A Cervejaria
Ambev, dona de marcas como Skol, Brahma, Antarctica e Guaraná, anunciou que,
até 2023, irá passar a utilizar 1.600 caminhões elétricos da Volkswagen
Caminhões e Ônibus no transporte de bebidas. Com a parceria, cerca de 35% da
frota que atende a cervejaria será composta por veículos movidos a energia
limpa, deixando de emitir mais de 30,4 mil toneladas de carbono em sua cadeia
logística por ano. A negociação é a maior da VWCO no ano para o segmento de
cargas.
O primeiro
caminhão a integrar essa frota será o VW e-Delivery e chegará às ruas ainda
este ano, inaugurando assim a primeira fase de testes para determinar a
tecnologia mais adequada para atender as operações da Cervejaria Ambev. O
modelo será recarregado com 100% de energia elétrica comprada de fontes limpas,
como eólica e solar.
A parceria é um
marco na história das duas empresas: esse é o maior anúncio do tipo já feito no
mundo. O trabalho em conjunto representa um passo importante em direção a um
futuro cada vez menos dependente de combustíveis fósseis e tem por objetivo
reduzir ainda mais as emissões de gases de efeito estufa na frota que atende a
Cervejaria Ambev. Entre 2014 e 2017, a companhia já reduziu esse índice em
33,9%.
Esse é o
primeiro caminhão leve 100% elétrico da América Latina com zero emissão de CO2.
A solução está alinhada à política de desenvolvimento e promoção de tecnologias
limpas do Grupo VW Truck & Bus, do qual a VW Caminhões e Ônibus faz parte.
Desenvolvidos no
Brasil, os veículos trazem soluções de última geração para logística verde,
como sistemas inteligentes para ajustar a demanda da bateria conforme a
operação e para recuperar a energia da frenagem. Os caminhões podem chegar a
uma autonomia de até 200 quilômetros, de acordo com a aplicação e a
configuração do veículo. O nível de ruído é extremamente baixo quando comparado
aos modelos tradicionais, melhorando o conforto do motorista e seus ajudantes
na operação.
A
sustentabilidade socioambiental é um pilar central do negócio da Cervejaria
Ambev. Nos últimos cinco anos, a companhia destinou mais de R$ 1 bilhão para
projetos voltados a esse fim em sua operação. O montante contribuiu para a
superação de seis das sete metas anunciadas em 2013 para serem atingidas em
2017. Agora, a cervejaria anunciou mais um passo importante nesse trabalho, com
novos compromissos, que tem previsão de atingimento até 2025. As metas,
definidas pela AB InBev globalmente, são divididas em quatro pilares, sendo que
um deles se refere especificamente à redução das emissões de carbono em suas
operações e à compra de eletricidade de fontes renováveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário