A Porsche Brasil apresenta, entre os dias 14 e 15 de agosto,
a terceira geração do seu Porsche Cayenne, equipado com novos motores e chassi,
além de um conceito de operação inovador e de maior conectividade. O design
também foi aprimorado, seguindo o DNA da empresa alemã.
O preço do novo
Cayenne começa em R$ 423.000,00. Já o Cayenne S tem preço inicial em R$
523.000,00, enquanto o modelo Cayenne Turbo pode ser adquirido por R$
733.000,00.
A nova geração do
Cayenne chega com motores mais potentes. A versão inicial possui motor turbo de
seis cilindros em V com 3 litros e 340 cv de potência e um torque de 450 Nm. Já
o Cayenne S é movido por um V6 2.9 biturbo. Ele desenvolve 440 cv e 550 Nm de
torque. Para quem deseja mais potência e esportividade, o Cayenne Turbo é o
topo de linha e gera 550 cv, superando o motor de seu antecessor em 30 cv,
enquanto o torque máximo de 770 Nm representa um aumento de 20 Nm.
No quesito
desempenho, o Cayenne acelera de zero a 100 km/h em 6,2 segundos (em 5,9
segundos com o pacote Sport Chrono). A velocidade máxima é de 245 km/h. Já o
modelo Cayenne S faz a mesma aceleração em 5,2 segundos (4,9 segundos com
pacote Sport Chrono) e tem velocidade máxima de 265 km/h. Na versão Cayenne
Turbo, esta aceleração se dá em apenas 4,1 segundos (3,9 segundos com Sport
Chrono) e alcança a velocidade máxima de 286 km/h. O câmbio é um tiptronic de 8
velocidades e a tração é ativa nas quatro rodas em todas as versões.
O novo Cayenne
possui sistemas ativos de chassi, que são analisados e sincronizados pelo
Porsche 4D Chassis Control. Esse sistema trabalha em tempo real otimizando
continuamente o comportamento de pilotagem. Assim como no 911 e
Panamera, o Cayenne pode ser agora equipado com o eixo traseiro direcional. Ele
melhora a agilidade nas curvas e a estabilidade nas mudanças de faixa com
velocidades mais altas. Além disso, o diâmetro de giro reduzido facilita o
manuseio do carro no dia a dia.
A suspensão a ar
adaptável - opcional com nova tecnologia de três câmaras -, aumenta
significativamente a amplitude entre uma conexão rígida-esportiva e oferece
conforto de viagem equiparável ao de um sedã. Esse sistema permite ajustar a
altura do solo em terrenos fora de estrada. Com a estabilização de rodagem
opcional Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC), os motoristas esportivos
beneficiam-se da troca do sistema hidráulico para o sistema elétrico. Uma rede
de bordo de 48 volts de potência possibilita esta conversão. Tempos de reação
mais curtos permitem maior precisão da dinâmica de direção, além do adicional
conforto com direção mais moderada.
Os modelos possuem
entradas de ar maiores na dianteira em virtude do aumento de potência nos
motores; as lanternas de canto horizontais conferem ao SUV um visual mais largo
e mais atlético. A nova geração do Cayenne chega 63 milímetros maior em
comprimento do que o modelo anterior, mas mantém a mesma distância entre eixos
(2.895 milímetros). Em altura, são nove milímetros a menos em relação ao modelo
anterior, o que passa uma silhueta mais alongada e elegante ao Cayenne. O
volume do bagageiro é de 770 litros - um aumento de 100 litros.
A versão inicial conta com rodas de 20 polegada em sua configuração padrão para o
mercado Brasileiro. Entre as lanternas traseiras, o Cayenne possui um novo
design tridimensional das luzes, e a faixa luminosa contínua de LED estende-se
à inscrição Porsche marcante. Nos faróis, um novo conceito de iluminação em
três níveis: cada Cayenne é equipado de série com faróis de LED. Além destes,
no nível seguinte de expansão é disponibilizado para escolha o Porsche Dynamic
Light System (PDLS), que possui diferentes modos de iluminação, tais como luz
de curva e luz para autoestrada. O sistema mais sofisticado é o novo farol
principal de LED Matrix com PDLS Plus. 84 diodos luminosos, controláveis
individualmente e que possibilitam distribuição e intensidade totalmente
variáveis da luz.
Seguindo o estilo
da Porsche, do seu assento o motorista enxerga um tacômetro analógico
centralizado. Este é ladeado por dois displays Full HD de sete polegadas, que
exibem todos os demais dados de direção relevantes e informações personalizadas
que podem ser selecionadas através do volante multifuncional. Os sistemas de
assistência mais importantes incluem um assistente de visão noturna com câmera
termográfica, um assistente para ponto cego, um de controle de troca de pista com
reconhecimento de sinalizações de trânsito, e o ParkAssist com Surround View.
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