O primeiro protótipo de propulsão híbrida do novo modelo Ultimate Series da
McLaren Automotive, o McLaren Speedtail, entra oficialmente em um regime de
testes de um ano que irá sustentar o desenvolvimento do primeiro McLaren
Hyper-GT. O programa de teste punitivo no período que antecede a produção
(prevista para ser iniciada no final de 2019) terá protótipos do Speedtail
rodando na Europa, América do Norte e África, inicialmente em instalações de
testes automotivos feitas sob medida e depois no tráfego em vias “normais”.
A implantação do primeiro protótipo com atributos do
Speedtail marca um novo e empolgante estágio no desenvolvimento do McLaren mais
rápido, mais aerodinâmico e mais luxuoso já feito. O protótipo é oficialmente
designado MVY02. Mas, ecoando a nomeação das mulas de testes de desenvolvimento
de seu ancestral lendário, o McLaren F1 de 1992, foi batizado de “Albert”. Esta
é uma referência respeitosa não apenas ao nome da mula “Albert” do McLaren F1,
mas também às instalações da Albert Drive, onde o McLaren F1 foi projetado.
O
nome do projeto Speedtail (MVY0) combina as iniciais MV, habituais nos projetos
da McLaren, com os caracteres Y0, que significam o ponto central lateral no
eixo XYZ em CAD (computer aided design, projeto auxiliado por computador).
Distinguido por uma pintura de teste exclusiva, o
“Albert” tem chassi com especificação de produção e transmissão híbrida a
gasolina e elétrica, além do exclusivo cockpit de três lugares com volante em
posição central. À medida que o programa de desenvolvimento e validação
progredir, todos os
A posição central do motorista e o layout de três lugares
utilizados no Speedtail foram vistos pela primeira vez no icônico McLaren F1,
em 1992. Essa configuração é exclusiva da McLaren e permaneceu única entre os
carros de produção até a McLaren.
Automotive confirmar em novembro de 2016 que
seria reprisada no próximo modelo Ultimate Series, então designado com o
codinome BP23. Toda a produção do McLaren Speedtail foi alocada antes mesmo de
o projeto ter sido anunciado oficialmente em novembro de 2016. Os McLaren
Speedtail serão personalizados de acordo com o gosto de cada proprietário pela
McLaren Special Operations (MSO), a divisão da McLaren Automotive responsável
para atender sob medida aos desejos dos clientes.
O layout de assento central do motorista do Speedtail foi
demonstrado publicamente pela primeira vez em um modelo de “teste de conceito”
− era simplesmente um McLaren 720S reconfigurado com um único assento de
comando montado em posição central. Quatro outras mulas vieram depois e
continuarão a ser usadas em todo o mundo para testes de desempenho e
durabilidade, ao lado dos protótipos.
Apesar de sua pintura de teste e da carroçaria das
colunas A para a frente, ”Albert” é fundamentalmente um Speedtail, com painéis
de carroceria representativos de suas formas e portas “tesoura” na exclusiva
estrutura central de fibra de carbono McLaren Monocage. A especificação de
nível de produção
permite que os atributos do Speedtail sejam comprovados em
condições reais no início do processo de desenvolvimento, incluindo, por
exemplo, entrada e saída para o cockpit de três lugares.
O nome Speedtail faz alusão à velocidade final de 403
km/h, maior que a de qualquer McLaren fabricado até hoje, e também ao design
streamlined (em tradução livre, linhas fluidas e aerodinâmicas). O McLaren
Speedtail deverá custar £ 1,75 milhões FOB e o início da produção está previsto
para o final de 2019, com as primeiras entregas sendo feitas no início de 2020.
Assim como aconteceu com o McLaren F1 da década de 1990, 106 carros estarão
disponíveis
e todos já foram alocados aos proprietários.
O McLaren Speedtail é uma mistura sem precedentes de
artesanato contemporâneo, inovação de materiais e personalização sob medida.
Com estilo futurista e altamente otimizado, incorpora novos materiais
requintados para facilitar as possibilidades ilimitadas de customização por
meio da McLaren Special Operations (MSO). O Speedtail é o próximo representante
da Ultimate Series da McLaren, o primeiro “Hiper GT” da marca e o primeiro dos
18 novos modelos ou versões que serão lançados como parte do plano de negócios
Track25.
Nenhum comentário:
Postar um comentário