Com o
quarto lugar conquistado no Rally dos Faraós, encerrado hoje na cidade do Cairo
(Egito), Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin conseguiram adiar para o Baja
Portalegre - que acontece de 1 a 2 de novembro, em Portugal -, a decisão da
categoria T2 Copa FIA de Rally Cross Country. Após seis etapas disputadas os
árabes Yahya Al Helei e Khalid Alkendi lideram com 146 pontos, 25 a mais que os
brasileiros. Com a vitória na classificação geral no Rally dos Faraós o árabe
Khalifa Al-Mutaiwei e o alemão Andreas Schulz conquistaram o título na
categoria T1 com antecipação de uma etapa.
A etapa de hoje do rally egípcio consolidou a competição com a fama de "mini Dakar", tamanhas as dificuldades enfrentadas pelos concorrentes de todas as modalidades envolvidas na prova: carros, motos, caminhões e veículos clássicos. Além disso, o serviço de informação da prova também mereceu destaque ao informar, por volta das 12 horas (horário de Brasília), um resultado que apontava os brasileiros na segunda colocação e ignorava a dupla árabe Yahya Al Helei e Khalid Alkendi, o que colocada Varela e Gugelmin na liderança da Copa FIA.
"Infelizmente essa informação não refletia a realidade", filosofou Reinaldo Varela de volta ao Cairo, ao embarcar rumo a São Paulo, onde deve chegar amanhã (domingo, 7). "Seria, sem dúvida, o melhor resultado para nós, porém, nosso carro teve problemas mecânicos e largamos para cumprir tabela, nada mais do que isso".
Pelo regualmento da FIA as provas do tipo "cross country permitem pontuação dobrada em relação às demais, fato que incluiu o Rally dos Faraós. Em Portugal, onde a vitória equiavale a 15 pontos, o título da categoria T2 será decidido na base do tudo ou nada: os árabes Al Helei e Alkendi agora somam 146 pontos, frente a 121 dos brasileiros. Em outras palavras, para reverter a situação Varela e Gugelmin precisam vencer a etapa final e esperar que seus adversários não pontuem. Esta combinação deixaria as duas duplas empatadas, mas com dois segundos lugares em Abu Dhabi e Dubai, contra apenas um dos árabes, no Egito, o desempate será favorável à dupla do Divino Fogão Rally Team.
"É uma combinação difícil de resultados difícil, já que eles andam bem e são regulares, mas não é impossível", explicou Gustavo Gugelmin, que no Egito foi obrigado a "testar" os serviços médicos da competição em pleno deserto. "Nunca cavei tanta areia em minha vida. Na etapa de quarta-feira estive próximo a sofrer um desmaio, de tanto que encalhamos e paramos para ajudar concorrentes. Sem dúvida o Rally dos Faraós merece o título de mini Dakar."
A classificação extraoficial da categoria T2 do Rally dos Faraós na etapa de hoje:
1) Jun Mitsuhashi (JPN)/Alain Guehennec (FRA), Toyota VDJ200, 3h14m51
2) Yahya Al Helei (ARE)/Khalid Alkendi (ARE), Toyota Land Cruiser, 3h30m21
3) Reinaldo Varela (BRA)/Gustavo Gugelmin (BRA), Mitsubishi Pajero V80, 7h42m23
A classificação final extraoficial da categoria T2 do Rally dos Faraós após seis etapas:
1) Jun Mitsuhashi (JPN)/Alain Guehennec (FRA), Toyota VDJ200, 25h57m43
2) Yahya Al Helei (ARE)/Khalid Alkendi (ARE), Toyota Land Cruiser, 29h38m41
3) Nicolas Gibon (FRA)/Akira Miura (JPN), Toyota VDJ200, 30h11m48
4) Reinaldo Varela (BRA)/Gustavo Gugelmin (BRA), Mitsubishi Pajero V80, 37h20m6
A etapa de hoje do rally egípcio consolidou a competição com a fama de "mini Dakar", tamanhas as dificuldades enfrentadas pelos concorrentes de todas as modalidades envolvidas na prova: carros, motos, caminhões e veículos clássicos. Além disso, o serviço de informação da prova também mereceu destaque ao informar, por volta das 12 horas (horário de Brasília), um resultado que apontava os brasileiros na segunda colocação e ignorava a dupla árabe Yahya Al Helei e Khalid Alkendi, o que colocada Varela e Gugelmin na liderança da Copa FIA.
"Infelizmente essa informação não refletia a realidade", filosofou Reinaldo Varela de volta ao Cairo, ao embarcar rumo a São Paulo, onde deve chegar amanhã (domingo, 7). "Seria, sem dúvida, o melhor resultado para nós, porém, nosso carro teve problemas mecânicos e largamos para cumprir tabela, nada mais do que isso".
Pelo regualmento da FIA as provas do tipo "cross country permitem pontuação dobrada em relação às demais, fato que incluiu o Rally dos Faraós. Em Portugal, onde a vitória equiavale a 15 pontos, o título da categoria T2 será decidido na base do tudo ou nada: os árabes Al Helei e Alkendi agora somam 146 pontos, frente a 121 dos brasileiros. Em outras palavras, para reverter a situação Varela e Gugelmin precisam vencer a etapa final e esperar que seus adversários não pontuem. Esta combinação deixaria as duas duplas empatadas, mas com dois segundos lugares em Abu Dhabi e Dubai, contra apenas um dos árabes, no Egito, o desempate será favorável à dupla do Divino Fogão Rally Team.
"É uma combinação difícil de resultados difícil, já que eles andam bem e são regulares, mas não é impossível", explicou Gustavo Gugelmin, que no Egito foi obrigado a "testar" os serviços médicos da competição em pleno deserto. "Nunca cavei tanta areia em minha vida. Na etapa de quarta-feira estive próximo a sofrer um desmaio, de tanto que encalhamos e paramos para ajudar concorrentes. Sem dúvida o Rally dos Faraós merece o título de mini Dakar."
A classificação extraoficial da categoria T2 do Rally dos Faraós na etapa de hoje:
1) Jun Mitsuhashi (JPN)/Alain Guehennec (FRA), Toyota VDJ200, 3h14m51
2) Yahya Al Helei (ARE)/Khalid Alkendi (ARE), Toyota Land Cruiser, 3h30m21
3) Reinaldo Varela (BRA)/Gustavo Gugelmin (BRA), Mitsubishi Pajero V80, 7h42m23
A classificação final extraoficial da categoria T2 do Rally dos Faraós após seis etapas:
1) Jun Mitsuhashi (JPN)/Alain Guehennec (FRA), Toyota VDJ200, 25h57m43
2) Yahya Al Helei (ARE)/Khalid Alkendi (ARE), Toyota Land Cruiser, 29h38m41
3) Nicolas Gibon (FRA)/Akira Miura (JPN), Toyota VDJ200, 30h11m48
4) Reinaldo Varela (BRA)/Gustavo Gugelmin (BRA), Mitsubishi Pajero V80, 37h20m6
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