Poucos dias depois de ter anunciado seus planos para 2019
- quando estará focado em competições de GT e no WEC com a BMW -, Augusto
Farfus começou a nova fase da melhor forma possível. O brasileiro dominou as
disputas no tradicional circuito de rua de Macau, venceu a prova
classificatória no sábado e confirmou a vitória na corrida decisiva neste
domingo (18). Ele largou na pole position e manteve a posição durante todas as
18 voltas, para sagrar-se campeão do FIA GT World Cup, a Copa do Mundo de GT, a
bordo da BMW M6 GT3 do BMW Team Schnitzel.
Em sua terceira participação na principal prova sprint do
Gran Turismo mundial, Farfus foi protagonista desde o início. Nos treinos
livres, ficou em 4º e 5º lugares. Já na tomada de tempos, ele conseguiu
garantiu o 2º melhor tempo e um lugar na primeira fila do grid para a corrida
classificatória. Na prova, Augusto assumiu a liderança na largada e não perdeu
mais a posição, comemorando a vitória na primeira disputa do fim de semana.
Já neste domingo, partindo da posição de honra, o
brasileiro se manteve em 1º lugar de ponta a ponta, apesar de na segunda parte
da prova seus adversários terem conseguido diminuir a vantagem que ele havia
imposto no início, mas não chegou de fato a ser ameaçado. Assim, Farfus
celebrou também a vitória na corrida decisiva e o título da Copa do Mundo de
GT. O pódio foi completado por Maro Engel e Edoardo Mortara, ambos de Mercedes.
A vitória foi cheia de significados que emocionaram o
piloto de 35 anos. Há exatos 29 anos, em 18 de novembro de 1990, Augusto fez
sua primeira corrida, na época, ainda em mini-motos, e agora, na mesma data,
conquista mais um importante título mundial em sua carreira. O evento marcou
também a despedida de Charly Lamm como chefe de equipe do BMW Team Schnitzel.
Essa foi a primeira equipe BMW pela qual o curitibano correu, e juntos eles
venceram em Macau pelo WTCC em 2009, entre outros triunfos, além de manterem
uma amizade de longa data.
Esse foi o último compromisso de Augusto Farfus nas
pistas em 2018. Agora, o piloto já inicia os trabalhos para a temporada 2019,
onde segue na disputa do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC), e também
das principais provas de GT do calendário internacional.
Augusto Farfus:
“Essa é a principal corrida de GT do mundo, e fechamos o
ano com chave de ouro. Tenho de agradecer a BMW por toda a força e confiança
que me deram. É o titulo mais importante que se pode ter no GT sprint, isso é
resultado de um trabalho em equipe, pois nos preparamos muito bem. Foi uma
corrida difícil, porque a temperatura hoje subiu, a aderência da pista mudou, e
o carro não estava tão equilibrado quanto ontem. Os pilotos atrás estavam
rápidos, então não podia ter nenhum erro, mas consegui fazer uma boa largada e
manter a posição até o fim, para comemorarmos essa vitória e o título”.
“Fiquei muito feliz também por ter sido um resultado
especial para a despedida do Charly (Lamm), que é um grande amigo, e um
profissional por quem tenho muita gratidão. Além disso, hoje faz exatamente 29
anos que comecei a correr, em 1990. Meu pai me deu uma moto e eu fiz minha
primeira corrida, sem saber onde isso ia me levar. Agora, conquistei uma Copa
do Mundo, e isso é muito especial e emocionante. Só tenho a agradecer a todos
que estiveram comigo nesta longa jornada”.
Resultado da prova final em
Macau:
1 - Augusto Farfus (BMW) -
Schnitzer - 18 voltas
2 - Maro Engel (Mercedes) - GruppeM - 0"981
3 - Edoardo Mortara (Mercedes) - GruppeM - 1"823
4 - Earl Bamber (Porsche) - Manthey - 3"283
5 - Robin Frijns (Audi) - WRT - 4"549
6 - Christopher Haase (Audi) - Rutronik - 6"588
7 - Mathieu Jaminet (Porsche) - Craft Bamboo - 20"504
8 - Dries Vanthoor (Audi) - WRT - 21"449
9 - Raffaele Marciello (Mercedes) - GruppeM - 23"009
10 - Alexandre Imperatori (Nissan) - KCMG - 31"147
11 - Adderly Fong (Porsche) - Zun - 41"960
12 - Oliver Jarvis (Nissan) - KCMG - 43"391
13 - Tsugo Matsuda (Nissan) - KCMG - 1'03"531
14 - Darryl O'Young (Porsche) - Craft Bamboo - 1'08"268
Não largou:
Laurens Vanthoor
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