Marilyn Monroe, uma das maiores estrelas de Hollywood,
protagonizou cenas memoráveis dentro e fora das telas e gostava de carros. Numa
de suas fotos famosas, ela aparece em um Ford Thunderbird 1955 com o dramaturgo
Arthur Miller, então seu marido, rodando em Nova York.
O veículo histórico da atriz foi vendido no ano passado pela casa de leilões
Juliens, em Los Angeles, EUA,por US$490 mil. Ou seja, mais
de seis vezes o preço de um Thunderbird 1956 em perfeitas condições, segundo o
Hagerty Price Guide, tradicional guia de avaliação de carros clássicos do Reino
Unido.
Esse sobrepreço é justificado
pela aura de glamour, romance e tragédia associada a uma
verdadeira lenda de Hollywood. No entanto, o maior valor
pago por um Thunderbird continua a ser o da primeira unidade saída da linha de
montagem, arrematada por US$660 mil em um leilão da Barret-Jackson em
2009.
Marilyn Monroe não escolheu o
Ford Thunderbird por acaso – ambos eram ícones sexy da época. A versão original
do carro, estilo roadster, é fruto do caso de amor que a
América teve com os esportivos europeus de dois lugares nos primeiros anos do
pós-guerra.
O primeiro protótipo do Thunderbird foi apresentado no
Salão de Detroit de 1954 como resposta ao Chevrolet Corvette. Sua primeira
geração, lançada em outubro do mesmo ano e produzida até 1997, vendeu mais de
4,2 milhões de unidades. No total, a Ford produziu 12 gerações de “T-Birds”,
incluindo os relançamentos de 2002 e 2005.
Classificado como carro pessoal de luxo, o Ford
Thunderbird enfatizava tanto o conforto e conveniência do motorista como a
performance, criando um nicho totalmente novo no mercado automotivo americano.
Com motor V8 de 225 hp e velocidade máxima de 180 km/h, era uma máquina
poderosa na época. O ronco igualmente possante era acentuado pelo sistema de
duplo escapamento.
Tinha também transmissão automática Ford-O-Matic, direção
hidráulica, vidros e bancos elétricos e pneus
faixa branca. O interior luxuoso em branco e preto era
complementado por capota de lona conversível e capota rígida removível com
janelas vigia (uma novidade no modelo 1956).
Marilyn comprou o Ford Thunderbird em 1955 e, segundo reportagens da época, o
usou na cerimônia de casamento com Arthur Miller no ano seguinte. A estrela
conservou o carro durante sete anos até dá-lo como presente de aniversário de
18 anos a John Strasberg, filho do diretor Lee Strasberg, em 1962. Ou seja, pouco antes de morrer em agosto do
mesmo ano aos 36 anos.
“O Ford Thunderbird é um dos produtos mais emblemáticos
da história do automóvel”, diz Jim Farley, presidente de Novos Negócios,
Tecnologia e Estratégia da Ford. “Cada geração do Thunderbird tinha uma personalidade
única que marcou o início de uma nova era de inovações em design e tecnologia.”
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