Augusto Farfus encerra sua temporada 2018 nas pistas
neste fim de semana (16 a 18), com a disputa do FIA GT World Cup, a Copa do
Mundo de GT, que acontece no lendário circuito de rua de Macau. Foi neste
cenário também que o piloto brasileiro e a BMW anunciaram nesta quinta-feira
(15) os planos conjuntos para o próximo ano. Em 2019, Farfus estará focado no
programa GT da BMW, e, por isso, o piloto optou por deixar o grid do DTM após
sete temporadas consecutivas no campeonato.
O curitibano segue para um novo capítulo em sua longa
relação com a BMW. Piloto oficial deste 2007, quando começou a representar a
montadora no WTCC, onde ficou até 2010, Farfus também foi peça fundamental no
desenvolvimento da BMW M3 DTM, com a qual a BMW voltou ao grid do DTM após 20
anos de ausência no campeonato, com Augusto em seu line-up.
Já em 2012, ele foi o melhor estreante da temporada, com
uma vitória, duas pole positions e outros dois pódios neste ano. Ao longo de
sete temporadas consecutivas no DTM, Augusto disputou 104 corridas, conquistou
quatro vitórias, seis pole positions e 13 pódios, e teve como melhor resultado
geral o vice-campeonato em 2013.
Agora, ele estará ainda mais envolvido na disputa da
“Super Temporada” do WEC (Campeonato Mundial de Endurance da FIA), da qual já é
titular da BMW M8 GTE #82, mas, por conflitos de datas, participou apenas das
24 Horas de Le Mans e 6 Horas de Silverstone neste ano. Além disso, ele também
participará das principais corridas mundiais de GT, a bordo da BMW M6 GT3, como
as 24 Horas de Nürburgring, FIA GT World Cup, entre outras.
Augusto Farfus:
"A decisão deixar o DTM
obviamente não foi uma decisão fácil. Indiscutivelmente ele é um dos principais
campeonatos de turismo do mundo e eu sempre me senti muito confortável na
família DTM e também nas equipes da BMW. Eu aprendi muito, consegui vencer
corridas e lutei pelo título também. Foi um momento incrível. No entanto, quem
me conhece também sabe o quanto eu amo GTs e as corridas de longa duração. Eu
senti que era hora de embarcar em um novo capítulo. Sou muito grato à BMW por
ter
aceitado minha decisão e por me ter me dado a oportunidade de continuar
defendendo a BMW no mais alto nível. Estou realmente ansioso para 2019!.”
Jens Marquardt (Diretor da
BMW Motorsport):
“O Augusto foi um dos
primeiros pilotos que trouxemos em 2011 para o nosso projeto de retorno ao DTM
no ano seguinte. E desde então, nessas sete temporadas, ele se estabeleceu como
um piloto top na categoria, com destaque para a briga pelo título em 2013. Nós
respeitamos a decisão do Farfus em não continuar correndo no DTM, e ele segue
como um membro valioso na família BMW. Decidimos juntos envolvê-lo ainda mais
no nosso programa GT em 2019, visto que ele é um dos melhores pilotos de GT do
mundo. Vamos continuar nossa história de sucesso juntos, que vem desde 2007, em
2019 e adiante”.
Esse será o segundo ano consecutivo de Augusto Farfus no
FIA GT World Cup, em Macau, correndo com a BMW M6 GT3 da equipe oficial BMW
Team Schnitzer. O traçado temporário de 6,2 quilômetros de extensão do Circuito
da Guia é considerado um dos mais difíceis do mundo, por sua longa reta, com
mais de dois quilômetros, que é sucedida por muitas curvas estreitas e travadas
na área das montanhas, de um circuito que passa por praticamente todo o país,
exigindo um carro muito bem equilibrado.
O brasileiro tem um ótimo histórico nesta pista. Em sua
primeira corrida lá, em 2005, ele marcou a pole-position e venceu a corrida do
WTCC, ainda pela Alfa
Romeo, destacando-se num seleto grupo de pilotos que
triunfou no ano de estreia em Macau. Depois, ele voltou a venceu em 2009
no WTCC, já pela BMW. No ano passado, ele foi 2º na corrida classificatória, no
sábado, e terminou em 4º na corrida principal, que foi bem atribulada, com
chuva e um grande acidente.
Na sexta, os pilotos participam
de mais um treino e da tomada de tempos. No sábado, acontece uma corrida
classificatória de 12 voltas, para definição do grid de largada da grande
final. A prova decisiva está marcada para domingo, e tem 18 voltas de duração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário