O Chairman e Presidente Mundial do Grupo Renault, Carlos
Ghosn, anunciou hoje um novo ciclo de investimentos da Renault no Brasil no
valor de R$500 milhões, para o período 2014-2019. Os recursos serão aplicados
no desenvolvimento e produção de dois novos veículos no Complexo Ayrton Senna,
em São José dos Pinhais. Na ocasião, Carlos Ghosn comunicou ao governo do
Estado do Paraná, que os investimentos de R$1,5 bilhão anunciados para o ciclo
2010-2015 já foram concluídos, ou seja, antecipados em quase dois anos.
Carlos Ghosn |
“Desde 2011 o Brasil é segundo maior mercado da marca depois
da França e está entre as prioridades estratégicas de crescimento mundial do
Grupo”, destacou Carlos Ghosn. A Renault do Brasil concluiu com
sucesso o seu plano de investimentos anterior e dá sequencia ao objetivo de
ampliar a sua participação no mercado brasileiro. No acumulado de janeiro a
março deste ano a Renault registrou 6,7% de participação de mercado,
consolidando-se como a quinta marca do mercado. A meta é alcançar 8% de
participação até 2016.Graças ao plano de investimentos anterior, a Renault
reforçou sua estratégia de crescimento no País, baseada em três pilares:
aumento da capacidade produtiva (em 2013 sua capacidade instalada de produção
saltou de 280.000 para 380.000 unidades por ano); renovação da gama de produtos
(foram lançados dois modelos completamente novos só em 2013 - o Master e o
Logan); e ampliação da rede de concessionárias (nos últimos três anos foram
inauguradas 100 novas concessionárias, totalizando 275 revendas).
A Renault também anunciou a implementação de um novo Centro
Nacional de Distribuição de Peças no município de Quatro Barras, investimento
que também se insere no programa Paraná Competitivo.O novo Centro de
Distribuição será instalado em um condomínio industrial e é uma peça importante
na estratégia de crescimento da marca nos próximos anos. As novas instalações
contarão com 66 mil metros quadrados de área construída e o início das
operações está previsto para o segundo semestre de 2015. O novo armazém deve
gerar cerca de 250 empregos e representa investimentos da Renault da ordem de
R$240 milhões, compreendidas as operações dos próximos 10 anos. Na sua operação
o novo centro deverá movimentar cerca de 200 carretas por mês.
O novo centro, além de atender toda a rede de
concessionárias Renault espalhada pelo País (atualmente composta por 275 pontos
de vendas, mas que deve continuar se expandindo), realizará também as
exportações de peças e componentes para o México, Argentina, Chile,
América Central, Colômbia, Venezuela, Uruguai, Paraguai, Peru, África do Sul e
França. Ao todo, a Renault opera hoje com aproximadamente 20 mil itens
estocados.
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