Os 40 anos do Campeonato BMW M1 Procar, considerada uma
das categorias monomarca mais empolgantes do automobilismo mundial e que teve o
brasileiro Nelson Piquet como um dos dois únicos campeões – o outro foi o
austríaco Nikki Lauda –, serão celebrados durante a quarta etapa da temporada
2019 da DTM (Deutsche Tourenwagen Masters), o Campeonato Alemão de Carros de
Turismo, a ser disputada no circuito de Norisring, na Alemanha, entre os dias 5
e 7 de julho. A corrida comemorativa está sendo organizada pelo BMW Group
Classic, a divisão do BMW Group dedicada à herança e à tradição dos automóveis
da marca, e deve contar com 14 exemplares do lendário BMW M1 no grid.
A categoria BMW M1 Procar teve apenas duas temporadas
realizadas nos anos 1979 e 1980. Lauda conquistou o título da primeira, com
Piquet levantando a taça de campeão no ano seguinte. Outro piloto brasileiro,
Emerson Fittipaldi, chegou a disputar a etapa de Mônaco, em 1979, terminando a
corrida na 3ª colocação, em sua primeira e única participação no torneio.
No BMW M1 Procar, as corridas eram disputadas como prova
preliminar das etapas europeias da Fórmula 1, alcançando grande sucesso de
público. Os cinco pilotos de F1 mais rápidos nos treinos classificatórios dos
respectivos GPs garantiam o direito de participar do grid da Procar e corriam
com cupês esportivos BMW M1 contra pilotos de outras categorias e aspirantes
promissores.
Concebido pela BMW Motorsport GmbH e considerado um dos modelos
mais icônicos da indústria automobilística global, o BMW M1 exibe linhas
assinadas pelo renomado designer italiano Giorgio Giugiaro além de ostentar um
poderoso motor de seis cilindros em linha capaz de entregar 470 cavalos de
potência. Externamente, a versão Procar do M1 diferia do modelo de produção
graças ao seu grande difusor traseiro, aos para-lamas distintamente alargados e
ao spoiler dianteiro modificado. O motor, por sua vez, era dotado de turbo que
o capacitava a gerar entre 850cv e 950cv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário