A Kia Motors Corporation revelou pela primeira vez sua
tecnologia de Sistema de Som Separado (SSZ) de última geração, que permite que
cada passageiro de um veículo acesse conteúdos de áudio adaptados às suas
necessidades individuais, incluindo músicas, chamadas telefônicas de viva voz e
alertas, mantendo um espaço social livre de fones de ouvido, no qual os
passageiros podem conversar naturalmente.
A tecnologia SSZ cria e controla os campos acústicos do carro, permitindo que o
motorista e cada passageiro ouçam sons isolados. Os diversos alto-falantes
instalados no veículo apresentam tecnologias que utilizam princípios
científicos para reduzir ou aumentar os níveis de áudio das ondas sonoras. Isso
impede a sobreposição de sons ouvidos em cada assento, criando o mesmo efeito
que os atuais sistemas de cancelamento de ruído, mas sem a necessidade de fones
de ouvido.
Cada pessoa possui um gosto musical, então alguns passageiros optam por
utilizar fones de ouvido durante uma viagem, para isolar o fluxo de áudio.
Porém, isso também cria uma barreira social desnecessária para a interação com
outros passageiros. Ao viajar em um veículo equipado com a tecnologia SSZ de
última geração, cada passageiro pode conectar seu smartphone via Bluetooth e
ouvir sua própria música, sem interferência ou interferindo nos fluxos de áudio
dos outros passageiros.
Quando a SSZ é utilizada, as chamadas telefônicas hands-free também podem ser
isoladas para cada passageiro, garantindo a privacidade das conversas
telefônicas.
Além disso, essa tecnologia inovadora pode eliminar sons desnecessários para o
passageiro, mas importantes para o motorista. Sons de navegação ou vários
alertas permitem que o condutor se concentre no controle do veículo, enquanto o
sistema SSZ isola esses sons, mantendo uma área tranquila para os outros
passageiros. Este recurso possui uma funcionalidade particularmente direcionada
para os condutores acompanhados de crianças, por exemplo.
A tecnologia SSZ está em desenvolvimento desde 2014, e a expectativa é a de que
o sistema de produção em massa esteja pronto para instalação em veículos dentro
de um a dois anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário