Protagonistas no
cenário mundial das competições de motocross, rali e enduro, a família CRF de
motocicletas de competição, representadas pelas CRF 450 e CRF 250, maiores
representantes da linha de off-road da Honda, está disponível no Brasil.
A linha CRF 450,
a mais poderosa off-road de competição da Honda, poderá ser encontrada em três
versões: CRF 450X, CRF 450R e CRF 450RX. Já a ágil família CRF 250, terá no
Brasil os modelos CRF 250R e CRF 250RX. Todas elas projetadas visando atender
tanto os mais exigentes pilotos profissionais, como exaltar as capacidades dos
praticantes do off-road
.
Três modelos
merecem destaque especial: a totalmente renovada CRF 450X e as novas CRF 250RX
e CRF 450RX. As primeiras são um genuíno passaporte para o mundo do esporte fora
de estrada de alto nível. As CRF 450RX e CRF450X, em versão 2019, receberam
muitos aperfeiçoamentos, resultando em motocicletas ainda mais competitivas,
mas que souberam preservar o caráter múltiplo, capaz de atender tanto as
expectativas dos mais experientes pilotos de rali e enduro, como as daqueles
que desejam uma moto de altíssima especificação para as trilhas de final de
semana.
Já a inédita CRF
250RX, derivada da CRF 250R de motocross, e inspirada na "irmã maior"
CRF 450RX, é direcionada a pilotos que preferem e/ou necessitam da imensa
agilidade que uma 250 pode oferecer. Sua maneabilidade aliada ao peso reduzido,
pronta resposta ao acelerador e eficácia de suspensões e freios são elementos
fundamentais para enfrentar terrenos desafiadores.
Na sequência, a
descrição das cinco novas integrantes da linha Honda CRF 2019. Importadas do
Japão, tais modelos contam com o apoio da maior rede de concessionários
presente no território brasileiro, com mais de 1.100 pontos de venda.
HONDA CRF
450R
Projetada para a
prática do motocross, a versão 2019 da CRF 450R estreia um novo chassi e
balança de suspensão traseira, plenamente adequados para suportar toda a força
do motor que ganhou torque e potência máxima.
Mais leve que
sua predecessora de 2018 – quase um quilo a menos – a CRF450R inaugura na linha
2019 o HRC Launch Control, sistema eletrônico de auxílio à largada selecionável
em três níveis: 1º Muddy (lama)/Beginner (iniciante), 2º Dry (seco)/Basic ou 3º
Dry/Expert. O motor também permite escolher, por meio do EMSB - Engine Mode
Select Button, entre três níveis diferentes de emissão de potência – Standard,
Smooth (suave) ou Agressive.
Completam as
principais novidades da CRF 450R 2019 o novo guidão Renthal Fat Bar ajustável
em quatro posições, o par de ponteiras de escape mais longas e o tanque de
combustível em titânio, que auxilia de maneira inequívoca a redução da massa. A
CRF 450R pesa apenas 112 kg.
HONDA
CRF450RX
A mais elaborada
Honda para a prática enduro, a CRF 450RX, deriva diretamente da CRF 450R de
motocross. As diferenças se concentram à roda aro 18" (aro 19" na CRF
450R), tanque de combustível de plástico e com maior capacidade (8,5l contra
6,3l) e a existência do cavalete lateral em aluminio forjado.
Como na irmã
"R", a CRF 450RX se vale do renomado motor monocilindro SOHC Unicam,
dotado do HRC Launch Control e do Engine Mode-EMSB em três níveis. Outro ponto
em comum à ambas é o guidão Renthal, os aros de alumínio pretos e o sistema de
partida elétrica. O peso em ordem de marcha é de 116 kg.
HONDA CRF
450X
Nova em cada
detalhe, a CRF 450X é uma genuína integrante da família das Honda CRF 450 de
competição, distinguindo-se, porém, em itens que a tornam ideal para uso
intensivo – leia-se muitas horas ao guidão –, típicas dos ralis. Por conta
disso, o motor SOHC e é dotado de ventoinhas nos radiadores, o que auxilia na
manutenção do equilíbrio térmico e, consequentemente, na confiabilidade.
Outro
diferencial da CRF 450X é o câmbio de seis marchas – cinco na CRF 450R e CRF
450RX – e a presença de um conjunto de carenagem/number plate com farol e
quadro de instrumentos dotado de velocímetro, dois hodômetros, indicador de
consumo instantâneo, médio e autonomia restante. O peso em ordem de marcha da
CRF 450X é de 125 kg.
HONDA CRF
250R
No motocross, a
categoria 250 é reconhecidamente a mais equilibrada, na qual detalhes fazem a
diferença entre vitoriosos e derrotados. No projeto da Honda CRF 250R 2019 o
conceito de que um bom começo é meio caminho andado para o sucesso foi levado a
sério: equipada com o HRC Launch Control, a CRF 250R será sempre forte
candidata a título em qualquer disputa, com o piloto podendo escolher entre
três níveis – Muddy, Dry e Dry/Expert. Como na CRF 250RX, a "R"
também possibilita três ajustes de motor via EMSB - Engine Mode Select Button.
O moderno
monocilindro DOHC, igual ao da CRF 250RX, tem ajuste que privilegia a
transmissão de potência ao solo de maneira mais agressiva, característica
desejável no motocross. Também o ajuste das suspensões Showa é mais rígido que
na CRF 250RX assim como a roda traseira é de 19" (18"na CRF 250RX).
Um diferencial particular na CRF 250R é o tanque de menor capacidade (6,3l)
feito em titânio, o que faz dela a mais leve da família: apenas 108 kg em ordem
de marcha.
HONDA CRF
250RX
Grande novidade
do segmento trail/enduro mundial, a CRF 250RX exalta o potencial típico das
250, com grande adequação a terrenos mais difíceis e a pilotos de menor
experiência e porte físico.
Uma 250 é
caracterizada por ser uma máquina ágil e fácil de ser levada em trilhas
técnicas, o que torna a pilotagem menos estressante e eficaz. Derivada da CRF
250R de motocross, a CRF 250RX utiliza o mesmo chassi e motor, que, porém, tem
acerto diferente resultando em respostas menos agressivas ao acelerador. Mesmo
assim, o sofisticado monocilindro DOHC com quatro vávulas de titânio e
alimentado pelo sistema PGM-FI.
Como nas CRF
450R e CRF 450RX, também estão presentes na CRF 250RX o EMSB - Engine Mode
Select Button, com três diferentes mapeamentos do motor, e o HRC Launch Control
System com os mesmos três níveis de auxílio a largada.
O tanque de
plástico tem capacidade de 8,5 litros e possibilita autonomia de
aproximadamente 65 km. Cavalete lateral de alumínio forjado e a partida
elétrica, mais do que itens de comodidade, são fundamentais para uma verdadeira
off-road de última geração. Com peso em ordem de marcha de referência – apenas
111 kg – a CRF 250RX é seguramente a mais moderna e competitiva motocicleta de
sua categoria.
Equipamentos
comuns à todas as CRF:
- Suspensão
dianteira upside-down Showa SPG 49mm;
- Suspensão traseira Pro-Link
Showa;
- Injeção eletrônica PGM-FI;
- Partida elétrica;
- Bateria 12V de Li-ion;
- Discos de freio de 260mm
(dianteiro) e 240mm (traseiro);
- Rodas de alumínio DID pretas
Com esses cinco
novos modelos, a Honda reafirma o seu compromisso com a evolução e com o
reforço contínuos de sua família CRF, com um modelo off-road dedicado para cada
tipo de piloto e entusiasta.
Os novos modelos
voltados para competição da linha CRF têm preço público sugerido de:
MODELO
|
ANO
|
PREÇO
|
CRF 250R
|
2019
|
R$40.590
|
CRF 250RX
|
2019
|
R$43.590
|
CRF 450R
|
2019
|
R$44.590
|
CRF 450X
|
2019
|
R$44.990
|
O PPS
TEM COMO BASE O ESTADO DE SP
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário