sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Rubens Barrichello estreia novo banco da Stock Car



Sempre com o objetivo de aumentar a segurança dos pilotos, a Stock Car estreia novos bancos na próxima etapa - a décima da temporada - da Copa Caixa Stock Car, dia 21 de outubro no Autódromo de Curitiba. Projetado e fabricado pela empresa norte-americana Fiber Works Composites sob a supervisão da JL, a fabricante dos carros da principal categoria do automobilismo brasileiro, esses bancos são feitos de fibra de carbono e substituirão os atuais, fabricados em alumínio. O material é o mesmo utilizado na construção dos cockpits dos carros de Fórmula 1 e a espuma interna que reveste os bancos, também é homologada pela FIA (Federação Internacional do Automóvel) e tem a fabricação de empresas especializadas. O composto tem a capacidade de absorver energia de impactos de eventuais acidentes.

Este novo banco se assemelha bastante a um cockpit. O projeto teve a participação de pilotos da Stock Car, que opinaram e destacaram pontos que poderiam ser aperfeiçoados. Outra vantagem é que este novo acessório foi feito especialmente para o chassi JL G09, que equipa a categoria. Depois, com todas essas informações em mãos, o projetista Guenther Steiner finalizou a construção. Ele tem mais 25 anos de experiência em grandes e conhecidas categorias internacionais como WRC (World Rally Championship), a alemã DTM (Deutsche Tourenwagen Masters), a norte-americana Nascar e a Fórmula 1. Os testes para a homologação pela FIA foram feitos pelo Newton Labs, o laboratório italiano nomeado pela entidade que comanda o esporte a motor no mundo.

"Sempre buscamos preservar o elemento mais importante do carro e que faz a ligação com o Stock Car, que no caso é o piloto", diz o projetista Gustavo Lehto, da JL.

Curiosamente, o primeiro piloto a usar o novo banco será justamente o estreante Rubens Barrichello. Rubinho terá um dia de testes na pista de Curitiba, no Paraná, na próxima segunda-feira, dia 15. Ele está assegurado na Corrida do Milhão Goodyear, dia 9 de dezembro em Interlagos. Dono do maior número de provas na história da Fórmula 1 (326), Rubinho vai conhecer o Stock Car, um carro de Turismo totalmente diferente dos monopostos que se acostumou a guiar nas 19 temporadas da F 1 e neste ano de 2012 na Fórmula Indy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário