Os melhores motores e conjuntos
propulsores de 2019
Um dos prêmios de maior prestígio a nível mundial, o Motor
Internacional do Ano anunciou os vencedores da edição 2019. Contando com a
minha participação entre os jurados e também do renomado jornalista Fernando
Calmon, o Brasil integra o seleto grupo de 70 jornalistas automotivos de 31
países.
Em sua 21ª edição, o Engine Of The Year quando foi lançado em
1999 tinha o deslocamento do motor como padrão comparativo entre os motores e
suas categorias.
Fazia sentido, por exemplo, que uma unidade de 1.4 litro fosse
comparada contra uma 1.6 porque, naquela época e até recentemente, motores de
capacidade cúbica similar tendiam a ter saídas de potência não muito
diferentes, economia de combustível e classificações de emissões próximas.
Este fato era verdadeiro quando se olhava para o nível de
sofisticação tecnológica e de engenharia - um motor de quatro cilindros 1.8
seria mais parecido com uma base 2.0 do que, digamos, um de seis litros de seis
cilindros em linha reta.
E assim, este critério de julgamento serviu ao Prêmio de Motor
Internacional do Ano por apenas duas décadas, mas nos últimos cinco anos a
indústria - e o desenvolvimento de motores em particular - tem sofrido muitas
mudanças.
Com o aumento das tecnologias de eletrificação, híbridos,
plug-ins e elétricos por completo, tornou-se difícil e potencialmente injusto
agrupar motores por deslocamento.
Cada vez mais, estávamos descobrindo que motores híbridos de
última geração verdadeiramente maravilhosos, como o do BMW i8 com seu excelente
1,5 litro e três cilindros, capaz de produzir 231 cavalos de potência, estava
frente-a-frente com os gostos de outros brilhantes, mas muito mais
convencionais unidades de 1,4 a 1,8 litro, incluindo o hot-hatch de 1,5 litro
do Fiesta ST da Ford. E enquanto o ST EcoBoost é verdadeiramente notável, é
quase impossível compará-lo com o i8.
Depois de muita consulta com a indústria de criação e
desenvolvimento de motores de automóveis - fabricantes de automóveis de todo o
mundo - bem como levando a sério a direção de todos os jurados participantes,
ficou decidido que para este ano, seria eliminado o processo de julgamento por
deslocamento volumétrico do cilindro e, em vez disso, foram criadas categorias
de acordo com a energia produzida, tornando o motor uma unidade de potência.
Todos os motores elegíveis agora se enquadram em um dos sete
grupos: abaixo de 150PS, 150PS a 250PS, 250PS a 350 PS, 350 PS a 450 PS, 450 PS
a 550 PS, 550 PS a 650 PS e, finalmente, acima de 650 PS.
PS é uma unidade de potência alemã e abreviação da palavra alemã
“Pferdestärke”, que significa “cavalo-vapor”. O valor é medido segundo a norma
alemã DIN 70020, e difere ligeiramente do hp (horse power) por ser baseado no
sistema métrico em vez do sistema imperial corresponde a 1 CV.
Tomando o exemplo anterior do i8, isso significou que o
supercarro PHEV (veículo híbrido elétrico plug-in) mais vendido do mundo nesse
segmento, trocou a competição do Fiesta ST por modelos como o motor 911 de seis
cilindros 3.0 da Porsche.
O Fiesta ST agora está em contato com o motor turbo 1.2 da PSA,
bem como as criações de quatro cilindros da BMW e da Audi.
Assim como as novas bandas de energia - e como nos anos
anteriores - também temos prêmios especiais para certos tipos de motores e
grupos de tração criados para aplicações específicas.
Entre os vencedores destaque para os prêmios Melhor Novo Motor,
Melhor Motor de Desempenho e Melhor Powertrain Elétrico, mas também foi criada
uma nova categoria que reflete melhor esses tempos de mudança: Melhor
Powertrain Híbrido, substituindo o prêmio Melhor Motor Verde de anos
anteriores.
Com todas essas mudanças ocorrendo para manter os prêmios
relevantes e garantir que eles sejam bons por pelo menos os próximos 21 anos,
também decidimos por uma nova marca: bem-vindos ao International
Engine+Powertrain of the Year Awards.
Vencedores
Abaixo
de 150 CV - Ford 999cc três cilindros turbo (Ford Fiesta, Focus, C-Max,
Grand C-Max, Mondeo, EcoSport)
150PS
a 250 PS - Audi 2.0 litros quatro cilindros TFSI (Audi TT, TT S, S1, S3, A3,
A4, A5, A6, Q2, Q3, Q5; SEAT León Cupra, Alhambra, Ateca, Cupra Ateca; Škoda
Superb, Kodiaq; Volkswagen Golf GTi, Polo GTi, T-Roc, Atlas, Passat, Arteon,
CC, Beetle, Tiguan, Sharan)
250PS
a 350 PS - Porsche 2.5 litros turbo (Porsche
718 Boxster S, 718 Cayman S)
350
PS a 450 PS - Jaguar Land Rover com powertrain totalmente elétrico (Jaguar I-Pace)
450
PS a 550 PS - Mercedes-AMG 4.0 litros V8 bi turbo (Mercedes-AMG GT, GT S, GT C,
GT R, S, C, E, G, GLC, Maybach S, Aston Martin Vantage, DB11)
550
PS a 650 PS - Ferrari 3.9 litros V8 bi turbo (Ferrari
Portofino, GTC4 Lusso T)
Acima
de 650 PS - Ferrari 3.9 litros V8 bi turbo (Ferrari 488 GTB, 488 Spider,
488 Pista)
Melhor
Novo Motor - Jaguar Land Rover com powertrain totalmente elétrico(Jaguar I-Pace)
Melhor
Motor de Desempenho - Ferrari 3.9 litros V8 bi turbo (Ferrari 488 GTB, 488 Spider,
488 Pista)
Melhor
Powertrain Elétrico - Jaguar Land Rover com powertrain totalmente elétrico (Jaguar
I-Pace)
Melhor
Powertrain Híbrido - BMW 1.5 litro três cilindros Elétrico / Gasolina e híbrido (BMW i8)
Motor
Internacional do Ano 2019 - Ferrari 3.9 litros V8 bi turbo (Ferrari 488 GTB, 488 Spider,
488 Pista)
Coluna
Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção,
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categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela
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