Maior exportadora de veículos comerciais do País, a
Mercedes-Benz do Brasil, que já tem uma tradicional e destacada presença na
América Latina, está expandindo as vendas para outros mercados. Este é o caso
das exportações crescentes de caminhões Atego e Accelo para a África e o
Oriente Médio.
“No ano passado, enviamos aproximadamente 260 caminhões
Atego e Accelo para países da África e do Oriente Médio. Para 2018, projetamos
o embarque de mais 350 unidades, o que significa um crescimento de cerca de 40%
nas exportações destes caminhões para aquelas regiões”, afirma Roberto
Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões
e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Os caminhões já saem do nosso País
customizados para atender às demandas específicas de cada mercado”.
O crescimento das vendas de Atego e Accelo para países da
África e do Oriente Médio contribui para o avanço da Mercedes-Benz do Brasil no
mercado externo.
Atego e Accelo, já consagrados no mercado brasileiro,
esses caminhões desenvolvidos e produzidos pela Mercedes-Benz do Brasil vêm
obtendo aprovação nas severas aplicações da África e do Oriente Médio. Os
caminhões exportados pela Empresa são customizados para atender às solicitações
específicas dos clientes e às legislações de cada país. Sob coordenação da área
de Centro de Customização para Clientes (Custom Tailored Trucks – CTT),
esse trabalho conta com o envolvimento de profissionais de Engenharia,
Produção, Vendas, Marketing, Controlling e Peças & Serviços.
Como resultado da atuação do CTT, foram criadas, por
exemplo, soluções como a aplicação de pneus largos super single 365/85 no Atego
1725 4x4, a fim de aumentar a eficiência nas operações fora de estrada no
deserto. Do mesmo modo, foram produzidos caminhões com escape vertical,
iluminação externa de emergência no teto da cabina (giroflex), entre-eixos mais
curtos, dispositivo de proteção frontal e painel de instrumentos com idioma
árabe.
A Mercedes-Benz do Brasil, em parceira com
implementadores, também exporta veículos completos, como para o transporte de
tropas, tanques de água e combustível, coletor de lixo e autossocorro.
Os caminhões
Accelo e Atego produzidos pela Mercedes-Benz do Brasil complementam o amplo e
abrangente portfólio global da Daimler Trucks nessas regiões. O Accelo é um
modelo totalmente desenvolvido no Brasil. Além disso, com as soluções
customizadas do Atego, foi ampliada a participação no atendimento a diversos
mercados mundiais da Daimler Trucks, com motores Euro 3 ou Euro 5, conforme a
necessidade do cliente e legislação local.
A fim de ampliar ainda mais a competitividade da Empresa
nas exportações de caminhões, a Mercedes-Benz do Brasil adotou soluções
inovadoras de logística para o envio dos veículos aos clientes da região do
Oriente Médio e da África. Como resultado, reduz os custos de frete e agiliza o
tempo de trânsito.
Os caminhões semipesados Atego estão sendo embarcados no
sistema de Flat Rack Containers, solução que gera uma economia de 16% a 20% no
frete em relação à alternativa de Navio Ro-Ro (Roll-on e Roll-off), em que os
veículos entram e saem do navio rodando por seus próprios meios.Já o Accelo, de
dimensões compactas, é transportado em containers convencionais, com economia
de 50% sobre o Navio Ro-Ro.
Além da diminuição no custo do frete, a opção pelos
containers assegura mais uma importante vantagem no transporte marítimo aos
clientes, que é a redução de cerca de 25% no tempo de trânsito em relação ao
navio tipo Ro-Ro sendo que a Mercedes-Benz é a primeira fabricante do País a
utilizar containers para embarque de caminhões.
A fim de demonstrar todas as soluções oferecidas pela
Mercedes-Benz do Brasil aos clientes do mercado externo, a Empresa tem recebido
a visita de concessionários e seus clientes na fábrica de São Bernardo do Campo
(SP), que têm assim a oportunidade de conhecer as linhas de produção de
caminhões, motores e agregados, bem como, os produtos do portfólio.
Atualmente, a Mercedes-Benz do Brasil exporta
caminhões e ônibus para cerca de 50 países. Além dos mercados da África e
Oriente Médio, os outros destinos são América Latina, Ásia e Oceania.
Nenhum comentário:
Postar um comentário