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Porsche Classic criou um item de coleção altamente desejável: o último 911
Turbo com motor resfriado a ar - 20 anos depois do final da produção em série
do modelo. O design da geração 993 do 911 Turbo é baseado numa carroceria
original e a aparência do veículo é tão única como sua história: pintado na cor
Amarelo Dourado Metálico, ele remete ao 911 Turbo S Exclusive Series 2018. As
rodas pretas são valorizadas por detalhes na cor da carroceria, enquanto os
bancos e acabamento interno são pretos, com detalhes também em amarelo dourado.
A carroceria traz as características tomadas de ar laterais do 993 Turbo que,
em 1998, eram oferecidas como opcionais para o 911 Turbo normal.
Desenvolvendo 450 hp, o clássico carro esportivo celebrará sua estreia mundial
na Porsche Rennsport Reunion em Laguna Seca, nos Estados Unidos, no dia 27 de
setembro de 2018. O item de colecionador, para uso restrito em pistas privadas,
será então leiloado pela empresa RM Sotheby's no Porsche Experience Center em
Atlanta, em 27 de setembro de 2018. O resultado da venda será doado à Fundação
Ferry Porsche, uma organização não-lucrativa criada este ano para marcar a
comemoração dos "70 anos da Porsche".
“O Project Gold demonstra a abrangente capacidade da Porsche Classic de uma
forma fascinante”, afirma Detlev von Platen, membro do Conselho Executivo da
Porsche AG responsável por Vendas e Marketing. "Este projeto mostra
claramente nosso enfoque estratégico. Apesar de estarmos começando um novo
capítulo na história de nossos carros esportivos com o Porsche Taycan, a
história da evolução da empresa não é menos importante. Pelo contrário, este
993 Amarelo Dourado demonstra como somos incrivelmente apaixonados pela
tradição da nossa marca."
O Project Gold representa uma espetacular contribuição da Porsche Classic para
as celebrações dos "70 anos da Porsche": com esse aniversário em
mente, assim como o próximo lançamento ao mercado do Taycan, como o primeiro
carro esportivo puramente elétrico da Porsche, os especialistas da Porsche
Classic propuseram a ideia de construir um veículo completamente novo baseado
numa carroceria genuína tipo 993 existente, demonstrando tanto tradição como
inovação. Eles contaram com uma seleção de mais de 6.500 peças genuínas que a
Porsche Classic oferece com exclusividade para os modelos da geração 993. No
total, a divisão Classic mantém em estoque atualmente cerca de 52 mil peças,
que podem ser obtidas através dos Porsche Classic Partners e Porsche Centers ao
redor do mundo para reparar e restaurar carros clássicos da Porsche.
A construção do veículo inédito levou aproximadamente um ano e meio. A
carroceria passou inicialmente pelos processos de proteção contra corrosão e de
pintura aplicados atualmente aos veículos de produção em série. O item de
coleção foi então montado e regulado por especialistas da Porsche Classic na
oficina de restauração da Porsche em Stuttgart.
Um motor boxer de seis
cilindros biturbo de 3,6 litros inteiramente novo, com 450 hp, foi instalado no
carro, proporcionando o desempenho que o veículo tinha originalmente, quando
foi produzido em série. A transmissão manual e a tração nas quatro rodas também
foram obtidas entre a gama de peças genuínas oferecidas pela Porsche Classic. O
número do chassi, estampado manualmente, segue o do último modelo produzido em
série do 993 Turbo, que saiu da linha de produção em 1998.
Os elementos internos e externos foram coordenados pelos especialistas da
Porsche Exclusive Manufaktur, que foram responsáveis por criar a série 911
Turbo S Exclusive de 2018, limitada mundialmente a 500 unidades. Para
complementar esses itens, os designers da Style Porsche trabalharam na
graduação das cores e posicionamento dos emblemas, além de outros detalhes
internos.
O 993 continua sendo um item altamente desejado pelos colecionadores até hoje e
é considerado um veículo sofisticado e confiável. Ele foi o primeiro 911 a
apresentar um chassi de alumínio reprojetado que proporcionava uma excepcional
agilidade na época.
A versão 911 Turbo do Porsche 993 também foi a primeira com
motor biturbo, que o tornou o carro de série com o trem de força com menor
índice de emissões do mundo em 1995. A parte dianteira é mais baixa que a dos
primeiros modelos 911, graças à mudança dos faróis redondos para os
polielipsóides. As rodas de alumínio com raios ocos, uma novidade entre os
carros com rodas de alumínio, foram outra inovação presente na versão 911 Turbo
com tração integral. Foram construídas apenas 345 unidades do 911 Turbo S, com
seu motor de alto desempenho de 450 hp.
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