Ao contrário do que acontece normalmente nas etapas da
Copa FIA de Rallye Cross Country, os organizadores do Rally dos Faraós - que
começa amanhã, no Cairo -, optaram por definir a ordem de largada da primeira
etapa por sorteio, e não pelo tradicional método de disputa de prólogo
contra-relógio. Para Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, vice-líderes do
certame na categoria T2, o resultado dessa decisão pode ser considerado
positivo já que a dupla árabe Yhaya Al Helei e Khalid Al-Kendi vai largar três
posições atrás dos brasileiros do Divino Fogão Rally Team."Ao sair na
frente dos árabes poderemos ditar o ritmo do rally e explorar mais opções de
estratégia, algo muito importante num rally tão longo quanto este",
explicou Varela. O piloto já fez o "shake-down" do novo Mitsubishi
Pajero que vai usar no Egito; trata-se de uma rápida avaliação para checar o
funcionamento dos sistemas vitais do veículo. A troca do modelo de duas por
quatro portas foi consequência de problemas de logística em função do
calendário da temporada.
"Como o transporte dos carros para o Egito é bastante demorado e
complicado, a nossa equipe optou por preparar um novo carro", comentou
Gustavo Gugelmin. "Além do trabalho planejado para evitar contratempos e
riscos, a opção por um modelo com distância entre eixos mais longa pode ter
outras vantagens. Tal característica proporciona melhor rendimento no deserto e
também permite levar mais peças de reposição, já que nesta prova não é
permitida a utilização de equipes de apoio no meio das especiais."Cidade
conhecida pelo transito caótico, as ruas do Cairo são disputadas por pedestres,
cabritos e camelos que se misturam com automóveis, ônibus e caminhões. Como a
largada do primeiro deslocamento está prevista para as 7 horas de amanhã,
Varela e Gugelmin optaram por despertar por volta das 5h30, para permitir
deixar o hotel rumo antes das 6 horas. A primeira etapa do Rally dos Faraós
será disputada num percurso de 339 KM de provas especiais mais dois
deslocamentos de 120 km.
"Embora o terceiro e o quinto dias, entre Tibniya e Abu Mingar, sejam os
mais difíceis da competição, amanhã também teremos que prestar muita atenção
nas dunas entre os km 179 e 235", comentou Reinaldo Varela, que assim como
seu navegador, espera terminar o rally à frente dos líderes do campeonato. O
catarinense lembrou que "como a pontuação aqui no Egito é dobrada, podemos
sair daqui como líderes do certame ou dar adeus ao título…"
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