Nelsinho Piquet está de volta aos carros 4x4. O brasiliense vai disputar quatro etapas do novo TitansRX
Championship, evento de seis rodadas duplas que começa na França dentro de um
mês. Nas outras duas, que têm conflito de datas com o calendário da Stock Car,
o carro ficará a cargo do austríaco Alex Wurz, também ex-piloto de F1.
“Estou muito animado em voltar ao rallycross. Tive uma
grande experiência com a modalidade nos Estados Unidos há uns anos e fico
contente em correr novamente eventos dinâmicos como este”, afirmou o piloto.
“É a realização de um sonho. O grid da primeira temporada
do Titans RX Europe avançou de grandioso para fantástico. Estou muito contente
em dar as
boas-vindas ao Nelson Piquet Jr na categoria. Ele já tem experiência
com carros de rallycross e deve ser um concorrente aos pódios”, disse Max J.
Pucher, o promotor da categoria.
O Titans RX Championship compete com carros idênticos,
capazes de acelerar de zero a 100 km/h em 2 segundos. Eles são equipados com
mesmos motores do Ford Mustang. Os propulsores têm 2,3 litros, turbo e geram
530 HP.
Primeiro campeão mundial da FIA Fórmula E, primeiro e
único brasileiro com vitórias na Nascar, primeiro brasileiro a vencer na GP2 e
primeiro vencedor da A1GP, Nelsinho Piquet foi também pioneiro do Brasil no
rallycross.
Em 2013, Piquet correu etapas do XGames e parte do
campeonato do GRC (Global Rallycross Championship). Nas temporadas seguintes,
disputou os campeonatos completos do GRC, vencendo uma etapa em Washington DC e
conquistando a medalha de bronze nos XGames em Austin (a única medalha de um
brasileiro em modalidades de esporte a motor no evento).
Os eventos de rallycross mesclam duas superfícies
-normalmente asfalto e terra-, apresentam um traçado alternativo pelo qual os
carros têm que passar uma vez por bateria e têm ao menos um salto por percurso.
Em uma jornada são disputadas baterias classificatórias, que antecedem a final
-todas provas de curta duração com grande apelo para TV e streaming pela internet.
Piquet vai competir nas duas primeiras etapas, em Essay
(França) e Lydden Hill (Reino Unido), deixa o carro para Wurz na jornada de
Montalegre nos dias 10 e 11 de agosto por compromissos firmados anteriormente
com a Stock Car, e retorna para as etapas 4 e 5, respectivamente, na Áustria e
Hungria. Ele testa na Áustria nesta semana e inicia sua
jornada no evento nos dias 29 e 30 de junho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário