017 completa 25 anos de história, é um evento idealizado para toda a família, que poderá ver de perto caminhões clássicos como o Grave Digger, Max D, El Toro, Zombie, Scooby Doo, Mutt Rottweiler, entre outros.

Todos eles se enfrentarão em provas que mesclam manobras radicais, pontaria para acertar os obstáculos, altura e distância de cada salto, combinações de manobras e quantidade de recuperações em que o piloto consegue sair de situações que poderiam levar o monster truck à destruição.

“É sempre um prazer viajar pelo mundo com o Monster Jam e se apresentar para diferentes culturas, mas o Brasil é um novo nível para mim. O futebol tem feito parte da minha vida e o Brasil mostrou ao mundo um belo lado do jogo. Fotos de brasileiros lendários decoravam as paredes do meu quarto quando criança e me apresentar no Brasil é um sonho tornando-se realidade", comemora Morgan Kane, piloto do Grave Digger, um dos caminhões mais famosos da companhia.

Antes de acompanhar as disputas, os fãs do Monster Jam podem ver de perto os veículos utilizados pelos pilotos no espaço chamado Pit Party (festa nos boxes). É a oportunidade ideal para, além de conferir as máquinas de muito perto, conhecer os pilotos e saber um pouco mais sobre o show. A Pit Party acontecerá entre 13h e 17h e os interessados devem comprar ingresso à parte do evento principal, marcado para às 19h.

Informações sobre ingressos – Os ingressos para o Monster podem ser adquiridos no site www.monsterjam.com/br a partir de R$ 65,00. A pré-venda para Fiel Torcedor começará no dia 07 de agosto e irá até o dia 21 de agosto, quando abrirá a venda para o público em geral.

Cuidado especial com o gramado – Todo o processo de montagem do sistema anti-impacto e de proteção ao gramado será realizado pela FELD, com o apoio da World Sports, empresa responsável pelo trabalho de manutenção do gramado da Arena Corinthians. Para preservar o campo e todo sistema de drenagem, irrigação e refrigeração do solo, serão colocadas três camadas de material de proteção específicos para esta finalidade.


Além disso, o gramado da Arena Corinthians é perfeito para receber um show como o Monster Jam, já que tem reforço de fibra sintética com maior capacidade para suportar peso. Antes da montagem, o gramado atual será removido e o processo de renovação do mesmo, já previsto para a nova temporada, será concluído após a realização do Monster Jam.

Santos Brasil e John Deere fecham contrato logístico

O fabricantes John Deere é o novo cliente da Santos Brasil. O contrato reforça a logística da Companhia no setor de maquinários e envolve todas as suas operações na Baixada Santista, tanto para exportação quanto para importação de veículos e peças da John Deere.

As cargas da John Deere são provenientes em sua maioria dos Estados Unidos e Europa. Na importação, estes produtos chegam ao Tecon Santos, onde ficam armazenadas no próprio terminal ou no Clia Santos – unidade logística da Santos Brasil situada às margens da via Anchieta. O processo finaliza com o transporte das cargas para as unidades da John Deere localizadas nos municípios de Campinas e Indaiatuba (São Paulo), Montenegro e Horizontina (RS), realizado pela frota rodoviária da Santos Brasil.

Na exportação, a Santos Brasil também faz a estufagem das peças de tratores, escavadeiras, retroescavadeiras, pás carregadeiras, entre outros, em contêineres, para posterior embarque. Já os maquinários montados são embarcados em navios RoRo no Terminal de Veículos (TEV), administrado pela Companhia desde 2009, hoje o maior neste tipo de operação no País.

No mercado há mais de 175 anos, a John Deere possui negócios em cerca de 160 países e figura na lista das “50 Empresas Mais Admiradas do Mundo”, elaborada pela revista americana Fortune e divulgada em fevereiro deste ano. Em 2016, foi eleita a empresa mais inovadora do Brasil na categoria “Veículos e Peças” no prêmio Valor Inovação.


A Santos Brasil participou no mês de junho de um dos principais eventos de Logística, o Worldwide Logistics Partner Conference 2017, que acontece na sede da John Deere, em Illinois, nos Estados Unidos, e reúne os principais prestadores de logística do mundo para conhecerem seus processos operacionais.

Scania Rovema leva caminhão especial de 60 anos para feiras no Acre e Rondônia

A Scania Rovema marca presença em mais duas feiras importantes em suas regiões de atuação, Expoari (RO) e Expoacre (AC), que serão realizadas até 30 de julho. A concessionária expõe em cada evento um modelo da Edição Especial de 60 anos, que comemora as seis décadas de história da Scania no Brasil (completados no último dia 2 de julho). 

A 44ª edição da Expoacre (AC) conta com provas de rodeio, leilões, exposições e shows no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, Rodovia AC 40, n° 729, no Acre. O estande da Scania, referência mundial em soluções de transporte sustentável, expõe dois veículos para homenagear as seis décadas da presença da marca no Brasil, o Edição Especial de 60 anos e um L 111, ano 1980, totalmente restaurado, da Transportes Albani e Cooperfrig, de Rio Branco (AC). Os Serviços Scania também são apresentados aos visitantes e clientes. O horário de funcionamento é das 18h às 3h da madrugada.

Já a 34ª Exposição Agropecuária de Ariquemes (Expoari) está sendo realizada no Parque de Exposições da Associação dos Pecuaristas de Ariquemes (APA), em Rondônia, no km 519, BR-364 - Zona Rural. A programação oferece provas de rodeio, sorteios de automóveis e shows. No espaço da Scania o grande destaque é a Edição Especial de 60 anos (modelo R 440), que divide as atenções com um caminhão rodoviário R 480 6x4 e um fora de estrada P 310 6x4. O público e clientes ainda podem conhecer todos os detalhes dos Serviços da marca, entre eles, a novidade dos Serviços Conectados, que traz uma nova era de conectividade ao transportador.

Segundo Glauter Salazar, a maior parte dos clientes que se enquadra no perfil da Expoari atua no transporte rodoviário e fora de estrada. “Os transportadores levam o minério e os grãos para a exportação nos portos do Pacífico e internos. E a madeira bruta, especialmente, desce para os portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR), para exportação, e para beneficiamento na região Sul, com maiores demandas para Santa Catarina e Rio Grande do Sul”, completa.

Edição Especial 60 anos
Para celebrar os 60 anos de Brasil não seria diferente. Vem sendo comercializada a oitava delas, a Edição Especial 60 anos, que traz uma homenagem ao lendário Scania T 113, lançado em 1991, e um dos caminhões mais famosos das estradas. Para representar o 113 foram escolhidos os modelos R 440 (6x2, 6x4 e 8x2) e R 480 (6x4), de versões Highline Streamline. A cor é a mesma, a emblemática azul celeste do 113. Outra marca revivida são as icônicas faixas laterais nas cores rosa, lilás e roxa. São duas opções de aquisição, o pacote Clássico (faróis de xenônio, geladeira e outros atributos) e o Clássico Estilo (adicionando rodas de alumínio polido, volante e assentos de couro e painel color plus).

A linha Scania oferece caminhões semipesados, pesados e fora de estrada, que variam de 250 a 620 cavalos. As soluções são customizadas para que o cliente obtenha o menor custo por quilômetro rodado. 


Harley-Davidson recebe customização estilo Bobber com motor clássico da década de 60

Imagens: Fabiano Guma
A inspiração refere-se a década de 1960 e o estilo é Bobber. Em customização realizada pelo artista Celio Dobrucki, um dos principais nomes da customização de motos do Brasil, a Bobber recebeu pintura handmade (feita à mão pelo artista) com detalhes exclusivos. 

Com motor clássico Harley-Davidson da década de 1960, potência 1.700 cilindradas, a motocicleta recebeu tanque Peanut com capacidade para 8 litros de combustível, chassi Hardtail, roda traseira 16 polegadas e dianteira 21 polegadas, banco solo, além de peças fabricadas pela Dobrucki Custom Shop como guidão, tanque de óleo, escapamento, sissybar e outros suportes.

As bobbers surgiram na década de 40. São motos em sua mais pura essência, onde todo o supérfluo é retirado para deixá-las mais leves e rápidas. Algumas das características mais comuns das bobbers são a ausência ou a redução ao extremo do paralama dianteiro, o banco solo, o estilo minimalista, sem cromados ou adereços desnecessários. Também conhecidas como rabo duro (por não ter amortecedor traseiro) com centro de gravidade bem baixo.


A Dobrucki Custom Shop, de Celio Dobrucki, está localizada na Rua Felipe Camarão, 275, Rebouças, Curitiba/PR. Para mais informações: +55 (41) 3332-4865 
www.dobruckicustomshop.com.br. 
FB: https://www.facebook.com/dobruckicustomshop.

domingo, 30 de julho de 2017

BMW i3 ‘Spaghetti Car’ é leiloado por € 100 mil para ajudar fundação de Leonardo DiCaprio

Por ocasião da Gala Anual Saint-Tropez da Fundação Leonardo DiCaprio (LDF), a BMW France teve o prazer de doar um BMW i3, desenhado por Maurizio Cattelan e Pierpaolo Ferrari de TOILETPAPER, para o leilão anual de angariação de fundos. Depois de algumas licitações intensas, a obra de arte única e o veículo elétrico totalmente operacional foram para um coletor suíço no valor de € 100.000.

A gala foi hospedada pelo fundador do LDF e pelo presidente Leonardo DiCaprio, o presidente da Fundação, Terry Tamminen, e o presidente da Fundação Global Milutin Gatsby, em homenagem ao prefeito de Paris, Anne Hidalgo. As cadeiras de eventos incluíram o Príncipe Alberto II de Mônaco, Cate Blanchett, Marion Cotillard, Philippe Cousteau, Penélope Cruz, Tom Hanks, Kate Hudson, Doutzen Kroes, Jared Leto, Tobey Maguire, Edward Norton, Emma Stone, Uma Thurman e Kate Winslet. Entre os convidados presentes estavam Adrien Brody, Sean Penn, Taylor Hill, Iman Hamman e Gerard Butler. Para os convidados internacionais, a artista americana Lenny Kravitz atuou no site. Além disso, houve uma performance surpresa por Madonna.

Vincent Salimon, CEO da BMW Group France, está encantado de que "nossos compromissos com o desenvolvimento sustentável e o apoio à criação contemporânea se juntem para arrecadar fundos para a Fundação Leonardo DiCaprio. O BMW i3 "Spaghetti Car" foi criado por Maurizio Cattelan e Pierpaolo Ferrari por iniciativa da BMW France e Rencontres d'Arles, a BMW fez parceria há 8 anos. A doação deste trabalho único para a gala anual de caridade da Fundação em Saint-Tropez reflete mais uma vez a cultura da empresa: ousada, inovadora, criando em total liberdade, em um espírito responsável e sustentável ".

O leiloeiro Simon de Pury, juntamente com a curadora Lisa Schiff, da SFA Advisory, supervisionou a venda de dezenas de obras originais de artistas de renome internacional, como Jeff Koons, Tracey Emin, Urs Fischer, Paul McCarthy, Adrian Ghenie, Rudolf Stingel e o atual destinatário da BMW Art Journey Max Hooper Schneider.

Com US $ 30 milhões levantados até agora, o leilão continua online para beneficiar os programas LDF. Por favor, visite: http://www.2017ldfauction.org/pt .

O BMW i3 “Spaghetti car” 

Por ocasião do Festival de Fotografia de Rencontres d'Arles em 2016, o artista italiano Maurizio Cattelan (* 1960) criou uma BMW "Estrada rolante" BMW i3 (60 Ah) junto com o fotógrafo Pierpaolo Ferrari (* 1971). Em 2009, Cattelan e Ferrari co-criaram TOILETPAPER, uma publicação bi-anual baseada em imagens. Para o exterior do BMW i3, o TOILETPAPER empregou suas imagens de close-up de espagueti de estilo assinado. Cattelan comentou sobre seu trabalho: "Este é, de longe, o melhor Spaghetti Car que eu provei! Todos esses anos de aperfeiçoamento definitivamente pagos! Totalmente incrível! "

Maurizio Cattelan é considerado um dos artistas mais importantes de sua época, com grandes exposições em museus internacionais, incluindo o Museu de Arte Moderna, o Centro Georges Pompidou e o Museu Guggenheim em Nova York. Sua escultura "Ele" (2001) foi vendida em leilão na Christie's em 2016 em excesso de US $ 17 milhões. No mesmo ano, ele instalou "América", um sólido banheiro de ouro de 18 quilates no banheiro do Museu Guggenheim, sem uso para o público. Cattelan é quatro vezes participante da Bienal de Veneza.

De Andy Warhol e Roy Lichtenstein para Robert Rauschenberg e Jeff Koons, a BMW tem colaborado com artistas criando Art Cars há quase meio século. A série BMW i3 foi lançada em 2014 como parte da marca BMW i, representando conceitos e tecnologias de veículos visionários, serviços de mobilidade conectados e uma nova compreensão de premium definida pela sustentabilidade. O "Spaghetti Car" da TOILETPAPER é um veículo elétrico totalmente operacional e vem com um certificado de autenticidade assinado pela TOILETPAPER (Maurizio Cattelan e Pierpaolo Ferrari) como co-criadores desta obra de arte única.


Trailblazer agrega sofisticação e performance na linha 2018

Chevrolet continua focada na atualização de sua linha de utilitários esportivos, segmento que mais cresce no mercado. O Trailblazer é um bom exemplo dessa nova safra. O SUV de luxo com capacidade para até sete ocupantes passou recentemente por evoluções visuais, de conteúdo e de acabamento que foram muito bem aceitas pelo consumidor. Resultado: recorde de vendas em um primeiro semestre e aumento de 297% nos emplacamentos ante o mesmo período do ano passado.

A versão 2.8 Turbo Diesel passa a vir equipada a partir de então com uma tecnologia inovadora presente no sistema de propulsão. É o CPA (Centrifugal Pendulum Absorber), que ajuda a reduzir os níveis de ruído e de vibração do SUV. O sistema otimiza o acoplamento da transmissão em rotações mais baixas, proporcionando a sensação de melhor aceleração e retomada de velocidade. Isto ocorre pelo fato de o veículo responder mais prontamente aos comandos do pedal do acelerador.

Para isso foi desenvolvido uma nova calibração do motor 2.8 Turbo Diesel (200 cv de potência e 51 kgfm de força) e da transmissão automática de seis marchas, além da adoção de um sistema de gerenciamento elétrico mais moderno.

Com as evoluções mecânicas promovidas no Traillazer Turbo Diesel, o veículo agora é capaz de rodar média de 10,5 km/l em perímetro rodoviário e de 8,4 km/l em perímetro urbano, de acordo com dados do Inmetro.

Com isso, a autonomia máxima do SUV sobe para cerca de 800 km, equivalente a 106 quilômetros adicionais de autonomia a cada abastecimento completo.

Vale ressaltar outros dados de desempenho. A velocidade máxima é de 180 km/h, enquanto a aceleração de 0 a 100 km/h agora é feita em 10,4 segundos, 0,2 segundo mais rápido do que o modelo anterior.Já a versão 3.6 V6 (279 cv de potência e 35,7 kgfm de força) é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos, por exemplo.

Outra mudança da linha 2018 é a adoção do padrão global de identificação do nome do veículo e da versão pela carroceria. O logotipo “Trailblazer” aparece agora tanto na parte inferior das portas dianteiras quanto na esquerda da tampa do porta-malas. No lado direito fica a identificação da versão de acabamento.

O Trailblazer é ofertado em duas opções de motorização (2.8 Turbo Diesel e 3.6 V6), ambas com transmissão automática de seis marchas no acabamento LTZ.

São seis opções de cores para a carroceria: Vermelho Edible Berries, Preto Ouro Negro, Cinza Graphite, Branco Summit, Prata Switchblade e Vermelho Chili.


Única do segmento com sistema de conectividade total

O Chevrolet Trailblazer se destaca ainda pela sofisticação e pelos itens de segurança e sistemas de conectividade total, como o multimídia MyLink (compatível com Android Auto e Apple CarPlay) e o OnStar, que oferece serviços de emergência, segurança, navegação, concierge e diagnóstico avançado ao toque de um botão no veículo ou por meio de aplicativo para smartphone.

O Trailblazer também conta com um dos pacotes de segurança mais completos da categoria. Além do serviço de notificação automática em caso de acidente, destaca-se o alerta de desvio de faixa, o alerta de colisão frontal, o alerta de ponto cego e o alerta de movimentação traseira.

O alerta de desvio de faixa possui uma câmera na parte superior do para-brisas que “lê” as faixas da via e emite um aviso toda vez que perceber que o veículo está saindo involuntariamente da pista. Se o pisca estiver acionado, o mecanismo entende que a manobra é intencional e não entra em ação.

O alerta de colisão frontal é outro equipamento bastante útil no dia a dia. Por meio dele, o motorista pode estabelecer eletronicamente uma distância mínima em relação ao veículo à frente, podendo, por exemplo, ser alertado caso o outro automóvel sofra uma redução de velocidade repentina. Além de luzes vermelhas piscarem na base do para-brisa, um alarme soa pelos alto-falantes do SUV.

O alerta de ponto cego auxilia o motorista em mudanças de faixa, principalmente porque uma luz acende no retrovisor externo atentando da presença ou da aproximação de um outro veículo em tráfego lateral.

O pacote de segurança traz ainda airbags frontais, laterais e de cortina e sistema isofix para fixação de cadeirinhas infantis.

Outros destaques do veículo são os controles eletrônicos de tração (TC) e de estabilidade (ESP) e os assistentes de partida em rampas (HSA) e o de descida (HDC).Enquanto o assistente de partida em rampas não permite que o veículo recue em saídas íngremes; o assistente de descida controla a velocidade em descidas íngremes sem a necessidade de intervenção do motorista, proporcionando maior controle do veículo.

Vale ressaltar ainda:

• Acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular;
• Luz de condução diurna em LED (DRL);
• Sensor de chuva;
• Direção com assistência elétrica inteligente;
• Retrovisor interno eletrocrômico;
• Partida remota do motor;
• Câmera de ré com gráficos para auxílio em manobras;
• Sensor de estacionamento dianteiro;
• Vidros laterais com mecanismo de abertura e fechamento por meio da chave;
• Sistema de áudio premium.

Os até sete ocupantes viajam com muito conforto no SUV de luxo da Chevrolet. São três fileiras de assentos em diferentes níveis de altura, proporcionando ótima visibilidade para todos. Mesmo quem vai acomodado na parte traseira conta com sistema de climatização individual e ajustável.
Há também muito espaço para bagagem. O compartimento do utilitário da Chevrolet vai de 205 litros a 1.830 litros, dependendo da configuração dos bancos.
O modelo tem 4,88 metros de comprimento, 1,90 metro de largura e 2,85 metros de distância entreeixos – maior que a dos principais rivais.


A linha 2018 do Trailblazer já está sendo comercializada na rede de concessionárias Chevrolet.

Porsche avança para o futuro com resultados positivos no primeiro semestre

No primeiro semestre de 2017, a Porsche AG aumentou seu resultado operacional, faturamento, entrega de veículos e número de funcionários. Com seis meses do ano já transcorridos, o resultado operacional da Porsche alcançou 2,1 bilhões de euros, com crescimento de 16 por cento. O faturamento aumentou oito por cento, atingindo 11,8 bilhões de euros. A margem de lucro da empresa chegou a 18,1 por cento (no semestre anterior havia sido de 16,8 por cento), enquanto o número de automóveis entregues aumentou em sete por cento, alcançando 126.497 unidades. A força de trabalho da companhia cresceu doze por cento, para um total de 29.280 funcionários.

Oliver Blume, presidente do Conselho Executivo da Porsche AG, afirma: "A prioridade da Porsche é garantir o entusiasmo dos clientes e empregos seguros e sustentáveis. Resultados financeiros fortes criam uma sólida base para o futuro. A Porsche conta com carros esportivos autênticos e apaixonantes - a relação inclui o novo 911 GTS, o 911 GT3, o 911 Turbo S Exclusive e o 911 GT2 RS - assim como tecnologias para o futuro como híbridos plug-in e mobilidade elétrica pura."

Lutz Meschke, vice-presidente do Conselho Executivo e membro do Conselho Executivo para Finanças e TI (Tecnologia da Informação) da Porsche AG, enfatiza que uma estratégia de proteção cambial de longo prazo e uma organização eficiente com uma estrutura de custos ainda mais otimizada fundamentam o caminho para obter resultados positivos. Mesmo assim, ele diz crer que será difícil manter no futuro resultados extremamente altos como os do primeiro semestre deste ano. Para Meschke, "Só iremos obter retorno de nosso considerável investimento feito no primeiro carro esportivo puramente elétrico da Porsche e na expansão da produção nas instalações de Zuffenhausen quando o Mission E começar a ser vendido, no final da década." 

A Porsche está investindo um bilhão de euros no Mission E e criando mais de 1.200 novos empregos. Além disso, a fabricante de carros esportivos está gastando várias centenas de milhares de euros em tecnologias futuras e trens de força híbridos plug-in. "É extremamente desafiante administrar uma soma significativa de investimentos e ao mesmo tempo manter um alto nível de retorno financeiro", continua Meschke.

Desde que as cotações de câmbio permaneçam estáveis no atual ano fiscal de 2017, Blume e Meschke esperam registrar um resultado operacional no final do ano ligeiramente acima do nível do ano passado. Desta forma, a Porsche deverá alcançar seu objetivo estratégico de uma margem de lucro operacional de pelo menos 15 por cento.

Quanto à atual discussão em relação ao diesel, a Porsche assume total responsabilidade junto aos seus clientes. A Porsche não desenvolve nem fabrica motores diesel por conta própria.

Sambódromo terá exposição de carros Hood Ride

Na próxima terça-feira, dia 01 de Agosto, às 18h, o Auto Show Collection, tradicional encontro de veículos antigos do sambódromo, promove a "Noite Hood ride", em homenagem aos veículos customizados e enferrujados, uma tendência originária da Califórnia, nos EUA, que tem derivações como os estilos Rat Look, So Cal ou California Look.

A exposição da Noite Hood Ride terá os carros que traduzem o estilo considerado uma contra-cultura do antigomobilismo, onde os veículos não precisam estar em excelente estado de conservação. Pelo contrário, quase sempre rebaixados (slammed), fazem questão de exibir pontos de ferrugem, e acessórios de customização. Serão expostas motocicletas e veículos, principalmente da linha Volkswagen equipados com motor refrigerado a ar.

Além da exposição, os visitantes terão como atrações uma área de compra e venda de veículos antigos, área de Food Trucks, praça de alimentação, mercado de peças, amplo estacionamento e infraestrutura com segurança, equipe de apoio, sonorização e iluminação, no maior ponto de encontro dos fãs de automóveis e motocicletas de São Paulo.

No Espaço Motociclismo, que reúne toda semana cerca de 600 motocicletas, os fãs de veículos de duas rodas terão atrações especiais como banda ao vivo, sorteio de brindes, exposição de motos clássicas e recentes, Food trucks e uma área exclusiva de test ride com motos da linha Royal Enfield, scooters Kymco e Haojue, e modelos Suzuki, Ducati entre outros.

O Auto Show Collection reúne cerca de 6.000 pessoas e mais de 1.200 veículos a cada edição nas noites de terça-feira, no sambódromo do Anhembi. Além do evento temático, o encontro terá a tradicional exposição de veículos antigos e especiais, área para carros mexidos e customiziados e outras atrações como o mercado de peças, área de compra e venda de veículos, área de modelismo, praça de alimentação, pizzaria entre outros.

A programação completa do evento está disponível no site: www.autoshowcollection. com.br .

Serviço:
Auto Show Collection
Local: Pavilhão do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1209 (entrada pelo portão 38)
Toda terça das 18h às 23h
Atrações: área de exposição, mercado de peças, banda ao vivo, praça de alimentação, área de Food Trucks (Auto Show Food Park), área de compra e venda de veículos antigos e importados, exposição de plastimodelismo e rádio feira.

sábado, 29 de julho de 2017

Máquinas compactas são alternativas econômicas e práticas

Por serem menores e, portanto, mais ágeis e seguros para intervenções em espaços confinados, os miniequipamentos vêm ganhando destaque em obras urbanas e no campo, principalmente por apresentar soluções específicas para diversas aplicações. Versáteis, os compactos ainda contam com uma ampla gama de implementos, tanto para as minicarregadeiras quanto para as escavadeiras compactas.

A multifuncionalidade dos miniequipamentos tem chamado a atenção de profissionais dos mercados agrícola e de construçãoA TransMout, utiliza a sua minicarregadeira L218, da New Holland, em todo tipo de aplicação, especialmente no carregamento de blocos e de caminhões. 

O mercado agrícola é outro segmento que vem aumentando a utilização de máquinas de construção em suas atividades. Dos compactos os equipamentos mais comercializados para o agronegócio são a minicarregadeira. “Elas podem ser equipadas com múltiplos implementos, como caçambas, valetadeiras, perfuratrizes, roçadeiras e garfos pallets, o que as tornam muito versáteis e produtivas para as várias atividades no setor agropecuário, como o carregamento de fardos e a limpeza de currais”, destaca Paula Araújo.

Linha completa

Na linha completa de produtos da New Holland Construction, marca presente no país há 65 anos com fábrica em Contagem (MG), são dez os miniequipamentos: sete opções de minicarregadeiras, L213, L215, L218, L220, L223, L225 e L230, e três de miniescavadeiras, E27B, E35B e E55BX. A gerente explica que a procura por máquinas com essas características está diretamente ligada à capacidade de adequação dos equipamentos, seja por dimensões menores das obras, limitação de espaço físico ou características da engenharia mecânica.

BALANÇO GLOBAL DA FCA MOSTRA CRESCIMENTO DAS VENDAS NO SEMESTRE

A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) divulgou hoje seus resultados financeiros globais relativos ao segundo trimestre do ano e reportou um resultado de €1,9 bilhão no período (EBIT ajustado), com crescimento de 15% sobre igual período no ano anterior. Com este resultado, as margens se elevaram para 6,7%. O lucro líquido corrigido cresceu 52%, para €1,1 bilhão.

As vendas globais do grupo no segundo trimestre somaram  1,22 milhão de unidades, elevando as vendas acumuladas para 2,37 milhões de unidades no semestre, em linha com o resultado de igual período do ano passado. O faturamento acumulado no semestre foi de € 55,6 bilhões, crescendo 2% sobre igual período de 2016. O endividamento industrial recuou € 900 milhões em relação ao primeiro trimestre do ano, situando-se em € 42 bilhões.


Em função destes resultados, o grupo confirmou suas projeções para o ano, de vendas entre € 115 e € 120 bilhões, EBIT ajustado superior a € 7  bilhões, lucro ajustado superior a € 3 bilhões e endividamento industrial inferior a € 2,5 bilhões.