O ônibus Viale BRS (produzido na unidade de Caxias do Sul) com tração híbrida (biodiesel/elétrica) é uma das atrações da Marcopolo, uma das principais empresas mundiais no desenvolvimento de soluções e produtos para o transporte público terrestre, na Transpúblico 2013. O veículo é o primeiro com piso baixo fabricado no Brasil com a tecnologia híbrida e está no estande da fabricante durante a Feira de Mobilidade Urbana, que acontece no Transamérica Expo Center, em São Paulo.Seguindo a tendência internacional por alternativas que permitam a mobilidade veicular com preservação do meio ambiente, o Viale BRS constitui-se no mais avançado estágio da tecnologia híbrida. É equipado com chassi de piso baixo (Low-Entry) Volvo B5RLH EURO V e possui conjunto propulsor formado por um motor elétrico de 160 cv de potência, que utiliza baterias de íon de lítio e também dispõe de motor diesel/biodiesel de 215 cv. Os propulsores estão instalados na parte traseira do veículo, o que contribui para melhor distribuição de pesos e conforto para os passageiros.
O Viale BRS tem projeto, desenvolvimento e produção
com foco na sustentabilidade. A tração híbrida reforça a posição de vanguarda
em oferecer soluções de transporte menos poluentes, mais econômicos e que
contribuam com a qualidade de vida da população”, explica o executivo.O Viale
BRS híbrido contém a tecnologia projetada para um ônibus com dois motores, um a
diesel e outro elétrico, que funcionam em paralelo ou de forma
independente. O motor elétrico é utilizado para deslocar o ônibus e
acelerá-lo até uma velocidade de aproximadamente 20 km/h e sua energia é
fornecida pelas baterias de lítio. Depois disso, o ônibus funciona em paralelo
com o motor a diesel e o elétrico em sintonia. A energia para o elétrico é
fornecida pelo sistema de regeneração dos freios e ainda pelo gerador interno
acoplado no próprio motor elétrico.
Com 13.395 mm de comprimento, o Viale BRS Híbrido
tem a capacidade para transportar 91 passageiros, sendo 41 sentados e 50 em pé.
O modelo é equipado com transmissão automática, retarder, poltronas com encosto
de cabeça, com descansa-braços e descansa-pés, lixeiras no salão de
passageiros, sistema de ar-condicionado, sirene de marcha à ré e sistemas de gerenciamento de frota e de
iluminação interna em LEDs. Conta também com
sistema de acessibilidade, espaço para cadeira de rodas,
cinto de segurança de três pontos e sistema de audiovisual com dois
monitores de 19 polegadas em LCD.
Viale
BRT
Além do modelo Viale BRS híbrido, a Marcopolo
apresenta uma unidade do Viale BRT com motorização diesel convencional. O
veículo tem as mesmas características de modernidade e design da versão
híbrida, mas possui carroceria articulada, que confere maior capacidade de
transporte.Desenvolvido para aplicação nos avançados sistemas
de transporte coletivo em grandes centros urbanos, o Marcopolo Viale BRT
articulado tem até 21 metros de comprimento e capacidade para transportar até
145 passageiros. Internamente, inova nos conceitos de ocupação de espaço e de
ergonomia. A maior largura interna, associada à configuração das poltronas,
proporciona maior área livre e facilita a circulação dos passageiros, tornando
a viagem mais cômoda e confortável. A altura interna também foi aumentada, permitindo
a inclusão de eficientes dutos de ar, alto-falantes e amplo espaço para
propaganda nas laterais superiores.
A
concepção do Viale BRT é de um veículo robusto e extremamente confiável, imagem
conquistada junto às pessoas que o utilizam, produto de excelente relação
custo/benefício, atributo reconhecido pelos empresários do setor de transporte
urbano de passageiros
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