quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Com Loeb/Elena, Citroën conquista oitavo título seguido no Mundial de Rali (WRC)


Loeb o campeão
A Citroën foi a grande campeã do Campeonato Mundial de Rali (WRC) em 2011. Pelo oitavo ano consecutivo, Sébastien Loeb conquistou o título de pilotos. A taça foi garantida apenas na última prova da temporada, no País de Gales, onde o francês, cujo navegador é Daniel Elena, não pôde comemorar mais um bom resultado devido a um incidente fora do trecho de competição. Mas esse abandono não tirou a animação da Citroën Racing, que já havia sido campeã entre os fabricantes pela sétima vez na etapa anterior, na Espanha.
Além de agora possuir oito títulos mundiais, o piloto Sébastien Loeb, de 37 anos, soma 67 vitórias, cinco delas obtidas neste ano. Para se ter uma ideia de como os números do francês no WRC são impressionantes, antes dele ninguém havia conquistado mais de quatro títulos. O segundo colocado no ranking de vitórias possui 30 primeiros lugares.
Dos oito campeonatos de Loeb, todos pela Citroën, este certamente foi um dos mais difíceis. Com um Citroën DS3 WRC - depois de ter sido campeão com um Citroën Xsara WRC (de 2004 a 2006) e um Citroën C4 WRC (de 2007 a 2010) -, o francês teve de enfrentar pesada concorrência da dupla companheira de Citroën Racing Sébastien Ogier/Julien Ingrassia, que também obteve cinco vitórias em 2011, e das equipes rivais, que disputaram o título até a etapa final.A dupla Loeb/Elena entrou no Rali do País de Gales (Grã-Bretanha) oito pontos à frente dos finlandeses Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtine, únicos que também ainda estavam na disputa pela taça. No entanto, os adversários abandonaram a 13ª e última etapa da temporada ainda na sétima especial, na sexta-feira. A partir de então, o anúncio do oitavo título virou mera formalidade.
Só que, para tentar obter outra vitória, Loeb não parou de acelerar. Loeb e Elena ocupavam a segunda colocação, há 7s5 do líder, quando sofreram um acidente durante o deslocamento entre a 18ª e a 19ª especiais de um total de 23. Mas o título já era deles...“Foi uma pena, porque teria sido bom ter encerrado a disputa com Jari-Matti Latvala”, disse Loeb. “O que aconteceu é bastante normal: estávamos em uma estrada estreita e encontramos um carro [na direção contrária] no topo de um morro onde não havia visibilidade. O piloto espanhol teve o reflexo errado, ficou à direita e colidimos. O radiador foi danificado. Essa é a prova de que um rali não termina até você voltar ao parque fechado.”
A equipe, porém, manteve-se animada. “Não deixaremos esse incidente estragar a festa”, afirmou Frédéric Banzet, gerente-geral da Citroën. “Sébastien, Daniel e Citroën Racing fizeram uma temporada extraordinária. Dez vitórias em 13 ralis, títulos de construtores e pilotos, novos recordes alcançados: a equipe toda mais do que correspondeu às expectativas. Da Suécia à Grã-Bretanha, o WRC nos ajudou a mostrar nossa filosofia Créative Technologie em quatro continentes. Essas vitórias e esses títulos ajudaram a incorporar ainda mais o rali aos genes da Citroën.”
Loeb finalmente pôde celebrar seu oitavo campeonato: “Até agora não tínhamos tido tempo para comemorar esse título, pois estávamos completamente envolvidos no rali. Novamente nesta manhã tivemos de acordar às 4h30 para competir. Agora podemos celebrá-lo com toda a equipe. Todos os títulos são importantes e memoráveis, porque eles nunca vêm da mesma maneira. Nesta temporada, o nível geral foi muito alto e tivemos de lutar até a última prova. 

Estou orgulhoso por ter me tornado o piloto com mais títulos, embora não se deva tentar comparar as diferentes categorias deste esporte. Nunca pensei que alcançaria isso quando comecei minha carreira”.Sébastien Ogier foi o mais veloz em três dos quatro últimos trechos cronometrados do Rali do País de Gales e acabou o evento em 11º lugar. Foi, no entanto, o terceiro colocado no campeonato, que foi de grande sucesso para a Citroën Racing. Mais uma vez!

Rali do País de Gales – 10 a 13 de novembro de 2011
Resultado final:


1) Jari-Matti Latvala (Finlândia)/Miika Anttila (Finlândia), Ford Fiesta RS, 3:27:03.5
2) Mads Ostberg (Noruega)/Jonas Andersson (Suécia), Ford Fiesta RS, a
3:42.9
3) Henning Solberg (Noruega)/Ilka Minor (Áustria), Ford Fiesta RS, a
7:05.1
4) Kris Meeke (Grã-Bretanha)/Paul Nagle (Grã-Bretanha), Mini John Cooper Works, a
7:12.3
5) Matt Wilson (Grã-Bretanha)/Scott Martin (Grã-Bretanha), Ford Fiesta RS, a
8:57.3
6) Ott Tänak (Estônia)/Kuldar Sikk (Estônia), Ford Fiesta RS, a 9:27.1
7) Evgeny Novikov (Rússia)/Dennis Giraudet (França),
Ford Fiesta RS, a 9:47.7
8) Dennis Kuipers (Holanda)/Fréderic Miclotte (Bélgica), Ford Fiesta RS, a 10:12.7
9) Ken Block (Estados Unidos)/ Alessandro Gelsomino (Itália), Ford Fiesta RS, a 16:01.2
10) Armindo Araújo (Portugal)/Miguel Ramalho (Portugal), Mini John Cooper Works, a 17:01.6
Classificação do Campeonato Mundial de Rali (WRC) de 2011 após 13 de 13 etapas:

Pilotos 1) Sébastien Loeb (França), Citroën DS3, 222 pontos; 2) Mikko Hirvonen (Finlândia), Ford Fiesta RS, 214; 3) Sébastien Ogier (França), Citroën DS3, 196; 4) Jari-Matti Latvala (Finlândia), Ford Fiesta RS, 172; 5) Petter Solberg (Noruega), Citroën DS3, 110; 6) Mads Ostberg (Noruega), Ford Fiesta RS, 88; 7) Matthew Wilson (Grã-Bretanha), Ford Fiesta RS, 63; 8) Daniel Sordo (Espanha), Mini John Cooper Works, 59; 9) Henning Solberg (Noruega), Ford Fiesta RS, 59; 10) Kimi Räikkönen (Finlândia), Citroën DS3, 34; 11) Kris Meeke (Grã-Bretanha), Mini John Cooper Works, 25; 12) Dennis Kuipers (Holanda), Ford Fiesta RS, 21; 13) Federico Villagra (Argentina), Ford Fiesta RS, 20; 14) Khalid Al Qassimi (Emirados Árabes), Ford Fiesta RS, 15; 15) Ott Tänak (Estônia), Ford Fiesta S2000, 15; 16) Juho Hanninen (Finlândia), Skoda Fabia S2000, 14; 17) Evgeny Novikov (Rússia), Citroën DS3, 12; 18) Hayden Paddon (Nova Zelândia), Subaru Impreza, 10; 19) Martin Prokop (Rep. Tcheca), Ford Fiesta S2000, 7; 20) Per-Gunnar Andersson (Suécia), Ford Fiesta RS, 6; 21) Michal Kosciuszko (Polônia), Mitsubishi Lancer, 6; 22) Ken Block (Estados Unidos), Ford Fiesta RS, 6; 23) Armindo Araújo (Portugal), Mini John Cooper Works, 5; 24) Alexander Saliuk Jr. (Ucrânia), Mitsubishi Lancer, 4; 25) Benito Guerra Jr. (México), Mitsubishi Lancer, 2; 26) Peter van Merksteijn Jr. (Holanda), Citroën DS3, 2; 27) Pierre Campana (França), Mini John Cooper Works, 2; 28) Bernardo Sousa (Portugal), Ford Fiesta S2000, 1; 29) Patrik Flodin (Suécia), Subaru Impreza, 1.

Fabricantes 1) Citroën Total WRT, 403 pontos; 2) Ford Abu Dhabi WRT, 376; 3) M-Sport Stobart Ford WRT, 178; 4) Petter Solberg WRT (Citroën), 98; 5) FERM Power Tools WRT (Ford), 54; 6) Team Abu Dhabi (Ford), 54; 7) Munchi’s Ford WRT, 38; 8) Monster WRT (Ford), 27; 9) Van Merksteijn Motorsport (Citroën), 16; 10) Brazil World Rally Team (Mini), 7 pontos.

Copilotos 1) Daniel Elena (Mônaco), Citroën DS3, 222 pontos; 2) Jarmo Lehtinen (Finlândia), Ford Fiesta RS, 214; 3) Julien Ingrassia (França), Citroën DS3, 196; 4) Miika Anttila (Finlândia), Ford Fiesta RS, 172; 5) Chris Patterson (Grã-Bretanha), Citroën DS3, 110; 6) Jonas Andersson (Suécia), Ford Fiesta RS, 88; 7) Scott Martin (Grã-Bretanha), Ford Fiesta RS, 63; 8) Carlos del Barrio (Espanha), Mini John Cooper Works, 59; 9) Ilka Minor (Áustria), Ford Fiesta RS, 59; 10) Kaj Lindström (Finlândia), Citroën DS3, 34; 11) Paul Nagle (Grã-Bretanha), Mini John Cooper Works, 25; 12) Frederic Miclotte (Bélgica), Ford Fiesta RS, 21; 13) Jorge Perez Companc (Argentina), Ford Fiesta RS, 16; 14) Michael Orr (Grã-Bretanha), Ford Fiesta RS, 15; 15) Kuldar Sikk (Estônia), Ford Fiesta S2000, 15; 16) Mikko Markkula (Finlândia), Skoda Fabia S2000, 14; 17) Denis Giraudet (França), Citroën DS3, 12; 18) John Kennard (Nova Zelândia), Subaru Impreza, 10; 19) Jan Tománek (Rep. Tcheca), Ford Fiesta S2000, 7; 20) Emil Axelsson (Suécia), Ford Fiesta RS, 6; 21) Maciej Szczepaniak (Polônia), Mitsubishi Lancer, 6; 22) Alessandro Gelsomino (Itália), Ford Fiesta RS, 6; 23) Miguel Ramalho (Portugal), Mini John Cooper Works, 5; 24) Pavlo Cherepin (Ucrânia), Mitsubishi Lancer, 4; 25) José Diaz (Argentina), Ford Fiesta RS, 4; 26) Erwin Mombaerts (Bélgica), Citroën DS3, 2; 27) Bjorn Degandt (Bélgica), Ford Fiesta RS, 2; 28) Borja Rozada (Espanha), Mitsubishi Lancer, 2;29) Sabrina de Castelli (França), Mini John Cooper Works, 2; 30) António Costa (Portugal), Ford Fiesta S2000, 1; 31) Maria Andersson (Suécia), Subaru Impreza, 1 ponto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário