Com o e-tron, a Audi está tornando realidade a mobilidade
elétrica para condução em longas distâncias – em parte graças à capacidade de
carga que é única entre os concorrentes. O e-tron é o primeiro veículo de
produção em série que pode ser carregado com até 150 kW de eletricidade em
terminais de carga rápida, o que estabelece uma referência e reduz o tempo do
veículo parado. A sofisticada gestão térmica da bateria garante ainda
capacidade de desempenho em temperaturas externas frias e quentes.
A maioria dos procedimentos de carga ocorre no domicílio
ou no local de trabalho – aqui o fator tempo geralmente não exerce um papel
importante, pois o veículo encontra-se parado por longo tempo. Por outro lado,
cada minuto conta em percursos de longa distância e a carga rápida é essencial,
por exemplo, em viagens de negócios. Após uma rápida parada, o veículo deve
estar pronto novamente para a próxima etapa. Os engenheiros da Audi
implementaram esta importante necessidade básica para um veículo elétrico ao
desenvolver o Audi e-tron.
No atual ambiente de concorrência, a capacidade de carga
do Audi e-tron estabelece uma referência – e não somente devido à capacidade de
alta potência de carga de até 150 kW. Um alto consumo de corrente por parte da
bateria por longo período de carga, no mínimo é tão importante quanto a
potência máxima.
A curva de carga de 150 kW do Audi e-tron é caracterizada
pela continuidade em alto nível. Em condições ideais, o veículo carrega de 5% a
70% no limite da potência máxima antes que a gestão inteligente da bateria
baixe os níveis da corrente para proteger as células de íons de lítio e
garantir a vida útil. É uma grande diferença dos outros conceitos, que
normalmente só atingem sua potência total por pouco tempo (pico) e reduzem
consideravelmente a potência antes de atingir o limite de 70%. Isto porque o
Audi e-tron continua a carregar acima de 100 kW quando atingir 80%.
No cotidiano, isto significa um benefício básico: para um
alcance de cerca de 100 quilômetros, o cliente gasta de forma ideal menos de 10
minutos no terminal de carga. O Audi e-tron atinge a marca de 80% em menos de
30 minutos. Mesmo que demore mais por motivos técnicos, para completar os
restantes 20% de uma bateria de íons de lítio, a carga total do Audi e-tron em
um terminal HPC demora menos de 50 minutos – uma característica surpreendente
comparada com a concorrência.
A bateria de íons de lítio do Audi e-tron tem uma
capacidade nominal de 95 kWh e foi projetada para uma longa vida útil. Seu
elaborado sistema de gestão térmica forma a base para seu desempenho bem
balanceado. A refrigeração líquida garante que a temperatura da bateria
permaneça na faixa ótima de 25°C a 35°C, mesmo em altos níveis de exigência ou
baixas temperaturas. Seu projeto técnico garante alta carga e desempenho ao
dirigir, evitando também que as células sejam submetidas a desgaste excessivo.
Além da potência de carga e capacidade da bateria, a
disponibilidade dos terminais de carga é um fator chave na mobilidade elétrica
sem limite e sem aborrecimentos. A Audi não deixou nada ao acaso referente à
infraestrutura na Europa. Com seu exclusivo Serviço de Carga e-tron, a marca
das quatro argolas atualmente tem cerca de 100.000 pontos de carga disponíveis
em 17 países da Europa por cartão ou smartphone. Preços padronizados e específicos
por país significam que você pode viajar livremente e com facilidade, sem
precisar comparar os preços constantemente. Em viagens longas, os clientes Audi
carregam seus veículos nos terminais HPC da rede IONITY em condições especiais.
Esta rede está sendo expandida gradativamente e deverá ter 400 estações já em
2020. Pontos adicionais de carga HPC operados por fornecedores de boa reputação
completam o Serviço de Carga e-tron para viagens de longas distâncias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário