Outro destaque do novo negócio de Ônibus que a
Iveco apresenou na FetransRio são os novos modelos Iveco CityClass,
micro-ônibus de 7 toneladas, reconhecidos como campeões de vendas da empresa no
Brasil, com mais de 4.000 unidades entregues ao programa de transporte escolar
do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Agora disponível no
varejo para frotistas e para os pequenos operadores, o novo modelo chega em
três versões (escolar, fretamento e turismo/executivo) com novidades mecânicas
e estéticas.
O novo Iveco CityClass é baseado na mecânica confiável e econômica do Iveco
Daily 70C17 HD. Equipado com motor FPT F1C Dual Stage Euro V common rail de 3.0
litros, 170 cavalos de potência, 450 Nm de torque, e com tecnologia EGR, o veículo
é o único de seu segmento que dispensa o uso do Arla 32. Acoplado ao câmbio ZF
de seis marchas, com alavanca no painel, o novo CityClass é fácil de guiar,
apresenta excelente desempenho e superior rendimento de combustível.
Outro destaque importante no produto, principalmente no que se refere à
segurança do motorista e dos passageiros, é o sistema de freios hidráulico
pneumático HD – já utilizado nas versões do Daily 70C17 HD – com maior
capacidade e eficiência de frenagem. Após uma série de intervenções e melhorias
sobre a plataforma atual, o novo Iveco CityClass aumentou sua capacidade, o que
o credenciou a disputar também o segmento dos micro-ônibus de até 8 toneladas.
Juntos, os segmentos de 7 e 8 toneladas representam 47% do total do mercado dos
micro-ônibus do País, cujas vendas alcançaram 9.200 unidades em 2011.
Além de ampliar o mercado do CityClass, a mudança permitiu a opção de mais um
entre-eixos de 4.350mm (além dos tradicionais 3.750 e 3.990mm). Com essa nova
medida, o micro-ônibus da Iveco aumenta sua capacidade em número de passageiros
e garante a possibilidade de maior retorno financeiro aos clientes.
Na versão escolar, por exemplo, o CityClass agora pode transportar até 36
alunos (contra 29 anteriormente), o que trouxe um ganho de 25% em sua
capacidade de transporte. Na versão Fretamento, ideal para o transporte de
curtas e médias distâncias, a capacidade máxima é de 25 assentos. Já na versão
Turismo / Executivo, recomendada para serviços exclusivos como viagens e
receptivo, são 19 poltronas reclináveis com espaçamentos maiores que
proporcionam total conforto aos passageiros.
Desenvolvido pelo Centro de Desenvolvimento de Produto da Iveco em Sete Lagoas,
MG, em conjunto com a Neobus, e encarroçado na fábrica da empresa parceira em
Caxias do Sul, RS, o novo Iveco CityClass ganhou design mais moderno,
aerodinâmico e elegante.
A parte frontal (capô, grade para-choque e faróis) foi totalmente redesenhada.
A coluna A, que liga o para-choque ao teto, tem contorno largo e confere um
visual robusto ao veículo. O acabamento externo na área das janelas é mais
sofisticado. Laterais planas, proporções harmoniosas, faróis e lanternas
integradas são outros detalhes que acrescentam personalidade ao produto. Por
dentro, o modelo traz o painel do novo Daily, que é o mais bonito de sua
categoria, semelhante ao de um automóvel. Além disso, vem com computador de
bordo, imobilizador, tacógrafo e piloto automático de série.
Em termos de opcionais, o
novo Iveco CityClass é generoso, permitindo ao cliente personalizar o veículo
de acordo com suas preferências. No caso do modelo escolar, ele pode ter
itinerário eletrônico, porta-mochilas suspenso, CD-player e poltronas em
tecido. Na versão fretamento, que já vem de série com poltronas reclináveis,
janelas de vidros fumê, porta pantográfica, bagageiro traseiro e porta-pacotes
superior, tem como opcionais o ar-condicionado de teto e desembaçador / ar
quente. Já a versão Turismo/Executivo é completa. Poltronas reclináveis,
janelas coladas na lateral, porta-pacotes de luxo com luz de leitura,
cortinas na área de passageiros e ar-condicionado com duto central. Para esta
versão, os novos opcionais são geladeira, monitor LCD e DVD player automotivo,
plugue carregador de celular e parede separação total entr e motorista e
passageiros.
Todas as versões contam ainda com a inédita suspensão pneumática opcional, que
proporciona máximo conforto aos passageiros, principalmente em percursos de
média e longa distância.
De acordo com Alcides Cavalcanti, diretor de Vendas da Iveco Latin America, “os
novos Iveco CityClass serão vendidos em todas as 109 concessionárias da rede no
Brasil, trazendo como principal atrativo comercial o melhor custo operacional e
por passageiro do mercado. Além disso, o produto está disponível completo e
para pronta entrega em todas as suas versões, podendo ser totalmente financiado
pelo Finame”, complementa.
Os novos Iveco CityClass terão garantia de um ano
(chassis e carroçaria) por meio da rede Iveco e contam com os tradicionais
intervalos alongados de manutenção e serviços de pós-venda com cobertura em
todo o País.
Nenhum comentário:
Postar um comentário