Curitiba (PR) continua avançando na renovação da sua
frota de ônibus. Depois de ter introduzido uma nova linha de biarticulados
(Ligeirão Eixo Norte) em 2018, a cidade ganha em maio mais um grande lote de
veículos que vão atender a diversas linhas trocais, alimentadoras, interbairros
e radiais, com mais 65 ônibus Volvo (25 biarticulados, 24 articulados e 16
convencionais). “Curitiba é a sede da Volvo na América Latina. Há 40 anos
produzimos aqui o primeiro veículo da marca no Brasil, um chassi de ônibus.
Desde então, estamos ajudando a cidade a aprimorar cada vez mais o seu sistema
de transportes com veículos de
alta capacidade, eficiência, segurança e baixo
impacto ambiental. Estamos muito honrados em termos sido novamente escolhidos
como o principal fornecedor de ônibus pesados pelas empresas que operam o
transporte coletivo da cidade”, declara Fabiano Todeschini, presidente da Volvo
Buses Latin America. A marca é líder em articulados e biarticulados no sistema
da Curitiba, com 80% de participação na frota de veículos de alta capacidade.
Os novos ônibus receberam financiamento por meio da Volvo Financial Services,
braço financeiro da marca.
Os novos Volvo de Curitiba ampliam a conectividade e a
segurança nos ônibus da cidade. Os articulados e biarticulados estão preparados
para operação com o serviço de gerenciamento de regiões de segurança, que
utiliza recursos de conectividade para reduzir a velocidade automaticamente
quando os veículos passam por regiões críticas, próximo a escolas, hospitais,
dentro de terminais etc. “Introduzimos esse recurso exclusivo da marca nos
biarticulados Volvo entregues no começo de 2018 e os resultados têm sido muito
bons. No eixo norte do BRT, onde estes veículos circulam, em um ano houve
redução de 50% nas colisões com automóveis”, assegura André Trombini, diretor
de estratégia de negócios e produtos da Volvo Buses na América Latina.
O novo negócio em Curitiba reflete o bom momento da Volvo
no mercado de ônibus. Em 2018, a marca cresceu suas entregas em 114% no
segmento de pesados (ônibus acima de 17 toneladas). O início de 2019 também foi
intenso, com aumento de 128% nas entregas de pesados no primeiro trimestre,
comparando com o mesmo período do ano anterior. Além da boa fase no Brasil,
outro destaque é a venda na licitação do Transmilênio, BRT de Bogotá.
Curitiba é considerada referência em transporte público
no Brasil. Ainda nos anos 70 a cidade criou o conceito de vias exclusivas para
ônibus expressos, terminais de transbordo e linhas alimentadoras, com pagamento
único e integrado. “Nos anos 80, os articulados Volvo aumentaram a capacidade
do sistema, que foi ainda mais reforçada com a chegada dos biarticulados da
marca em 92”, afirma Marco Portes, gerente regional de ônibus Volvo. Atualmente,
1,3 milhão de passageiros
A Volvo é líder absoluta em BRT na América Latina, com
mais de 50% de participação em frotas de ônibus articulados e biarticulados no
continente. Além de Curitiba, veículos da marca operam com sucesso em
metrópoles como Bogotá, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Cidade da
Guatemala, San Salvador, Quito, Cidade do México, Guayaquil, Manaus, Belo
Horizonte, Porto Alegre, Recife, Cali, Bucaramanga e Santiago.
Nenhum comentário:
Postar um comentário