A Jaguar Land Rover, empresa britânica de veículos premium,
desenvolveu a tecnologia “olhos virtuais” para veículos autônomos compactos,
chamados de pods na Inglaterra. A tecnologia tem o objetivo de entender
como as pessoas confiarão em veículos autônomos no futuro, já que estudos
sugerem que até 63% dos pedestres se dizem preocupados com a segurança ao
atravessar a rua.
Com aparência amigável, os "pods com olhos" têm
uma função essencial: ajudar a descobrir a quantidade de informações que carros
autônomos do futuro devem compartilhar com usuários ou pedestres para garantir
que as pessoas confiem na tecnologia.
Como parte do projeto de engenharia, a Jaguar Land Rover
contou com a ajuda de uma equipe de psicólogos cognitivos para entender melhor
como o comportamento do veículo afeta a confiança humana em novas tecnologias.
Os testes de confiança fazem parte do projeto UK Autodrive, promovido pela
Jaguar Land Rover com o apoio do governo do Reino Unido.
Os
veículos inteligentes pods funcionam de forma autônoma em uma rua fictícia
em Coventry, na Inglaterra. Ao mesmo tempo, o comportamento dos pedestres é
analisado enquanto eles esperam para atravessar a rua. Os "olhos virtuais"
foram desenvolvidos por uma equipe de engenharia avançada que atua na divisão
de Mobilidade do Futuro da Jaguar Land Rover. Os pods procuram os
pedestres - aparecendo por meio de um "olhar" diretamente para eles -
sinalizando aos usuários da estrada que eles foram identificados e que o
dispositivo pretende tomar medidas preventivas.
A segurança continua sendo prioridade número um para a
Jaguar Land Rover, uma vez que a marca tem investido em tecnologias autônomas,
tornando-se uma das líderes automotivas em veículos autônomos, conectados,
elétricos e em mobilidade compartilhada. O teste está alinhado com os objetivos
estratégicos de longo prazo da marca: tornar os carros mais seguros, fazer com
que as pessoas tenham mais tempo e melhorar a mobilidade para todos.
Pete Bennett, Gerente de Pesquisa de Mobilidade no Futuro
da Jaguar Land Rover, diz: “Faz parte da natureza humana olhar para o motorista
do veículo que se aproxima antes de entrar na estrada. Entender como isso se
traduz no mundo mais automatizado no futuro é importante. Queremos saber se é
benéfico fornecer as pessoas informações sobre as intenções de um veículo ou se
simplesmente deixar que um pedestre saiba que ele foi reconhecido é suficiente
para melhorar a confiança."
Os testes são parte de um estudo mais amplo que explora
como veículos conectados e autônomos do futuro podem replicar o comportamento
humano e as reações ao dirigir. Como parte do estudo, mais de 500 participantes
foram avaliados enquanto interagiam com os veículos autônomos pods,
desenvolvidos por UK Autodrive, consórcio do Reino Unido que testa veículos
autônomos, em parceira com a empresa Aurrigo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário