Diante de um
público de 10 mil espectadores, a temporada 2018 da Porsche Cup Império
terminou no fim da tarde de sábado em Interlagos com uma emocionante prova de
500 km. As vitórias ficaram com a dupla da Hero composta por Nonô
Figueiredo/Gaetano di Mauro na classe 4.0 e Dennis Dirani/Matheus Coletta na
3.8. Os campeões de endurance foram os quartos colocados na corrida final: os
paranaenses Lico Kaesemodel e Ricardo Zonta conquistaram o primeiro título da
história da Shell com carros de corrida no Brasil, na classe 4.0, enquanto
Chico Horta venceu com William Freire o campeonato na 3.8.
A jornada final
decidiu também os campeonatos overall -que somam os pontos das três provas de
endurance com os conquistados nas seis etapas de sprint. Lico Kaesemodel foi o
campeão na 4.0, Sylvio de Barros na 4.0 Sport, Pedro Aguiar na 3.8 e Chico
Horta na 3.8 Sport. Campeão também de sprint na GT3 Cup 3.8, Horta é o primeiro
piloto da história da Porsche Cup Império a gabaritar o ano, conquistando os
três títulos em jogo numa mesma temporada.
Desde a largada
ficou claro que a prova prevista para até 4h30min de duração ou 117 voltas
teria praticamente o ritmo de uma disputa de sprint. Os carros #4 e #27 (da
equipe Hero), #177 e #777 (da Cimed Racing), #5 (Michelin) e #8 (RCHLO)
começaram muito forte. Mas as duplas Miguel Paludo-Justin Allgaier (com o #7 da
Brandt) e o #63 de Lico/Zonta cresceram muito durante a prova.
Com a constante
ameaça de chuva - que chegou a cair com pouca intensidade pelo meio da corrida-,
os carros logo partiram para estratégias diversas. Assim
as alternâncias na
liderança foram muitas, inclusive com carros da classe 3.8 figurando na
liderança geral em mais de uma ocasião. Foram dez carros diferentes liderando
ao longo da tarde, com 20 trocas do ponteiro durante as 117 voltas.
Nas classes
Sport o panorama foi similar e, no fim do dia, prevaleceram Rodolfo Toni/Danilo
Dirani na 4.0 e o trio Paulo Totaro, Renan Guerra e Arthur Ramos na 3.8. Os
títulos de endurance nas classes de entrada ficaram com Luca Seripieri (4.0) e
a dupla Maurizio e Marco Billi (3.8).
Porsche Cup Endurance
Series – Interlagos – 500 km:
Nonô
Figueiredo/Gaetano di Mauro 3h42min58.271
Marcel
Coletta/Felipe Fraga +15.003
Murilo
Coletta/Marcos Gomes +19.216
Lico
Kaesemodel/Ricardo Zonta +1min03.115
Miguel
Paludo/Justin Allgaier +1min19s804
Daniel Schneider/Nelson
Piquet Jr +1min37s110
Pedro
Queirolo/Vitor Baptista e Fernando Fortes -1 volta
Rodolfo
Toni/Danilo Dirani (S) -1 volta
Luca
Seripieri/Marçal Müller (S) -1 volta
Carlos
Ambrósio/Popó Bueno (S) -1 volta
Dominique
Teyssere/Fabio Carbone (S) -1 volta
Werner
Neugebauer/Sergio Jimenez -1 volta
Rouman
Ziemkiewicz/Eloi Khouri (S) -1 volta
Matheus
Coletta/Dennis Dirani * -3 voltas
Guilherme
Salas/Kreis Jr e Pedro Aguiar * -3 voltas
Carlos
Renaux/Matheus Iorio* -4 voltas
Ricardo
Baptista/Lucas di Grassi e Bruno Baptista -4 voltas
William
Freire/Chico Horta * -5 voltas
Renan
Guerra/Paulo Totaro e Artur Ramos *(S) -5 voltas
Ramon
Alcaraz/Marcio Mauro *(S) -6 voltas
Maurizio
Billi/Marco Billi *(S) -6 voltas
Enzo
Bortoleto/Eduardo Menossi* -7 voltas
Sun Moodley/Andrew
Culbert e Manogh Maharaj *(S) 1.40.977 -9 voltas
Urubatan
Jr/Patrick Choate e Marcelo Brisac *(S) -10 voltas
Andre
Gaidzinski/Kleber Barcellos *(S) 1.40.705 -12 voltas
Não completaram
Tom
Filho/Rodrigo Mello e João Gonçalves (S) 1.36.451
Adalberto Baptista/Rodrigo
Baptista (S) 1.36.046
Enzo Elias/Max
Papis 1.36.485
Eduardo
Azevedo/Ricardo Mauricio 1.36.557
Sylvio de
Barros/Cacá Bueno 1.36.279
(S) Divisão
Sport
*Carros com
motor 3.8
Nenhum comentário:
Postar um comentário