A Mercedes-Benz do Brasil, em alinhamento
ao movimento internacional Maio Amarelo – que busca atrair a atenção da
sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo –
reforça as avançadas tecnologias de segurança ativa de seus caminhões e ônibus
que trazem mais segurança nas estradas, tanto para motoristas e passageiros,
quanto para os demais veículos e todo o tráfego.
O caminhão extrapesado Actros, com todo o seu
pacote de segurança, é um modelo top de linha em segurança ativa no Brasil.
Entre seus itens de avançada tecnologia, destaca-se o ABA - Active Brake Assist
(assistência ativa de frenagem). O ABA reduz o risco de colisão com o veículo
da frente, utilizando-se de um radar posicionado no para-choque. Em uma
situação de emergência, o sistema reduz a velocidade do caminhão, aumentando o
tempo de resposta de reação do motorista, ou parando o veículo completamente.
Outra tecnologia
em destaque é o Proximity Control System
(controle de proximidade) que permite ao motorista, a escolha da distância
mínima que o caminhão deve manter em relação ao veículo à frente, ajustando
automaticamente sua velocidade e podendo até mesmo acionar os freios. Já o Lane
Guidance System (sistema de orientação de faixa de rolagem), tecnologia de
extrema importância nas estradas, emite um aviso sonoro quando há mudança de
faixa involuntária.
A linha de
caminhões Actros é equipada ainda
com EBS (sistema de gerenciamento inteligente do sistema de freio), Retarder,
ABS, ASR, Hill Holder (assistência de partida em rampa), Day Running Light
(faróis de rodagem diurna) e sensores de chuva e de iluminação que ativam
automaticamente o limpador de pára-brisas.
Referência em
segurança ativa no segmento de ônibus rodoviários, a Mercedes-Benz trouxe
recentemente para o Brasil o avançado ACC (piloto
automático adaptativo), já disponível para modelos rodoviários O 500 RS e
RSD, que faz com que o ônibus ande quase sozinho. Com isso, a marca antecipou
uma tecnologia de segurança e conforto que estará presente no ônibus autônomo
do futuro quando este chegar ao País.
Por meio de
sensores na dianteira, o piloto automático adaptativo ajuda o motorista a manter
o ônibus numa distância segura em relação ao veículo que vai à frente. Em uma
situação de extrema emergência, se o condutor não reagir, o sistema entra em
ação, freando automaticamente
o veículo para evitar o impacto. O ACC se desabilita a uma velocidade menor que
15 km/h. Independente de sua ativação, o motorista tem total autonomia para
acelerar ou frear, bastando usar os pedais para isso. Ou seja, o condutor tem
sempre o domínio do veículo.
Outro destaque
das tecnologias de segurança é o AEBS
(Advanced Emergency Braking System), sistema de frenagem de emergência que tem
o objetivo de minimizar os efeitos de um eventual acidente. Se há risco de
colisão, o AEBS ativa um alerta visual e sonoro, fazendo uma leve intervenção
nos freios, ou realizando uma freada de emergência. Item importante para ônibus
também, é o LDWS (Lane Departure Warning System), sistema de aviso de faixa que
gera
um alerta sonoro e visual para o motorista quando o veículo se move para
fora da via sem o seu movimento intencional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário