A Iveco apresenta ao Brasil na Transpúblico 2013 o seu
micro-ônibus Daily Electric 50C/E, o Minibus Elétrico, um veículo-conceito com
emissão zero de poluentes e movido por baterias de sódio e níquel, podendo ser
utilizado para turismo em áreas de preservação ambiental ou para transporte
profissional dentro de grandes plantas industriais. O produto é fruto do
pioneirismo da Iveco na área de tecnologia de combustíveis alternativos para
veículos comerciais.
Na Europa, a empresa já desenvolveu e comercializa
veículos elétricos, híbridos diesel-elétricos e a gás. A Iveco é, inclusive, a
líder mundial na produção de caminhões movidos a Gás Natural Veicular.Na
Europa, o veículo já é utilizado por diversas empresas para o transporte
fretado de seus colaboradores, além de parques públicos que o utilizam para
rodar em meio à natureza sem impactá-la. O Minibus Elétrico também pode ser
utilizado em operações urbanas de distribuição de curta distância,
principalmente à noite, pois é bem silencioso. Já no segmento turístico, ele
pode rodar com segurança em locais como o Parque Nacional de Fernando de
Noronha.
Com emissão zero de ruídos e poluentes, o Minibus
Elétrico é produzido na Europa e oferece capacidade de carga para 19 pessoas
mais o motorista, entre-eixos de 3.950mm e Peso Bruto Total (PBT) de 5,6
toneladas. Sua autonomia de rodagem é de 100 quilômetros na aplicação urbana, e
a velocidade máxima é de 70 km/h.Seu motor elétrico entrega 109 cavalos de
potência, e é do tipo assíncrono trifásico controlado com inversor, com um
sistema de bateria Fiamm Sonick que funciona com três módulos, feitas com sódio
e níquel. Sua recarga pode ser feita por plugues alimentados por painéis
fotovoltaicos, levando um tempo de até oito horas.
Daily
Elétrico na Usina de Itaipu
No Brasil, a implantação de projetos de veículos
elétricos pela Iveco começou em 2009, quando foi apresentado o Daily Elétrico,
o primeiro caminhão do Brasil movido a energia 100% limpa e renovável. A
iniciativa foi desenvolvida pela Iveco em parceria com a Itaipu Binacional, com
o objetivo de explorar as possibilidades da utilização da energia elétrica no
transporte de carga e de passageiros, e buscar a redução das emissões de
carbono. O modelo escolhido para receber a propulsão à energia elétrica foi o Iveco
Daily 55C com entre-eixos de 3.750 mm. Na versão elétrica, recebeu a
denominação 55C/E.
Sendo um chassi cabine-dupla, o veículo é ideal para o
transporte de equipes de trabalho mais carga, uma configuração muito usada por
empresas distribuidoras de energia, como é o caso das empresas parcerias no
projeto (Eletrobrás, ANDE, Copel, Cemig e Light). O Daily Elétrico é equipado
com três baterias, tem autonomia de 100 quilômetros com carga completa e
desenvolve velocidade máxima de 70 km/h. Vazio, a velocidade máxima chega a 85
km/h. O tempo de recarga da bateria é de oito horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário