quarta-feira, 30 de abril de 2014

Augusto Farfus abre terceira temporada como piloto do DTM neste fim de semana em Hockenheim


Vai começar a temporada 2014 do DTM, o Campeonato Alemão de Turismo, um dos mais prestigiados e competitivos certames do automobilismo mundial. Único brasileiro do grid e vice-campeão em 2013, Augusto Farfus aguarda com expectativa a primeira etapa do ano, que será disputada neste fim de semana (3 e 4 de maio) no tradicional circuito de Hockenheim, onde o piloto venceu a prova de abertura da temporada passada. Ansioso para voltar a correr, o piloto do Team RBM tem os pés no chão, mas confia no potencial da BMW depois do bom trabalho realizado ao longo da pré-temporada em Hungaroring e na mesma Hockenheim com a nova BMW M4 DTM, sucessora da M3.Augusto abre sua terceira temporada como piloto do DTM credenciado pela ótima campanha realizada em 2013, quando venceu três corridas e brigou pelo título até a penúltima prova, ficando só atrás do campeão Mike Rockenfeller.

A temporada 2014 será especial para o DTM porque a categoria completa 30 anos e está consolidada como uma das principais do automobilismo mundial. Para o campeonato deste ano, a organização do certame providenciou várias mudanças no regulamento, e isso deve proporcionar, na visão de Augusto Farfus, a temporada mais apertada e difícil da história.Durante as corridas, o número de pit-stops obrigatórios foi reduzido de dois para um, sendo que os pilotos não poderão realizar suas respectivas paradas no primeiro terço da corrida ou no período em que o safety-car estiver na pista. Além disso, foi estabelecido um novo limite para uso dos pneus option (macios) da fornecedora sul-coreana Hankook, que só poderão ser utilizados em até 50% da prova.

Uma das novidades para 2014 é a adoção do lastro: o piloto vencedor e todos os pilotos da fábrica vencedora que terminarem no rol dos dez primeiros serão obrigados a carregar um peso extra de 5 kg na próxima corrida. Os pilotos da fábrica vencedora que ficarem de fora do top-10 terão de carregar um lastro de 2,5 kg. Por outro lado, os pilotos da segunda melhor montadora ficarão com o mesmo peso na próxima corrida, ao passo que os representantes da terceira melhor fábrica vão perder 2,5 kg se estiverem dentro do top-10, ou perderão 5 kg, caso estejam abaixo deste grupo dos dez primeiros.

O sistema de classificação mudou e agora seguirá o padrão adotado pela F1, com três segmentos, ao invés dos quatro adotados até 2013. O Q1 terá 13 minutos, e os cinco pilotos mais lentos serão eliminados. Já o Q2 terá 11 minutos, sendo que os oito mais rápidos vão disputar a pole-position no Q3, também com 11 minutos. Além disso, os competidores terão a chance de usar a asa móvel (DRS) durante toda a corrida, inclusive nas voltas finais.


As atividades de pista no circuito alemão começam na sexta-feira com a execução do shakedown. No sábado, está prevista a realização de um treino livre de 90 minutos e da sessão classificatória que definirá o grid de largada. E no domingo, os 23 pilotos do grid vão encarar a primeira corrida do ano, que terá 42 voltas previstas no circuito de 4.574 metros. A prova terá transmissão ao vivo e em HD pelo canal por assinatura BandSports.

Augusto Farfus:
Expectativa para a temporada:
"Estamos começando a temporada com a M4, que é um carro totalmente novo. Trabalhamos no seu desenvolvimento e procuramos minimizar os problemas ao longo da pré-temporada, e a BMW foi excepcional, já que o carro se comportou muito bem nos testes de inverno, foi muito rápido e confiável. Mas ainda é muito cedo para fazer qualquer previsão sobre como será a prova em Hockenheim e o campeonato como um todo. Vamos confiantes para este fim de semana e com uma expectativa positiva, mas com os pés no chão, já que o DTM sempre é um campeonato disputado e será ainda mais neste ano."



DTM, etapa 1, Hockenheim (horários de Brasília):

Sexta-feira, 2 de maio:
12h40 às 13h15 - Shakedown

Sábado, 3 de maio:
5h05 às 6h35 - Treino livre
11h25 às 12h15 - Classificação

Domingo, 4 de maio:
8h30 - Corrida

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