A partir de julho a Audi vai integrar em rede novos
modelos com os semáforos em Ingolstadt, na Alemanha, com a tecnologia Audi
Traffic Light Information. Outras cidades europeias farão parte do projeto
depois de 2020. Com a nova tecnologia, os veículos poderão capturar uma “onda
verde” na cidade: os motoristas de Audi verão no painel qual velocidade é
necessária para chegar ao próximo semáforo no verde. Se isto não for possível
dentro do limite de velocidade permitido, aparecerá uma contagem para a próxima
fase verde. Assim, dirigir nas cidades será mais relaxante e eficiente. Nos
EUA, os clientes da Audi já vêm usando este serviço desde o final de 2016. A
Audi é a primeira montadora no mundo a conectar em rede seus modelos com os
semáforos nas cidades.
Nos EUA, os clientes da Audi já vêm usando a função
“Tempo Até o Verde” há dois anos: se o motorista atingir um semáforo vermelho,
uma contagem no Audi virtual cockpit ou head-up display conta os segundos até o
próximo semáforo verde. Agora este serviço está disponível em mais de 5.000
cruzamentos nos EUA, por exemplo, em cidades que incluem Denver, Houston, Las
Vegas, Los Angeles, Portland e Washington (capital). Só na capital cerca de
1.000 cruzamentos estão conectados à função Audi Traffic Light Information.
Desde fevereiro de 2019 a Audi oferece outra função na
América do Norte. A finalidade é permitir especialmente a condução na “onda
verde”. “Green Light Optimized Speed Advisory” (GLOSA) (Aviso de Velocidade
Otimizada para o Semáforo Verde) mostra ao motorista a velocidade ideal para
chegar ao próximo semáforo verde.
Tanto o “Tempo Até o Verde” como o GLOSA serão ativados
para início de funcionamento em Ingolstadt em modelos Audi selecionados. Eles
incluem todos os modelos e-tron da Audi e o A4, A6, A7, A8, Q3, Q7 e Q8 que
serão produzidos a partir da metade de julho. O pré-requisito é o pacote “Audi
connect Navigation & Infotainment” e o opcional “reconhecimento da
sinalização do tráfego baseado em câmera”.
Neste projeto, a Audi está trabalhando com Traffic
Technology Services (TTS) (Serviços de Tecnologia do Tráfego). O TTS prepara os
dados brutos dos centros de gestão de tráfego de cidade e os transmite aos
servidores da Audi. A partir daqui, a informação atinge o veículo por uma
conexão rápida de internet.
A Audi está trabalhando para oferecer a Audi Traffic
Light Information em outras cidades da Alemanha, Europa, Canadá e EUA nos
próximos anos. Na grande cidade oriental da China, Wuxi, Audi e parceiros estão
testando redes entre os veículos e os sistemas de semáforos no contexto de um
projeto em desenvolvimento.
No futuro, os clientes da Audi poderão se beneficiar de
funções adicionais, por exemplo, quando as “ondas verdes” forem incorporadas ao
planejamento do roteiro ideal. Também se pode conceber que os modelos e-tron da
Audi, ao cruzar por um semáforo vermelho, usarão cada vez mais a energia de
frenagem para carregar as baterias. Acoplado ao controle de cruzeiro adaptativo
preditivo, os veículos podem até frear automaticamente em semáforos vermelhos.
Futuramente, tecnologias V2I (veículo para infraestrutura)
como a Audi Traffic Light Information facilitarão a condução
automatizada. “Uma cidade é um dos ambientes mais complexos para os veículos
autônomos. Apesar disso, o veículo deve poder administrar a situação, mesmo na
chuva e neve. A troca de dados com a infraestrutura de tráfego pode ser
altamente relevante nesta situação, diz Hainzlmaier.
Nenhum comentário:
Postar um comentário