Sempre com o objetivo de aumentar a segurança dos pilotos, a Stock Car
estreia novos bancos na próxima etapa - a décima da temporada - da Copa Caixa
Stock Car, dia 21 de outubro no Autódromo de Curitiba. Projetado e fabricado
pela empresa norte-americana Fiber Works Composites sob a supervisão da JL, a
fabricante dos carros da principal categoria do automobilismo brasileiro, esses
bancos são feitos de fibra de carbono e substituirão os atuais, fabricados em
alumínio. O material é o mesmo utilizado na construção dos cockpits dos carros
de Fórmula 1 e a espuma interna que reveste os bancos, também é homologada pela
FIA (Federação Internacional do Automóvel) e tem a fabricação de empresas
especializadas. O composto tem a capacidade de absorver energia de impactos de
eventuais acidentes.
Este novo banco se assemelha bastante a um cockpit. O projeto teve a
participação de pilotos da Stock Car, que opinaram e destacaram pontos que
poderiam ser aperfeiçoados. Outra vantagem é que este novo acessório foi feito
especialmente para o chassi JL G09, que equipa a categoria. Depois, com todas
essas informações em mãos, o projetista Guenther Steiner finalizou a
construção. Ele tem mais 25 anos de experiência em grandes e conhecidas
categorias internacionais como WRC (World Rally Championship), a alemã DTM
(Deutsche Tourenwagen Masters), a norte-americana Nascar e a Fórmula 1. Os
testes para a homologação pela FIA foram feitos pelo Newton Labs, o laboratório
italiano nomeado pela entidade que comanda o esporte a motor no mundo.
"Sempre buscamos preservar o elemento mais importante do carro e que faz a
ligação com o Stock Car, que no caso é o piloto", diz o projetista Gustavo
Lehto, da JL.
Curiosamente, o primeiro piloto a usar o novo banco será justamente o estreante
Rubens Barrichello. Rubinho terá um dia de testes na pista de Curitiba, no
Paraná, na próxima segunda-feira, dia 15. Ele está assegurado na Corrida do
Milhão Goodyear, dia 9 de dezembro em Interlagos. Dono do maior número de
provas na história da Fórmula 1 (326), Rubinho vai conhecer o Stock Car, um
carro de Turismo totalmente diferente dos monopostos que se acostumou a guiar
nas 19 temporadas da F 1 e neste ano de 2012 na Fórmula Indy.
Nenhum comentário:
Postar um comentário