A
nova superesportiva Daytona 675R acaba de chegar às concessionárias brasileiras
da Triumph. O modelo foi totalmente remodelado, após três anos de
desenvolvimento pela engenharia da Triumph. Desde abril, a versão 675R está
sendo montada na fábrica da Triumph em Manaus (AM). O modelo tem preço sugerido
de R$ 48.690,00 (com freios ABS de série).A Daytona 675R, lançada inicialmente
em 2011, mantém seu tradicional propulsor de três cilindros, mas teve sua
potência ampliada em 3 cv, atingindo 128 cavalos. Um novo chassi melhorou a
distribuição de peso da motocicleta. Seu visual ganhou linhas mais retas na
carenagem, um novo posicionamento do escapamento e o conjunto ótico foi
renovado. O modelo também ficou 1 kg mais leve, pesando agora 184 kg. Vários
outros componentes também são novos, como as suspensões. Como resultado, a moto
ficou mais rápida, segura e fácil de ser pilotada.
O novo motor da Daytona 675R passou por
várias mudanças para melhorar ainda mais o seu desempenho. Para começar, o
diâmetro e o curso foram modificados de 74 mm x 52,3 mm para 76 mm x 49,6 mm.
Um curso mais curto significa que os pistões têm menos distância para percorrer
em qualquer rotação, resultando em velocidades mais baixas do pistão. Como a
velocidade do pistão é o fator restritivo no limite de rotações do motor, isso
permitiu que os engenheiros da Triumph definissem um limite de rotações de 500
rpm maior. Isso permite que o motor “mantenha” sua potência por mais tempo,
resultando em taxas de aceleração e funcionabilidade significativamente
superiores. Os pistões trabalham, agora, em cilindros com revestimento em
nicasil. Esta nova construção é mais resistente, permitindo a geração de
pressões mais elevadas na câmara de combustão, o que significa maior
resistência ao torque e potência elevados. Outra inovação importante é o uso de
válvulas feitas de titânio, um material consideravelmente mais leve e
resistente do que o aço convencional.
SISTEMA DE
ESCAPAMENTO
Uma variedade de inovações foi desenvolvida
para melhorar a centralização de massa da nova Daytona 675R, como o novo
posicionamento do sistema de escapamento, o novo subquadro traseiro, novos
garfos e novas rodas. A alteração mais visível aconteceu no sistema de
escapamento. O conjunto, incluindo seu silenciador, que antes ficava debaixo do
assento, agora foi transferido para baixo do motor, o que melhorou ainda mais a
dirigibilidade da nova Daytona. Esta nova localização indica que a massa
do escapamento foi levada para muito mais perto do centro da motocicleta, uma
estratégia que também contribui para deixar a moto mais rápida nas curvas. As
rodas e os garfos ficaram mais leves e a distância entre eixos foi reduzida,
inovações que trouxeram melhorias significativas no desempenho geral da
motocicleta. Para se ter ideia, só a roda traseira ficou 500 gramas mais leve.
A motocicleta é
equipada, de série, com freios ABS regulável do
mercado. Seu conjunto pesa somente 1,5 kg e conta com sofisticações como sua
configuração de pista, que permite a derrapagem da roda traseira para aumentar
a segurança do piloto.A carenagem é toda nova e representa uma evolução
significativa em relação ao modelo antigo, com uma aparência mais elegante e
mais agressiva. A moto conta com uma série de inovações que ampliam seu nível
de sofisticação, como painéis internos na carenagem com cobertura total, parafusos
usinados de fixação do motor, placa de fixação da balança integrada e conjunto
da placa/luz traseira destacável para facilitar a conversão para moto de pista.
Além das funções
já existentes (contador de voltas, dois computadores de bordo, indicadores de
mudança de marcha, relógio e mostrador shift light, que indica a
rotação para a troca de marcha), o painel de instrumentos da Daytona também
conta agora com medidor de combustível e preparação para o Sistema de
Monitoramento de Pressão dos Pneus (opcional). A motocicleta chega ao mercado
brasileiro somente na cor Branco Crystal.
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