O Salão Internacional de Veículos Antigos 2011 acontece de 24 a 27 de novembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. O evento, uma iniciativa da Reed Exhibitions Alcântara Machado em parceria com o Automóvel Clube do Brasil, promete grandes atrações tanto para aficionados por automóveis antigos como do público em geral. O visitante terá a oportunidade de conhecer a história do automóvel no Brasil e no mundo, acompanhando cada etapa, desde os primeiros veículos construídos artesanalmente aos modernos carros da atualidade, chegando inclusive aos avançadíssimos carros-conceito.Numa autêntica viagem pelo tempo, estarão expostos veículos que marcaram época, carros que representaram verdadeiras revoluções na indústria automobilística e que transformaram o modo de vida em todo o planeta.
CURIOSIDADES
PRESENÇA ILUSTRE DO FUNDADORES DO A.C.B., ALBERTO SANTOS-DUMONT. DA ESQUERDA PARA A DIREITA, SANTOS-DUMONT, SILVIO PENTEADO, PRADO JR. E ARMANDO PENTEADO. |
Mariette Hélène Delangle nasceu em 15 de dezembro de 1900, em Aunay-sous-Auneau, na França, filha do carteiro local. Em sua adolescência, viu o mundo da Europa colonialista ruir sob o peso da Primeira Grande Guerra - as mulheres, antes relegadas a um status inferior na sociedade francesa, ou restrita a pequenos serviços ou à vida de esposa e dona de casa, agora eram recrutadas como mão de obra na indústria, enquanto a população masculina adulta era dizimada no front. Mariette, com temperamento rebelde, e, de certa forma, beneficiada por essa reviravolta social, tornou-se uma conhecida dançarina do Cassino de Paris, onde adotou o pseudônimo Hellé-Nice.
Essa personalidade, que causava escândalo, era temperada pelas companhias masculinas, através das quais Hellé-Nice desenvolveu o gosto por carros. Mas não apenas por admirá-los, mas sim por acelerá-los em alta velocidade! Durante os anos 30, Hellé-Nice conseguiu um Bugatti T35C e passou a participar de Grandes Prêmios e outras corridas internacionais importantes, competindo contra os maiores de seu tempo, como Achile Varzi, Tazio Nuvolari, Raymond Sommer, Luigi Fagioli, Louis Chiron, Piero Taruffi e Jean Pierre Wimille. Depois de um ano apenas chegando ao final das corridas, em 1934 ela adquiriu um Alfa Romeo "Monza", pintado de azul. Sua constância em participações, sua segurança na condução do carro e seu jeito extrovertido fora das pistas (e o curioso hábito de correr de boca aberta, apesar dos insetos...), a tornaram uma personalidade conhecida entre os fãs das corridas de automóvel.
CARROS NOS BOXES, ANTES DA LARGADA PARA O GP CIDADE DE SÃO PAULO. |
Em 1936, ela se inscreveu para o Grande Prêmio do Brasil, a ser disputado no Circuito da Gávea, conhecido como o "Trampolim do Diabo", localizado nas ruas da Zona Sul da cidade. Um Rio de Janeiro dourado, que conflitava entre a irreverência e o conservadorismo, recebeu Hellé-Nice com espanto. Não era de bom tom uma mulher guiar um carro de corridas. Nem mesmo seus hábitos de fumar em público e usar calças passaram despercebidos. Com seu Alfa azul, competindo contra Carlo Pintacuda, Chico Landi e o pioneiro Barão de Teffé, ela terminou a prova em oitavo. A impressão deixada por aquela mulher ousada, mesmo não obtendo um resultado brilhante, foi tão forte, que a partir daquela época, muitas meninas foram batizadas como Helenice.
HELLÉ-NICE ENTRA EM CURVA AO VOLANTE DE SUA ALFA ROMEO AZUL, NO GP CIDADE DE SÃO PAULO - 1936 |
Os competidores do GP do Rio foram convidados para a realização do Grande Prêmio de São Paulo, dois meses depois. A corrida seria realizada num retângulo que compreendia a Rua Colômbia, a Rua Estados Unidos, a Rua Canadá, e tinha a linha de chegada na Avenida Brasil, numa área residencial da capital paulista. As duas Alfa Romeo da equipe oficial de Carlo Pintacuda e Attilio Marinoni eram as favoritas, como haviam sido na Gávea - Pintacuda liderava com folgas quando teve problemas mecânicos. O Barão de Teffé corria por fora, e Hellé-Nice era quem atraía a maior curiosidade do público.
A corrida se iniciou com atraso, pois o governador de São Paulo Armando de Sales Oliveira, que desceria a bandeira para a largada, ficou preso no trânsito (isso já em 1936!). O público se apinhava nas calçadas e ruas de acesso ao circuito, bem como nas janelas dos edifícios ao redor, ansioso por aquele que seria o maior evento automobilístico da história da cidade. Logo após a largada, as duas Alfas vermelhas dispararam na ponta. Hellé-Nice saltou para um surpreendente terceiro lugar, seguida pelo italiano da Bugatti, Vittorio Coppoli (vencedor no Rio dois meses antes), Teffé e o jovem Chico Landi. Em certo momento, Marinoni rodou e ficou parado na pista, sem conseguir arrancar. Pintacuda, o líder, veio em seguida e, com o próprio carro, empurrou o companheiro de equipe de volta para a disputa. Enquanto isso, Hellé-Nice teve que fazer um reabastecimento, caindo para a quarta posição.
A francesa vinha recuperando terreno, e, tirando cerca de 5 segundos por volta, voltou à disputa pelo terceiro posto contra Teffé. O aristocrático piloto brasileiro "embarrigou" na esquina da Rua Canadá com a Av. Brasil, o que permitiu o bote da Alfa azul de Hellé-Nice. Os dois cruzaram a linha de chegada emparelhados, abrindo a última volta da corrida.
A francesa vinha recuperando terreno, e, tirando cerca de 5 segundos por volta, voltou à disputa pelo terceiro posto contra Teffé. O aristocrático piloto brasileiro "embarrigou" na esquina da Rua Canadá com a Av. Brasil, o que permitiu o bote da Alfa azul de Hellé-Nice. Os dois cruzaram a linha de chegada emparelhados, abrindo a última volta da corrida.
ALFA ROMEO DE HELLÉ-NICE APÓS O TRÁGICO ACIDENTE |
Então algo não muito bem explicado aconteceu. Aparentemente, uma briga entre torcedores e policiais à beira da pista, ou talvez até um fã alucinado do Barão, resultou num fardo de feno, usado para proteção no meio fio, sendo jogado no meio da pista. Hellé-Nice atingiu o fardo de feno a cerca de 160km/h. Seu carro foi catapultado para fora, capotando duas vezes, e atingindo a multidão. Cerca de 6 pessoas faleceram com o impacto, e mais de 30 ficaram feridas. A piloto foi lançada para fora do carro no primeiro momento, e seu corpo atingiu um policial, que absorveu grande parte do impacto. Hellé-Nice sofreu traumatismo craniano e ficou dois meses internada, mas o guarda que involuntariamente lhe salvou a vida, veio a falecer em decorrência dos ferimentos. Traumatizada, Hellé-Nice, a principal mulher piloto dos anos dourados dos Grandes Prêmios, nunca mais participou de competições oficiais. Ela faleceu em 1984 de causas naturais.
Helle-Nice não é apenas um pseudônimo e não tem nada a ver com a cidade de Nice na Riviera Francesa, na realidade o apelido foi dado na língua falada na Riveira até hoje, uma mistura de inglês e francês.
ResponderExcluirEra elle est nice, ou seja, ela é legal, certamente pelos dotes de mademoiselle e pela alma "caridosa" que deveria ter.
O Alfa Romeo nunca foi dela, mas sim de um de seus "amigos", o franco-argelino Marcel Leroux, irmão do famoso piloto de GPs Gaston Leroux.
Após a guerra foi acusada pelo piloto monegasco Louis Chiron de colaboracionista e entrou para o ostracismo também pela perda de seus dotes, morreu praticamente na miséria e esquecida.
Mademoiselle era no entanto bota, essa história do fardo de feno é balela, tomou é um totó mesmo, salvou-a o garboso Guarda Civil que estava com farda de gala e espada.
O nome Helenice só existe no Brasil, mas as recatadas senhoras que o envergam ignoram de onde veio e pior, qual o significado.