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Renato Pereira |
Bom, agora que já entendemos tudo de Petróleo, motores, funcionamento
etc, vamos então chegar na parte do Óleo Lubrificante que o consumidor vê mas,
quase nunca, sabe o que significa aquele monte de letrinhas...
4 –Depois de
tudo o que lemos até aqui sobre os Óleos Lubrificantes, sabemos portanto que as
principais características dos óleos lubrificantes são a viscosidade, o índice de viscosidade e a densidade; sabemos que a viscosidade determina a dificuldade para que o óleo
escorra, que quanto mais viscoso for um lubrificante – grosso –, é mais difícil
escorrer e, portanto,é maior sua capacidade de manter-se entre as peças móveis lubrificando-as.
Essa viscosidade não é constante, variando com a temperatura que, quando aumenta,
diminui a viscosidade e o óleo escoa com mais facilidade. O Índice de
Viscosidade aponta a variação da viscosidade com a temperatura, ou seja, quanto
maior o índice, menor será a variação de viscosidade do óleo; e a densidade
indica a massa de um volume de óleo a uma certa temperatura, sendo importante
para indicar se há contaminação ou deterioração de um lubrificante. Para
facilitar a identificação do Óleo Lubrificante, existem várias classificações,
sendo as mais usuais a SAE e a API.
A Classificação
SAEfoi estabelecida pela SocietyofAutomotiveEngineers–
Sociedade dos Engenheiros Automotivos dos Estados Unidos, classificando os Óleos Lubrificantes pela
viscosidade, indicada por um número e, logicamente, quanto maior este número,
mais viscoso é o lubrificante,que é dividido em três categorias:
Óleo de Verão:
SAE 20, 30, 40, 50, 60. Os números indicam o grau de viscosidade.
Óleo de Inverno:
SAE 0W, 5W, 10W, 15W, 20W, 25W. Os números indicam a temperatura que suportam
antes de congelar.
Óleo
Multiviscoso (Verão e Inverno): SAE 20W-40, 20W-50, 15W-50. A letra W é do
inglês Winter, que significa Inverno. Os números indicam a viscosidade e a
temperatura de congelamento.
A Classificação
APIfoi desenvolvida
pelo AmericanPetroleumInstitute– Instituto Americano do Petróleo, também nos Estados Unidos, e baseia-se em níveis de desempenho dos óleos lubrificantes, ou seja,no
tipo de serviço do qual o motor estará sujeito, sendo classificados por
duas letras, a primeira indicando o tipo decombustível e a segunda o tipo de serviço. São elas o S – de Service Station
ou Posto de Gasolina em inglês, para uso em motores a Gasolina, etanol, Etanol e
GNV, ou C – de Compression, para motores a Diesel. A segunda letra é por ordem
alfabética, iniciando-se pelo A, e indica o grau de evolução do Óleo, sendo
então o Óleo classificado como SA, SB, SC, SE, SF, SG, SH, SJ e SL.A
classificação mais atual é a API SL; então, quando é indicado um Óleo com
classificação SJ, pode-se usar um Óleo SL, mas o contrário não é recomendado.Essa
regra vale para os motores a Diesel também, somente até a classificação CD,
seguindo a evolução das letras do alfabeto: CA, CB, CC, CD, CE, CF, CG, CH e CI.Há
também uma separação da categoria em mais dois ramos, o CD-II e outro mais
recente CF-2. Por último, temos o Óleo Lubrificante para motores a gasolina 2
tempos, que abrangem 3 níveis de desempenho: API TA, TB e TC.
Basicamente,
para que não haja problemas decorrentes de contaminação ou envelhecimento, o
Óleo Mineral do motor deve ser substituído a cada 5.000 km, o Óleo
Semi-Sintético a cada 7.500 km e o Óleo Sintético a cada 10.000 km. Pense, no
entanto, que o tempo em que o carro fica em marcha lenta ou parado no trânsito,
colabora com os 17% de perda de energia gerada pelo motor nessas condições.
Isso significa que o fato de o carro estar parado com o motor em funcionamento
quer dizer que o tempo de vida do Óleo Lubrificante está sendo reduzido.
PERFIL:
Renato Pereira
Jornalista, designer técnico, projetista, ilustrador e piloto
formado pela Escola de Pilotagem Interlagos com especialização em Proteção
Empresarial. Atua há mais de 20 anos no setor automotivo e automobilismo, com
passagem pela Editora Abril, entre outras. Atualmente escreve para o Portal
Autopolis e contribui com diversas outras redações.
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