Além de ser um dos carros esportivos mais famosos
da década de 1970, o BMW M1 é um automóvel fascinante e que ajudou a moldar a
BMW M, a divisão de modelos esportivos do BMW Group, como nenhuma outra.
Ostentando um potente motor de seis cilindros em linha e um nome
impressionante, o BMW M1 tornou-se um veículo importante no mundo automotivo
quando estreou em 1978, superando expectativas e tornando-se um ícone sobre
quatro rodas. Há quatro décadas, seu design atemporal, combinado a uma
tecnologia purista e voltada para as pistas, lançou um feitiço sobre os fãs do
automobilismo, e continua a fascinar até hoje.
Desde o início, o BMW M1 foi um projeto ambicioso, pois foi o primeiro
modelo concebido pela BMW Motorsport GmbH. Originalmente, a intenção era usar o
carro no Campeonato Alemão de Automobilismo (Deutsche Rennsport Meisterschaft),
considerado o predecessor do Campeonato Alemão de Carros de Turismo (Deutsche
Tourenwagen Masters). Mas, devido ao seu longo e complicado período de
desenvolvimento e uma mudança no regulamento da categoria, o BMW M1,
finalmente, fez sua estreia nas pistas no Campeonato BMW M1 Procar, categoria
monomarca especialmente criada pela BMW. Um total de 460 unidades do BMW M1
foram produzidas, entre 1978 e 1981, de forma artesanal, com base em
especificações de homologação do Grupo 4 (carros de turismo e rali), e de
acordo com os regulamentos da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
As formas do BMW M1, criado pelo renomado designer italiano Giorgio
Giugiaro remontam ao carro-conceito BMW Turbo, projetado pelo francês Paul
Bracq. Com o M1, Giugiaro produziu um desenho atemporal e sua carroceria
dinâmica ajudou a cimentar seu lugar na história automotiva. Graças à sua
impressionante forma aerodinâmica, o M1 conseguiu combinar de forma
impressionante a esportividade à estética.
Entre as principais características do visual distintivo do M1 estão os
faróis escamoteáveis, a releitura da grade frontal em duplo rim, e as saídas de
ar pretas na parte posterior da carroceria. Acima de tudo, no entanto, sua
baixa altura, de apenas 1,14 metros, é um dos recursos de design fundamentais
do cupê e que lhe permitiu obter um baixo centro de gravidade, favorecendo a
transposição de curvas em alta velocidade.
Os autênticos atributos de desempenho do motor do BMW M1 permanecem
evidentes até hoje. O bloco à gasolina, de seis cilindros em linha, da versão
de rua oferece 277 cavalos de potência e gera um torque máximo de 330 Nm. Ele
extrai essa potência de 3,5 litros de deslocamento. Suas quatro válvulas por
cilindro, que funcionam em conjunto com uma injeção mecânica, estavam muito à
frente de seu tempo, enquanto sua impressionante velocidade máxima de 265 km/h
fez do BMW M1 o carro esportivo alemão mais rápido de sua época. O som
cativante característico do motor de seis cilindros, aspirado naturalmente, faz
com que os proprietários e pilotos de corrida continuem a dirigir o BMW M1 com
grande entusiasmo até hoje.
O peso do BMW M1 era de apenas 1.300 quilos, e, combinado à distribuição
de peso ideal (50:50) por meio da posição central do motor, elevou o cupê a
excelentes características de dirigibilidade. O motor deste carro de alta
performance – conhecido internamente pelo código M88 – alcançou sucesso durante
muito tempo. No início dos anos 1980, ele serviu de base para os motores usados
no BMW M635i e no primeiro BMW M5.
Devido ao seu conceito e design, o BMW M1 foi otimizado para os desafios
das pistas de corrida. Ao mesmo tempo, este bólido excepcional também dominava
todos os requisitos exigidos para um veículo de rua.
Entre 1979 e 1980, o Campeonato BMW M1 Procar foi uma das competições
automobilísticas mais espetaculares do automobilismo mundial. As corridas eram
disputadas como prova preliminar das etapas europeias da Fórmula 1 alcançando
grande sucesso de público. Os cinco pilotos de F1 mais rápidos nos treinos dos
respectivos GPs garantiam o direito de participar do grid da Procar e corriam
com M1s idênticos contra pilotos de outras categorias e aspirantes promissores.
Além de mostrar todo o seu desempenho nesta categoria, os BMW M1 Procar também
competiam em provas de alta resistência e outros diversos campeonatos nacionais
entre 1979 e 1986.
Externamente, a versão Procar do BMW M1 diferia do modelo de rua graças ao
seu grande spoiler traseiro, aos para-lamas distintamente alargados e ao
spoiler dianteiro modificado. O motor era baseado na versão de produção, mas
com ainda mais potência – 470 cv. O M1 Procar acelera de 0 (zero) a 100 km/h em
4,5 segundos e pode atingir velocidades de até 310 km/h. Mais tarde, quando o
M1 foi desenvolvido de acordo com o regulamento do Grupo 5 (carros de turismo
especiais), o motor à gasolina, de seis cilindros em linha ganhou turbo,
proporcionando potências entre 850 cv e 950 cv.
Uma versão da BMW M1 Procar, que apresentava um design exterior assinado
pelo artista americano de Pop Art, Andy Warhol, alcançou enorme popularidade na
década de 1970. Ele deu continuidade à tradição dos BMW Art Cars e é um dos
automóveis mais valiosos da BMW M de todos os tempos. Curiosamente, o M1 Procar
decorado por Warhol chegou a disputar as 24 Horas de Le Mans de 1979.
Para marcar o 30º aniversário do BMW M1, em abril de 2008, a BMW
apresentou o carro-conceito BMW M1 Hommage. Muitos detalhes de design deste
modelo, de cor vermelho-fogo, foram aplicados em modelos da marca, entre eles o
esportivo híbrido BMW i8.
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