A Volkswagen apresenta o up! equipado com transmissão
I-Motion, primeiro modelo do Brasil com motor 1.0l a oferecer câmbio
automatizado. O up! I-Motion também se torna o veículo mais acessível do País
equipado com câmbio de operação automática.
A transmissão é oferecida a partir da versão move up!,
que com o recurso tem preço sugerido de R$ 30.990. Com a chegada desse câmbio,
combinada à oferta de carroceria de duas portas (disponível para as versões
take up! e move up!), a linha do up! vem a atender de forma ainda mais completa
as necessidades do consumidor.Totalmente novo, o câmbio I-Motion que equipa o
up! é denominadoe foi desenvolvido com os objetivos de proporcionar
maior conforto, precisão de respostas, eficiência (inclusive colaborando para a
redução no consumo de combustível), baixo peso e manter o elevado padrão de
manutenção e durabilidade Volkswagen.
Novo câmbio I-Motion
Com peso de aproximadamente 30 kg e capacidade de torque
de 120 Nm, o novo câmbio é um dos mais leves e compactos automatizados já
construídos.Um dos aspectos que diferenciam o câmbio é a utilização de
atuadores eletromecânicos para a operação de acolamento e desacoplamento da
embreagem e a troca de marchas. Isso ajuda a reduzir o peso e o tamanho do
conjunto.Os atuadores são montados diretamente na caixa de câmbio e estão
divididos basicamente em dois grupos: o mecanismo de mudança de marchas e a
unidade que regula a abertura e o fechamento da embreagem.
O mecanismo de mudança é composto por dois motores
elétricos independentes: um para a seleção e outro para a troca de marchas.
Eles, respectivamente, acionam a árvore para seleção de marchas, na qual é
localizado o dedo seletor – o responsável pela ativação da marcha selecionada.Para
reduzir o consumo de energia, esses motores elétricos só são energizados quando
em utilização. Quando a marcha está selecionada, é interrompida a alimentação
desses motores.
A unidade reguladora da embreagem é operada por outro
motor elétrico. Com a aplicação de uma mola de compensação (que compensa a
força contrária realizada pela mola do platô da embreagem), consegue-se a
abertura e o fechamento controlado da embreagem com um motor elétrico
relativamente pequeno e leve, garantindo a suavidade de operação e o conforto
por meio de um sistema compacto e robusto.O motor elétrico do regulador da embreagem
também só recebe energia quando em funcionamento – com a embreagem fechada, sua
alimentação é interrompida, reduzindo o consumo.
Graças ao uso de sensores de posição nos três motores
elétricos e de um sensor suplementar separado que detecta a velocidade de
rotação da árvore primária, o câmbio fica sob monitoramento constante pela
unidade de controle da transmissão (TCU), permitindo ser comandado de forma
rápida, dinâmica e precisa.Por meio da nova alavanca sem cabos (“shift by
wire”) no console o motorista seleciona “D”, “M”, “N”, “R. No modo automático
“D”, a caixa seleciona os pontos de troca que melhor atendam critérios de
economia de combustível, conforto e segurança.
O software de gerenciamento da transmissão foi feito em
parceria com a Porsche, sendo que os mapas foram elaborados a partir dos dados
de eficiência do motor e das vias urbanas, estando adaptadas às necessidades do
consumidor brasileiro.Se necessário, a qualquer momento, é possível trocar a
marcha escolhida pela TCU manualmente, por meio da alavanca, movendo-a no
sentido longitudinal (para a frente e para trás). Ou seja, apesar de estar
rodando em modo automático, a TCU sempre dá prioridade ao desejo do motorista.
Após algum tempo, dependendo das condições de rodagem, o sistema volta
automaticamente a gerenciar em modo “D”.
Caso o motorista precise de mais esportividade, pode
selecionar o modo “M” e trocar de marchas manualmente de forma definitiva.
Nesse caso, a interferência da TCU ocorre somente em caso de segurança.
A
unidade de controle da transmissão (TCU) também permanece em conexão direta com
os controles eletrônicos do motor e do freio, por meio de rede CAN. As trocas
de marchas são feitas baseadas no modo de condução do motorista e na posição do
pedal do acelerador.Essa unidade de controle está posicionada separadamente da
caixa de câmbio e protegida de água, calor e vibração.As relações de marchas
são específicas da caixa SQ100 e diferentes das do câmbio MQ200, que equipa a
versão manual do up!. Foram implementados degraus menores entre as marchas
iniciais, de forma a melhorar as trocas em baixas velocidades e aumentar ainda
mais o conforto.
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