sexta-feira, 17 de maio de 2019

Mercedes-Benz destaca tecnologias de segurança ativa no mês do Maio Amarelo


A Mercedes-Benz do Brasil, em alinhamento ao movimento internacional Maio Amarelo – que busca atrair a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo – reforça as avançadas tecnologias de segurança ativa de seus caminhões e ônibus que trazem mais segurança nas estradas, tanto para motoristas e passageiros, quanto para os demais veículos e todo o tráfego.

O caminhão extrapesado Actros, com todo o seu pacote de segurança, é um modelo top de linha em segurança ativa no Brasil. Entre seus itens de avançada tecnologia, destaca-se o ABA - Active Brake Assist (assistência ativa de frenagem). O ABA reduz o risco de colisão com o veículo da frente, utilizando-se de um radar posicionado no para-choque. Em uma situação de emergência, o sistema reduz a velocidade do caminhão, aumentando o tempo de resposta de reação do motorista, ou parando o veículo completamente.

Outra tecnologia em destaque é o Proximity Control System (controle de proximidade) que permite ao motorista, a escolha da distância mínima que o caminhão deve manter em relação ao veículo à frente, ajustando automaticamente sua velocidade e podendo até mesmo acionar os freios. Já o Lane Guidance System (sistema de orientação de faixa de rolagem), tecnologia de extrema importância nas estradas, emite um aviso sonoro quando há mudança de faixa involuntária.

A linha de caminhões Actros é equipada ainda com EBS (sistema de gerenciamento inteligente do sistema de freio), Retarder, ABS, ASR, Hill Holder (assistência de partida em rampa), Day Running Light (faróis de rodagem diurna) e sensores de chuva e de iluminação que ativam automaticamente o limpador de pára-brisas.

Referência em segurança ativa no segmento de ônibus rodoviários, a Mercedes-Benz trouxe recentemente para o Brasil o avançado ACC (piloto automático adaptativo), já disponível para modelos rodoviários O 500 RS e RSD, que faz com que o ônibus ande quase sozinho. Com isso, a marca antecipou uma tecnologia de segurança e conforto que estará presente no ônibus autônomo do futuro quando este chegar ao País.

Por meio de sensores na dianteira, o piloto automático adaptativo ajuda o motorista a manter o ônibus numa distância segura em relação ao veículo que vai à frente. Em uma situação de extrema emergência, se o condutor não reagir, o sistema entra em ação, freando automaticamente o veículo para evitar o impacto. O ACC se desabilita a uma velocidade menor que 15 km/h. Independente de sua ativação, o motorista tem total autonomia para acelerar ou frear, bastando usar os pedais para isso. Ou seja, o condutor tem sempre o domínio do veículo.

Outro destaque das tecnologias de segurança é o AEBS (Advanced Emergency Braking System), sistema de frenagem de emergência que tem o objetivo de minimizar os efeitos de um eventual acidente. Se há risco de colisão, o AEBS ativa um alerta visual e sonoro, fazendo uma leve intervenção nos freios, ou realizando uma freada de emergência. Item importante para ônibus também, é o LDWS (Lane Departure Warning System), sistema de aviso de faixa que gera
um alerta sonoro e visual para o motorista quando o veículo se move para fora da via sem o seu movimento intencional.

Os ônibus rodoviários O 500 podem ser equipados ainda com TPMS (Tyre Pressure Monitoring System – sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus), EBS (sistema eletrônico de freios), ECAS (suspensão pneumática controlada eletronicamente), ESP (controle eletrônico de estabilidade), Retarder (sistema auxiliar de freio), Top-Brake (freio-motor auxiliar), ABS (sistema anti-travamento), ASR (sistema de controle de tração), eixo ERA direcional com foco em maior estabilidade, piloto automático e freios a disco.

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