O presidente mundial da General Motors,
Mark Reuss, anunciou hoje, nos Estados Unidos, o lançamento de uma nova
arquitetura eletrônica veicular que irá viabilizar a chegada de uma nova
geração de veículos elétricos e de sistemas mais avançados de condução
autônoma, de conectividade e de segurança ativa - pilares fundamentais para a
visão de futuro da GM, de zero acidente, zero emissão e zero congestionamento.
Com o salto evolutivo que
darão os automóveis nos próximos cinco a dez anos, crescerá consideravelmente o
fluxo de dados necessários para que todos estes novos equipamentos funcionem
integrados entre si e se conectem também com sistemas externos de trânsito.
A nova arquitetura eletrônica veicular da GM estreia no Cadillac CT5 que chega
às lojas da marca no fim deste ano e deve equipar globalmente a maior parte dos
veículos da companhia até 2023.
Esta tecnologia é composta por um sistema eletrônico inteligente capaz de
processar até 4,5 terabytes de dados por hora – cinco vezes mais do que a
arquitetura corrente. Outra inovação é a capacidade de atualização remota de sistemas e suas
funcionalidades por toda sua vida útil do veículo, similar ao que já acontece
com smartphones.
Além disso, a inovação da GM proporciona mais rápida comunicação entre os
sistemas do próprio veículo e entre fontes externas graças às conexões de
internet de 100Mbs, 1Gpbs e 10Gbps.
A questão da segurança cibernética é outro pilar desta nova arquitetura
eletrônica. O DNA do sistema inclui recursos adicionais de proteção tanto para
hardware como para software que refletem a importância que a empresa dá a este
tema.
A GM, aliás, foi a primeira fabricante de automóveis a criar um departamento
dedicado a tecnologias de segurança cibernética com foco na proteção contra
potenciais riscos de acesso não autorizado a veículos e a informações sigilosas
de seus clientes.
A GM também foi a primeira grande fabricante a implementar um programa que
estimula a comunidade de pesquisas em segurança cibernética a identificar
possíveis vulnerabilidades em seus sistemas, afim de reforçá-los continuamente.
A GM ainda é membro do Auto-ISAC (Centro de Compartilhamento e Análises de
Informações Automotivas), uma comunidade que envolve representantes do setor
público e privado que compartilham experiências e avanços em segurança
cibernética. Essa nova e importante tecnologia foi desenvolvida por um time global de
especialistas da empresa em seus diversos centros de desenvolvimento pelo
mundo.
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