Com apenas 7,3% de depreciação em um ano de uso, o Jeep
Compass foi o automóvel melhor avaliado na 5ª edição do Selo Maior Valor de
Revenda – Autos, da Agência AutoInforme, em parceria com a Textofinal de
Comunicação, que este ano contou com 18 categorias e o campeão geral.
Em relação à edição anterior, Selo Maior Valor de Revenda – Autos ganhou melhor
distribuição de categorias. Agora são 18 contra 19 segmentos do ano passado,
com a exclusão da categoria Crossover, já que as montadoras reclassificaram
seus produtos como SUVs.
Dezoito modelos foram contemplados pelo Selo Maior Valor de Revenda – Autos
2018 em suas categorias: Renault Kwid (Entrada – 8,4%), Chevrolet Onix (Hatch
Compacto – 9,3%), Volkswagen Golf (Hatch Médio – 11,0%), Mini Cooper (Hatch
Premium – 11,2%), Toyota Prius (Híbrido/Elétrico – 12,7%), Honda Fit
(Minivan/Monovolume – 10,4%), Volkswagen Golf Variant (Perua –
12%), Volkswagen
Saveiro (Picape Pequena – 10,1%), Fiat Toro (Picape Compacta – 11,6%), Toyota
Hilux (Picape Média – 10,9%), Chevrolet Prisma (Sedã Entrada – 7,8%), Honda
City (Sedã Compacto – 8,3%), Toyota Corolla (Sedã Médio – 10%), Ford Fusion
(Sedã Grande – 14,5%), Hyundai Creta (SUV Entrada – 8,9%), Volvo XC60 (SUV
Médio – 12,7%) e Toyota SW4 (SUV Grande – 11,1%), além do próprio Jeep Compass
na categoria SUV Compacto, com 7,3% de depreciação.
A pesquisa considerou os 110 modelos zero km mais vendidos, de 24 marcas. Além
das marcas/modelos vencedores desta 5ª edição do Selo Maior Valor de Revenda – Autos, foram analisados modelos das marcas Audi, Chery, Citroën, Ford, JAC,
Jeep, Kia Motors, Lifan, Mini, Nissan, Peugeot, Renault, Subaru e Suzuki.
Segundo Joel Leite, “oito modelos vencedores desta edição melhoram suas
posições em relação à quarta edição do estudo, com índices de depreciação
menores. São os casos do Volkswagen Golf, Volkswagen Golf Variant, Volkswagen
Saveiro, Toyota Hilux, Honda City, Jeep Compass, Volvo XC60 e o Toyota SW4.
Essa variação positiva mostra que seus fabricantes fizeram um bom trabalho no
pós-vendas”.
Na avaliação de Joel Leite, “a depreciação depende de vários fatores: do
tamanho do carro, da marca, da rede de revendedores, do cuidado que a marca tem
em relação ao pós-vendas, ao segmento, a origem, ao fato de ter grande volume
de venda, à sua aceitação no mercado. Daí a importância do selo”.
Depois de cinco edições, o Selo Maior Valor de Revenda – Autos revela também os
modelos pentacampeões: Chevrolet Onix, Volkswagen Golf, Honda Fit, Toyota Hilux
e Toyota Corolla.
O estudo de depreciação de veículos automotores feito pela Agência Autoinforme,
com base na cotação da Molicar, é o indicador dos ganhadores do Selo Maior
Valor de Revenda – Autos 2018. A comparação foi feita entre o preço praticado
do carro zero km em agosto de 2017 e o preço do mesmo carro (portanto com um
ano de uso) doze meses depois.
Foram considerados os preços praticados no mercado de carros zero em agosto de
2017 e não os preços de tabela. O estudo considera as diversidades ocorridas no
mercado na época da cotação - como a disponibilidade do produto, os bônus
concedidos pelas fábricas e repassados ao consumidor, entre outros fatores -
eliminando eventuais distorções de preços provocadas por essas ações.Foram eliminados os carros que tiveram modificações consideráveis nos últimos
doze meses, para que a comparação não comprometesse o resultado do estudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário