Na tradição da Renault Sport, esta nova geração do MÉGANE R.S. TROPHY-R deve
sua performance exclusivamente à potência pura, com o mesmo motor de 300 cv do
Mégane R.S. Trophy, lançado no início de 2019. O MÉGANE R.S. TROPHY-R foi
desenvolvido como um carro de corrida e ágil, por uma equipe reduzida e
dedicada, que se concentrou em três pilares: redução máxima do peso (até 130 kg
em comparação com o Mégane R.S. Trophy sem opcionais), aerodinâmica
retrabalhada e evolução mais radical de seus semieixos.
O resultado é expressivo: em 5 de abril de 2019, o MÉGANE R.S. TROPHY-R
estabeleceu um novo
recorde oficial absoluto e um tempo de referência para
um veículo compacto de série no anel norte (Nordschleife)
do Circuito de Nürburgring, mundialmente reconhecido como referência para a
avaliação de performance automotiva. Ele percorreu os 20,600 km em 07’40’’100,
e os 20,832 km da volta completa oficial em 07’45’’389.
A história do Mégane R.S. e do “Ring” perdura há mais de 10 anos. Ela começou
em 2008, com o primeiríssimo recorde na categoria tração dianteira de série: o
Mégane R.S. R26.R completou a volta em 8’17’’. Um recorde batido 3 anos mais
tarde, em 2011, pela segunda geração do Mégane R.S. na versão Trophy, sob o
comando do piloto Laurent Hurgon (8’07’’97). Em 2014, o piloto conseguiu
reduzir o tempo pela primeira vez para menos de 8 minutos (7’54’’36) com a
versão Trophy-R do Mégane III R.S.. Foi ele quem pilotou a novíssima geração do
MÉGANE R.S. TROPHY-R para estabelecer este novo recorde de referência, em uma
caça ao melhor tempo onde cada segundo fica ainda mais difícil de ganhar.
O MÉGANE R.S. TROPHY-R será comercializado antes do final de 2019, com uma
série limitada a algumas centenas de unidades e fará sua primeira aparição
pública na sexta-feira, 24 de maio de 2019, às vésperas do Grande Prêmio de
Mônaco de Fórmula 1, sob o comando de Daniel Ricciardo e Nico
Hülkenberg,
pilotos da Equipe Renault de F1®.
A Renault Sport contou com o
apoio de parceiros especialistas, como Akrapovič para o sistema de escape,
Brembo para os freios, Bridgestone para os pneus, Öhlins para os amortecedores,
e Sabelt para os bancos tipo concha
O Circuito de Nordschleife tem agora um novo percurso oficial. Até 2019, a
maioria dos recordes foi registrada no percurso de 20,600 km, iniciando a
cronometragem ao final da zona T13 e terminando a cronometragem na linha de
largada/chegada. A partir de 2019, o percurso oficial segundo o Nürburgring é a
volta completa de 20,832 km, com início e fim da cronometragem na linha de
largada/chegada (início do T13). Por isso, a cronometragem do Mégane R.S.
Trophy-R foi registrada na categoria de “carros compactos” (veículos de série
sem modificações).
A primeira aparição do veículo será no dia 24 de maio em Mônaco, às vésperas do Grande Prêmio de Fórmula 1 sob o comando de Daniel Ricciardo e Nico Hülkenberg, pilotos da Equipe Renault de F1.
Os carros esportivos de série projetados e desenvolvidos pela Renault Sport são
resultado de um legado de 120 anos de experiência da Renault no automobilismo
esportivo e 40 anos de presença na Fórmula 1. Por isso, a gama Renault Sport
conta com tecnologias diretamente oriundas das competições, fruto de uma
colaboração estreita entre os engenheiros da Renault Sport Cars e da Renault
Sport Racing. Todos os eventos organizados pela Renault Sport têm como
característica a paixão pelo automobilismo esportivo, como os R.S. Days.
Nenhum comentário:
Postar um comentário